sábado, 10 de agosto de 2019

Homem-Aranha 3


 E hoje vou mexer no 'fundo do baú' pra falar sobre um filme nostálgico e os 'problemas' que a primeira franquia real do 'Homem Aranha' sofreu, mas primeiro vamos focar no terceiro e último filme da franquia de Tobey Maguire e depois contar o resto, tudo bem? 'Homem-Aranha 3' (título original: 'Spider-Man 3') estreou no dia 4 de Maio de 2007 sendo dirigido por Sam Raimi que esteve envolvido no projeto 'Evil Dead' (o começo, lá na década de 80) e é muito amigo do grande ator Bruce Campbell que eu gosto muito e fez pontas nos três filmes do Homem-Aranha construindo algo 'novo', mas chegarei a falar mais sobre isso mais pra frente. Roteirizado por Sam Raimi, Alvin Sargent e Ivan Raimi temos no elenco Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace, Bryce Dallas Howard, James Cromwell, J. K. Simmons, Rosemary Harris, dentre muitos outros.
 O longa continua a história do herói aracnídeo em que todos amam e ele vai evoluindo na sua vida 'privada' sendo Peter Parker enfrentando alguns problemas como a carreira de Mary Jane que não anda muito feliz e outras coisas que vão aparecendo. Porém o grande problema é que um meteoro cai na terra e uma espécie alienígena de cor negra sai dela atrás de um hospedeiro cruzando o caminho de Peter Parker que acaba sedendo e consegue ter outra visão sobre tudo e se tornando uma pessoa rebelde. Ainda não contamos sobre o vilão Homem Areia e Harry Osborn que também vai dar as caras nesse mesclado que é o terceiro longa da primeira franquia do aranha.


 Antes de tudo eu quero abrir um 'parentes' aqui, pois 'Homem-Aranha 3' é um filme muito especial pra minha vida, pois ele estreou no ano de 2007 que foi um dos mais felizes pra mim, pois eu tinha amigos de verdade cursando o último ano do ensino fundamental e fui assistir o filme no cinema graças á escola (e pelos meus amigos), pois eu e eles tivemos a ideia de ir falar com a diretora pra levar a escola em peso pro cinema pra ver o filme e pra alegria de todos conseguimos e foi mágico, não só ver o filme, mas estar com os meus amigos que eu amava tanto. Não sei se os leitores sabem, mas hoje tenho depressão por não ter amigos, por motivos particulares e muito bobos no ano seguinte eu 'me desliguei' deles e não consegui encontrar mais um pessoal assim e me entristeço muito sobre isso. Mas claro, sei que tem outras pessoas boas e tão legais quanto e estou á procura seguindo a vida, tendo e cuidando do 'Black Dog', dos meus animais que amo muito e me tratando da depressão que me perturba até hoje. 

 O ano era 2007 e o 'UCM' não existia, mas na época tudo, eu disse 'TUDO' era focado nos filmes do 'Homem-Aranha' que era um sucesso, pois tinha os filmes do 'X-Men' que também estavam no mesmo caminho, mas nada era tão grande e tão fenomenal quanto o 'Homem-Aranha' pois não tinha um que não gostava. A franquia começou com o pé direito trazendo o ator Tobey Maguire que foi perfeito pra interpretar Peter Parker, um jovem muito estudioso, nada popular, não tinha amigos e tinha um 'jeito bobo' e que gostava de uma das alunas mais lindas do colégio: a ruiva e incrível Mary Jane. Estava tudo nos trilhos, estreou o segundo filme onde o vilão era o Dr. Octopus (o primeiro era o Duende Verde) que até hoje o pessoal considera o melhor filme do herói aracnídeo e depois com toda fama veio 'Homem-Aranha 3'.
 Eu consigo me lembrar quase nitidamente como se fosse hoje, pois a campanha de marketing em cima do filme era incrível, pois em todos comerciais era exibido um trecho do trailer, lanchonetes davam brindes sobre o herói, nos salgadinhos vinha o chaveiro baseado no herói e tinha figurinhas no chiclete... Enfim, tudo era 'Homem-Aranha 3' e uma grande parcela de pessoas foram conferir o filme no cinema sendo um sucesso de bilheteria (vamos parar a história por aqui e ir pra crítica e depois eu retorno com a história e o motivo que não tivemos um 'Homem-Aranha 4'.)
 Muitos assistiram e 'torceram o nariz' pro material do filme, mas teve outros que gostaram como eu, mas uma coisa todos concordam: o filme é uma grande 'mistureba' que deu origem a história meio estranha, cheia de acontecimentos e situações e que não conseguiu focar em tudo direito nas apresentações de situações do filme (o primeiro 'tropeço' pro fim da franquia). Na época o que mais chamou a atenção foi a aparição do 'Venom' como vilão, pois todos sabem que ele é o maior vilão do aranha, mas, usando ele mesmo como exemplo, o filme não conseguiu focar no vilão direito dando seus devidos méritos e ainda apareceu de uma maneira 'horrível' sendo um traje negro pro próprio herói mudando sua personalidade (como assim?), mas claro, ele deu as caras 'lembrando muito de longe' o grande 'Venom' dos quadrinhos que conhecemos, mas era muito menor e menos 'terrível' sendo rebaixado para um 'Venom do Paraguay' e acredito que o maior erro do filme foi este: não apresentar esse vilão de respeito como deveria e era obrigação!
 Com todas as outras coisas que aconteceram e entupiram o roteiro dentro de 139 minutos de duração tivemos muito dinamismo, muitas situações, uma história enorme e bem movimentada, porém muito confusa como a sinopse que dei acima. O filme em si não é ruim, pra mim está longe disso, mas poderiam até mesmo separar em duas partes pra clarear as coisas, mas não deu e os planos da 'Sony' eram esses e até mesmo Sam Raimi ficou perdido em toda produção e roteiro, pois muitas coisas eram movimentadas e tiveram inúmeras regravações e adições de personagens como a Gwen Stacy que tudo ficou confuso e os olhos grandes na bilheteria que era certa, pois a franquia estava indo muito bem, decidiram lançar assim: com muitos acontecimentos e personagens. O espaço 'Black Dog' classifica 'Homem-Aranha 3' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme mesmo com tantas ideias mirabolantes que o filme abordou e infelizmente foi o 'tiro no pé' pra franquia desde seu modo de produção. Mas eu gostei, na época eu só pensava no filme e tudo era muito mágico e ontem eu re assisti e foi muito gostoso relembrar a Nostalgia do 'Homem-Aranha' de Tobey Maguire. Como dito, o longa não foi muito bem nas críticas, levou uma legião de pessoas pro cinema, mas muitas não gostaram dessa 'confusão' na história com tantos personagens e um sinal verde para o quarto filme foi acessa, mas porque 'diacho' não aconteceu? Você saberá abaixo, mas fique tranquilo que não terá 'spoilers' sobre o terceiro filme, mas terá algumas informações sobre 'Homem-Aranha 4' que não existiu.


 Continuando a história. 'Homem-Aranha 3' não foi um 'fiasco', mas sim um filme 'complicado', pois a 'Sony' tinha grandes ideias pra essa grande franquia do herói mais amado da década e que estava realmente com tudo! Primeiramente o longa traria o vilão Abutre (que foi o primeiro vilão do 'Homem-Aranha' de Tom Holland), mas eles pensaram que o público não iria gostar desse vilão e decidiram dar um basta na trilogia do 'Duende Verde' no terceiro filme e foi isso que ocorreu (e com todas essas mudanças que vou listar eles alteravam o roteiro) e Sam Raimi acabava aceitando. Depois eles decidiram colocar um vilão de respeito e tinham que adicionar o Venom em algum lugar e ai já começou a virar bagunça, pois ao meu ver poderiam colocar o Abutre e o 'New Goblin' que ficaria bem bacana, mas eles queriam dar 'mais massa' ao filme e tinha que ter o Venom.
 Bom, o longa não foi muito bem e tal, mas mesmo assim decidiram dar um sinal verde para um quarto filme que sofreu muito. A ideia era, dessa vez, trazer alguns vilões que não tem muito 'mérito' no universo aracnídeo logo no início os mostrando sendo derrotados pelo aranha. A ideia era continuar com a ideia do Venom que retornaria para o quarto filme, mas as coisas não terminariam ai. Você lembra que eu disse que o diretor esteve envolvido nos projetos 'Evil Dead' (o começo da franquia que por aqui era chamado de 'Uma Noite Alucinante' e teve três filmes) e ele era (é) bem 'parça' do ator Bruce Campbell que era o ator chave desses filmes? Então, ele teve uma participação especial em cada filme dessa franquia do aranha em que nem os fãs do ator (como eu) percebeu, porém algo estava sendo construído, pois no quarto filme iria ser revelado o vilão 'Mystério' (sim, este de 'Homem Aranha: Longe de Casa') e ele iria se rebelar no quarto filme, mas não acabamos por aí, pois quem iria dar as caras no quarto filme também seria a 'Gata Negra' que depois iria descobrir que era a filha do vilão Abutre e ela queria vingança mudando sua identidade no quinto filme da franquia querendo vingança contra Peter Parker... Ufa! 
 Com tudo falado acima você deve estar pensando 'mas que coisa maluca com tantos personagens e...' Sim, nem precisa terminar, pois o quarto filme seria também uma confusão de personagens e vilões saindo á torto e direita e não sei ainda o motivo da pressa da 'Sony' e 'Marvel' querer 'soltar' tantos vilões num só filme! Esse 'Homem-Aranha 4' seria uma bagunça sem igual e acredite: existe o roteiro disso daí (não sei se ele está finalizado, mas existe). Mesmo com essa 'bagunça', Sam Raimi prometeu entregar o melhor filme do herói aracnídeo de todos os tempos se redimindo com o terceiro que a galera não gostou muito, mas ele não teve essa oportunidade. O homem esteve envolvido, mas depois de um tempo houve a grande 'greve dos roteiristas' nos Estados Unidos que acabou comprometendo (e muito) o roteiro de 'Homem-Aranha 4' que passou na mão de pelo menos quatro roteiristas diferentes onde cada um colocava um pouco de sua ideia e o mesmo estava virando um Frankstein. Com um roteiro muito bagunçado, a greve dos roteiristas e a confusão do rumo da franquia e ainda mais: Tobey Maguire pedindo uma bagatela de 50 milhões de dólares pra rodar o filme eles pensaram em três hipóteses: vamos rodar 'Homem-Aranha 4' assim mesmo, ou, vamos rodar 'Homem-Aranha 4' e 'Homem-Aranha 5' dividindo esse 'roteiro Frankstein', ou a terceira opção que foi a mais aceitável: vamos realizar um 'reboot' e recomeçar a franquia com tudo novo.
 E foi isso que aconteceu: no meio de um roteiro imenso cheio de vilões e 'ideias que não conversavam entre si' a franquia 'Homem-Aranha' caiu em terra, mas todos saíram de cabeça erguida e não tiveram problemas com a 'Sony' e nem com a 'Marvel' (diferente do ator Andrew Garfield) e essa é a grande história e explicação sobre o fim de uma bela franquia que estava indo muito bem e eu adoraria (claro, com outro roteiro) ver mais filmes do Aranha e sua evolução com o Tobey e até mesmo introduzir ele no 'UCM' como um herói mais velho e experiente, mas agora as coisas são outras e Tom Holland como Peter Parker está nos trilhos corretos, mas demorará um tempo pro personagem evoluir até chegar no ponto em que o Peter Parker de 2007 estava. Antes de ir embora (ou ver outros filmes aqui no 'Black Dog') não esqueça de conferir a postagem de 'Homem Aranha: De Volta ao Lar' clicando aqui, 'Homem Aranha no Aranhaverso' uma grande animação do herói clicando aqui e a postagem especial do filme solo do 'vilão' Venom que também falei aqui então clique aqui e confira! Fique abaixo com três vídeos sobre o filme 'Homem-Aranha 3' o que fechou a franquia de Tobey Maguire.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário