E hoje tem cinema brasileiro no 'Black Dog' onde trago o filme nacional 'O Homem que Copiava' que foi lançado no dia 13 de Junho de 2003 sendo dirigido e roteirizado por Jorge Furtado. No elenco temos Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Júlio Andrade, dentre outros.
O longa conta a história de André, um jovem de 19 anos que trabalha tirando cópias numa papelaria e como qualquer jovem (a maioria) fica babando por Marinês, uma garota que trabalha com ele. André mora com a mãe e vive 'namorando' a vizinha pelo binóculo que fica no seu quarto que a janela da pro quarto dela, ela se chama Silvia e trabalha numa loja que vende roupas e muito tímido ele decide um dia ir com a desculpa de comprar uma peça pra sua mãe, só que custava 38 reais (muito dinheiro pra época) e ele não tinha, mas sempre passava lá com a desculpa de comprar a tal peça, mas sempre o dinheiro era bem curto. Um dia uma copiadora colorida chega na papelaria e André tem uma 'grande ideia': fazer cópias de notas de cinquenta reais pra ver se sua vida mudava (pra melhor).
Já ouvi falar muito do filme, porém só na noite de ontem eu decidi dar uma chance para 'O Homem que Copiava' que conta a história de André, um jovem que mora com a mãe e sempre fica de olho na vizinha 'gatinha e fofinha' chamada Silvia, mas ele é muito tímido pra ter uma conversa com ela então ele põe na cabeça que vai comprar uma camisola pra mãe na loja que a garota mora, mas não tem dinheiro. Ele tem um amigo traficante e depois conhece um amigo da Marinês que na verdade só quer dormir com ela e banca o 'rico', mas na verdade não tem dinheiro nenhum. Com planos de mudar de vida de forma rápida, André decide apelar tirando cópias de notas de cinquenta reais pra ver se a vida deslancha de vez, será que ele consegue?
Primeiramente o longa é bem pessoal de André que conversa com o telespectador e isso é realmente muito interessante, pois o personagem passa o que está sentindo pra gente e logo já sacamos que o homem é ruim de grana e é um sonhador. Ele gosta de Marinês (Luana Piovani, não preciso falar mais nada né?) que trabalha com ele, mas ela só quer sair com homens que tem dinheiro, então ele deixa isso de lado e foca na doce Silvia (Leandra Leal, que pra falar a verdade eu 'focaria' nela também, a Luana Piovani está espetacular neste filme, mas meu estilo de garota é como a doce Silvia), mas não vamos fugir do foco aqui! A história do longa que dura 123 minutos não é tão elaborada, porém é muito legal e interessante de assistir e conferir, não existem (e nem vi) grandes ideias no roteiro e muitas coisas que acontecem no longa como 'solucionar situações' é, de fato, bem simples pra história. Os personagens são bacanas focando no quarteto depois que eles se unem.
'O Homem que Copiava' está mais que indicado, é um longa que vai completar dezessete anos de idade e é interessante e até mesmo curioso ver o Brasil 'naquela época' onde o salário mínimo era 300 e poucos reais e no mercado (logo no início do filme), André vai ao mercado com onze reais e consegue comprar muitas coisas (claro, ainda lhe falta dinheiro na cena, mas isso é só uma observação). Claro que se eu conhecesse o longa antes e soubesse que realmente era algo interessante com uma história muito boa eu assistira antes e traria pra vocês aqui com mais rapidez, mas é bacana ir descobrindo filmes que ás vezes você ouve falar e não sabe se é bom e quando vê se surpreende. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Homem que Copiava' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme e é como eu disse: a história contada é legal e interessante, faltou um pouco de criatividade em algumas situações que foram 'simples' (mas creio que se inventassem muita coisa o longa sairia de sua órbita então deixamos assim, ok?) e os personagens são bacanas que ajuda muito no desenrolar do filme. O que não gostei muito foi do personagem André sempre vendo a Silvia e nunca se abrindo ou falando algo a mais pra ela e isso ás vezes me irritou com seu jeito tímido (até demais, eu sou tímido e não sou assim) e de uma maneira lenta e calma de falar, mas é do personagem e claro que entendo isso. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'O Homem que Copiava'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário