quinta-feira, 24 de setembro de 2020

E Aí... Comeu?

                                    

 Fazia um bom tempo que eu não trazia um longa nacional pra vocês, mas hoje estou trazendo um dos melhores e vou te contar os motivos de 'E aí... Comeu?' ser um longa tão bacana pra curtir se você ainda não viu ou pra rever se você já viu, como foi o meu caso que o assisti novamente ontem pra trazer pra cá. Estreando no dia 20 de Junho de 2012 o longa 'E aí... Comeu?' foi dirigido por Felipe Joffyli e roteirizado por Lusa Silvestre e Marcelo Rubens Paiva. No elenco temos Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira, Emílio Orciollo Netto, José de Abreu, Laura Neiva, Dira Paes, Tainá Muller, Murilo Benício, Seu Jorge, Juliana Schalch, dentre muitos outros.

 O longa conta a história de três amigos diferentes: Fernando acabou de se separar do amor de sua vida e vive pensando nela mesmo ela tocando sua vida até uma garota 'muito nova' aparecer em sua vida. Tem o Honório que é casado e tem duas filhas, mas como ele sai sempre com os amigos, sua mulher Leila também se sente no direito de sair e como ele fala muitas asneiras com os amigos e vê as mulheres do bar ele também acha que ela faz o mesmo e pior, o trai. E por último temos o Afonso (ou Afonsinho) que é um riquinho que não trabalha como os outros, porém está escrevendo um livro e gasta muito dinheiro saindo com garotas de programa e indo pra bordéis e acaba se apaixonando por uma garota de programa. Eles se unindo filosofam sobre o mundo 'do homem' e se abrem um com o outro, mas sempre tem aquelas conversas 'sem vergonha' sobre mulheres (bem machistas mesmo, sobre sexo, que mulher é isso e aquilo e masturbação) e dividem tudo com o garçom que diz ser o pegador do bar inteiro, ele tem fama e os amigos acreditam.

 


 Me lembro de ter assistido a este filme logo na estreia (do DVD) e pra falar a verdade eu não gostei nem um pouco dele, porém o mesmo 'caiu no esquecimento', pois depois fui vendo outros filmes, mais filmes nacionais e esqueci dele até me lembrar há algumas semanas atrás e decidir assistir novamente depois de oito anos pra conferir novamente... E não é que eu gostei mais do longa!
 'E aí... Comeu?' é um dos filmes mais 'abrasileirados' que eu já vi, pois, claro, existem esses tipos de pessoas em outros países, mas não sei, o estilo dos personagens, cada um com seus problemas e sempre se encontrando no bar pra uma situação ou pra tentar resolver o problema do outro ou dar um 'pítaco' eu acredito que acontece muito mais por aqui. 'E aí... Comeu?' aborda muito o 'mundo masculino' ou 'mundo machista' (chame como quiser), pois ele realmente é e uma prova disso são algumas amigas que costumam frequentar o bar também e quando vê eles falando muito besteiras sobre mulheres (morenas são melhores nisso, loiras naquilo, ruivas nisto, asiáticas tem aquilo...)  elas saem de perto. 
 O longa tem 104 minutos, mas realmente passa voando, pois são três histórias bem opostas (claro, não são grandes histórias, mas situações diferentes onde cada um dos amigos passam) que dão muita dinâmica no filme, pois quando o longa foca em um personagem por uns dez minutos a coisa muda de figura quando centra em outro e a única coisa em comum, e bem divertida, são quando eles se encontram novamente no bar pra conversar, falar dos problemas ou pedir algum auxílio.
 O filme não tem uma comédia muito grande, mas ele sim chega a ser engraçado em alguns momentos contando uma história bem interessante sobre o trio de amigos e outros personagens que atravessam em seus caminhos. Acredito que muitos fãs de filmes nacionais irão gostar muito de 'E aí... Comeu?', que apenas tem um problema pra quem não gosta muito de palavrões, conversas sobre sexo e até mesmo 'machismo' presente no longa que pode incomodar algumas pessoas ou talvez algumas mulheres, mas pelo nome com duplo sentido do longa já da pra ver que vem 'besteira' por aí, então assisti quem agradar mesmo.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'E aí... Comeu?' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois o longa tem uma história bem dinâmica e com muitas situações onde chegamos a nos aproximar dos personagens e até 'sentimos uma falta' quando o longa termina. Só pra constar (é importante) que o longa tem muitas piadas e conversas sobre sexo, porém não tem nenhuma cena explícita ou algum seio aparecendo na tela, realmente nada disso o que até me impressionou. 
 Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o longa nacional 'E Aí... Comeu?'.



Um comentário: