sábado, 11 de janeiro de 2020

A Cidade do Horror (The Amityville Horror)


 'A Cidade do Horror' (título original: 'The Amityville Horror') é um longa de Stuart Rosenberg sendo o primeiro filme sobre a história macabra de Amityville (irei explicar mais pra frente) onde depois vieram muitos, mas muitos outros (alguns bons, alguns ruins e outros que viajaram muito pra só levar o nome 'Amityville' e crescer em cima) e este estreou no dia 27 de Julho de 1979 (estamos falando de um clássico aqui) e no elenco temos James Brolin, Margot Kidder, Rod Steiger, Don Stroud, Murray Hamilton, dentre outros.
 O longa conta a história que realmente aconteceu em Amityville onde o pai da família com três crianças e a esposa ouvia vozes estranhas na casa e um dia acordou ás 03:15 da manhã e assassinou todos que estavam dormindo com tiros de espingarda. O filme aqui se passa um ano depois desse 'incidente' onde o casal com três filhos (coincidência) se muda pra casa que está muito barata pelo acontecimento trágico e como eles acabaram de casar e precisa de um lugar pra ficar e não tem muito dinheiro acaba comprando-a por U$ 80.000,00 (um preço muito baixo pelo casarão), mas não demora muito pro pai da família começar a ser afetado por coisas estranhas e se comportar de maneira esquisita demonstrando as mesmas características do homem que lá morou e matou toda sua família. Todos estão em perigo.


 'O caso Amityville' é um dos mais conhecidos do gênero terror onde muitos filmes se baseiam na história real e se pararmos pra pensar foi algo muito macabro que aconteceu. Uma curiosidade aqui é que até o casal de paranormais Warren (do filme 'Invocação do Mal') tiveram contato com esse caso e está registrado no livro deles, mas não creio que um dia teremos um longa baseado em Amityville, pois já existem muitos filmes contando inúmeras histórias sobre esse 'evento desagradável' e no início do segundo filme de 'Invocação do Mal' temos o casal Warren na tal casa.
 Voltando pra 'A Cidade do Horror' que foi derivada de um livro que foi baseado nos fatos reais o longa é bem interessante e acredito que na época dos anos 80 muitas pessoas foram conferir o filme nos cinemas e se assustaram demais com algumas cenas e situações presentes no filme. O longa em si não tem sustos reais, pois na época era muito precário e se existisse algum 'monstro' (que na verdade não tem) iria ser uma pessoa fantasiada, pois tecnologia não tínhamos, mas existem algumas cenas bacanas e o som ajuda demais a aumentar o clima tenso do filme.
 É a primeira vez que assisti esse original que é o 'raiz' mesmo, porém vi muitas coisas a mais do que alguns 'remakes' e considerei este ainda melhor que os filmes atuais que tratam do caso. Mesmo com a situação precária eles trabalharam muito bem em algumas cenas e alguns efeitos. Claro, como hoje a tecnologia evoluiu num nível absurdo da pra criar coisas novas e talvez você que tenha muito medo assista a este filme e diga que 'nem da medo e não gostou' (só uma observação, não quer dizer que um bom filme de terror tem que fazer você ter quase uma parada cardíaca de medo, o que conta é a história e as situações, pois algumas das vezes o filme aborda o terror, mas não acaba dando muita ênfase ao gênero e isso se aplica para a comédia, drama e outros gênero então não seja um babaca ao pensar assim combinado?) e é verdade sobre o 'medo' pois aqui era tudo precário, mas temos que levar em consideração que estamos falando de um filme de 1979 onde nem eu tinha nascido. 
 Bom, eu achei o filme interessante e legal, não li o livro sobre, mas creio que muitas coisas de lá foram aplicadas nessa história onde muitos 'remakes' deixaram de fora. Com um toque de nostalgia e vindo do fundo do baú dos clássicos o espaço 'Black Dog' classifica 'A Cidade do Horror' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme onde indico pra todos que gostam da história envolvendo este caso tão famoso de Amityville pra assistir! Confira abaixo dois vídeos sobre o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário