domingo, 11 de agosto de 2019

Se Eu Ficar


 'Se Eu Ficar' (título original: 'If I Stay') é um longa baseado num livro do mesmo nome que contém 'drama' em sua essência que estreou no dia 4 de Setembro de 2014 sendo dirigido por R. J. Cutler e roteirizado por Shauna Cross em cima da obra de Gayle Forman. No elenco temos minha usa Chloe Grace Moretz, Jamie Blackley, Mireille Enos, Joshua Leonard, Liana Liberato, Aisha Hinds, Stacy Keach, dentre outros.
 O longa conta a história de Mia Hall que vive com sua família que tem relações muito fortes com a música onde, por exemplo, seu pai era baterista de uma banda, mas ela encontra o amor no violão celo e se aplica no instrumento desde bem jovem. Ela é uma garota bem comum na escola até ser reparada por Adam, um jovem roqueiro bem mais velho que ela onde eles começam a viver uma história de amor, porém algumas confusões no relacionamento começam a acontecer e pra piorar as coisas que saem do trilho de vez a garota e sua família (pais e irmão) sofrem um terrível acidente de carro onde sua alma consegue sair do corpo e ela fica no hospital sabendo sobre o que acontece e o que será de seu futuro se ela realmente sair do coma que está. 


 Eu já sabia da existência desse filme há muito tempo, mas decidi não assistir, pois filmes com histórias de amor entre jovens e com essa temática me entristecem demais (ainda mais com a minha carência atual que já está aqui há anos) e eu sempre o 'empurrei com a barriga' e prometi a mim mesmo que só o veria quando tivesse uma namorada (é sério, olha que ponto chegamos).
 Esse dia ainda não chegou e ontem eu 'chutei o balde' e decidi assistir ao filme e ver como era de fato, mesmo tendo a linda Chloe Grace Moretz que, pra mim, é uma das garotas mais lindas e tem um jeito incrível, além de ser muito fofa e adorável em todos os filmes que participa (o meu estilo de garota de fato). Chega de falar e vamos pra crítica, pois o longa me pegou com uma grande surpresa que eu não imaginava.
 Muitos dizem que filmes baseados em livros não são tão bons quanto os livros de fato e eu até concordo, pois o livro é absurdamente mais rico e no filme não caberia muita coisa, porém a grande maioria que eu assisti eu já sabia que viria algo muito bom pra ser apreciado e eu estava esperando muito isso do longa 'Se Eu Ficar', porém foi uma surpresa de eu não sentir essa qualidade que vi em outros filmes baseados em livros.
 Uma linda garota que tem uma família incrível e que se apaixona por um jovem bem mais velho que ela e essa história vai sendo contada e desenrolada em 'pedaços' enquanto a alma (ou espírito) da garota vai vagando pelo hospital vendo seu corpo lutar contra os terríveis ferimentos e os familiares e amigos de escola a visitando durante todo o processo. Tem uma lição de vida muito bonita onde 'o amor é maior que tudo' e se o mesmo for verdadeiro a gente larga até mesmo nosso próprio sonho pra viver com a pessoa ao nosso lado (olha que profundo e isso certamente não foi um 'spoiler'), mas realmente de bonito e atrativo só foi a lição mesmo.
 Eu não consegui absorver muito bem o que o filme 'Se Eu Ficar' tentou me passar. Existem muitos filmes de drama e eu esperava que esse drama fosse maior e mais presente, mas não, pois acredito que esses 'cortes' contando a história de lembranças que ela tinha com o namorado e família, de certa forma 'atrapalharam' a receita do gênero. Claro, o longa seria 'chato' se mostrasse isso no início (pois de forma cronológica aconteceu primeiro) e da metade do filme pra sempre a mostrasse apenas no hospital, então quiseram dar um dinamismo pra mostrar a história sendo construída dessa forma, porém as situações presentes não me agradou e eu não entendo o motivo. Claro, algumas sim como a da família reunida tocando na fogueira e algumas outras, mas os pensamentos de Adam tocando, algumas brigas que tinham e juntando com algumas cenas do hospital não me agradou. Não sei se foi a forma contada ou as situações quer escolheram ou a unção de tudo que aos meus olhos não ficou tão legal e muito menos tão 'dramática'. Aos meus olhos, 'Se Eu Ficar' deixou a desejar no quesito história e no missão de comover o público e assim o 'Black Dog' classifica 'Se Eu Ficar' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia) ficando bem no meio da avaliação, pois o longa não é de todo ruim, mas não consegue acelerar e peca na mesmice e na repetição. Os atores estavam ótimos, a atriz Chloe Grace Moretz estava absurdamente linda e fofa, mas eu não consegui enxergar o filme andar e com isso ele ganhou essa classificação. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário