sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Vida Invisível

                                     

 'A Vida Invisível' é um longa nacional de grande prestígio por ser distribuído pela 'Sony' onde, se não me engano, não vi nenhum longa nacional com essa grande empresa por trás. Ele participou do Festival de Cannes e teve sua estreia no dia 21 de Novembro de 2019 sendo dirigido por Karim Ainouz. No elenco temos Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, António Fonseca, Bárbara Rodrigues Santos, Cristina Pereira, Maria Manoella, dentre outros.

 O longa se passa na década de 50 onde existem duas irmãs inseparáveis, filhas de portugueses que moram no Brasil, Rio de Janeiro: Eurídice e Guida Gusmão, essa que conhece um grego e decide sair de casa apenas deixando uma carta de despedida. Sua irmã pianista conhece um homem um tempo depois e vai morar com ele engravidando e tendo uma família enquanto Guida volta grávida para a casa dos pais onde Manuel, o patriarca, não a aceita e a expulsa. Ela então vai viver como da com uma amiga e não querendo ter o filho enquanto escreve cartas pra irmã onde sua mãe disse que estava na Áustria com sua carreira de pianista, mas não, ela não saiu do país e mora mais perto do que ela imagina.


 Muito complicado pra mim falar sobre o longa, mas vou fazer o meu melhor e depois dar as considerações finais e as minhas considerações ok? Aí você leitor segue o seu instinto pra assistir, ou não, tal obra. 'A Vida Invisível' realmente é um grande filme que tem a cara do Brasil e até mesmo parece uma novela de tão longo tendo 149 minutos de duração, mas não é pra menos, pois a história é grande e acontecem muitas coisas no decorrer do caminho. 
 O foco realmente é as duas irmãs que começam jovens, morando na casa dos pais onde Eurídice é a mais comportada e que toca piano enquanto Guida é a mais 'atirada' que sai de noite escondida dos pais onde a irmã acoberta até chegar o dia que ela decide viajar e ver o mundo ao lado de seu amor, um homem da Grécia deixando apenas uma carta de despedida pra trás. A vida segue, sua irmã conhece um homem, se casa e depois se engravida (contra a própria vontade), e com o tempo Guida retorna, mas é rejeitada pelo pai por ter um filho em sua barriga onde não tem pai e ela sai de casa sendo expulsa indo viver a vida como consegue e podia, mas nunca se esquecendo da irmã onde ela escrevia muitas cartas, mas detalhe, nenhuma tinha resposta, e a vida segue com o tempo passando.
 Realmente o longa tem uma qualidade bem superior, é um longa nacional, mas pode-se dizer (bem babaca de falar isso, mas você entenderá) que tem 'qualidade de filme internacional'. A história é bem contada, a fotografia é bacana e no decorrer do longa acontecem muitas coisas que faz os personagens sofrerem e se alegrarem. Eu gostei desse olhar, com um olhar maios 'crítico' da pra dizer que o longa é bonito, bem trabalhado, tiveram um grande esforço pra conseguir trazer esse material e chegar até o resultado final da obra se diferenciando de muitos filmes nacionais que existem por aí onde 'A Vida Invisível' se mostra ser algo superior e acredito que muitos vão concordar comigo.
 Se você gostou da história (sinopse) e sentiu vontade de assistir, se te interessou, eu recomendo. Se você gosta de filmes dos anos 50 e tem essas evoluções e o passar dos anos, filme de drama e todo o contexto que 'A Vida Invisível' oferece, assista! Porém eu não gostei. Claro, elogiei muito o longa e realmente admito que ele é bonito e foi bem trabalhado, mas eu não me identifico com histórias dos anos 50 do Brasil e esse tipo de coisa, não me entreteu esses detalhes do passado, a vida das irmãs e a troca de cartas. O final do filme até que foi atraente (e será pra todos), mas pra mim eu não vi muita graça no longa por um ponto pessoal apenas, pois como eu disse, é bonito e bem trabalhado só que não foi pro 'meu paladar'. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Vida Invisível' como um 'bom' (três estrelas) filme, poderia ser mais se eu gostasse da história, mas mesmo assim mesclei a atuação, trabalho e reconhecimento da obra com o que ele trouxe pra mim e achei justo essa classificação. Claro, se você gosta desse tipo de filme, desse estilo, o longa vai lhe agradar muito e sua expectativa será muito maior e você pode comentar aqui embaixo o que achou e dar até uma nota pra ele ok? Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você,
leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'A Vida Invisível'. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário