terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Coringa: Delírio a Dois

                                                        

 E finalmente eu assisti no início dessa semana 'Coringa: Delírio a Dois', um filme que estava sendo alvo de muitas críticas, antes todos estavam esperando o melhor filme do ano pelo trailer apresentado, mas parece que um grande balde de água fria caiu em cima do pessoal, onde muitas poucas pessoas defendiam e conseguiam enxergar o longa por um outro lado. Por isso mesmo eu assisti com calma, prestando muita atenção e até mesmo analisando o que poderia melhorar e entender o contexto de toda obra, pois o primeiro filme foi perfeito! Porque esse seria 'tão' diferente?

 'Coringa: Delírio a Dois' estreou nos cinemas no dia 3 de Outubro de 2024 sendo dirigido e roteirizado por Todd Phillips que também trabalhou no primeiro onde aqui tivemos Bill Finger, Bob Kane, Bruce Timm, Jerry Robinson, Paul Dini e Scott Silver creditados no roteiro também. No elenco temos o retorno de Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Catherine Keener, Bill Smitrovich, Alfred Rubim Thompson, Harry Lawtey, dentre muitos outros.

 O longa conta a história de Arthur Fleck que está preso numa penitenciaria onde, ás vezes, é maltratado, pois lá não é um lugar pra ele, mas sim um sanatório com pessoas com distúrbios mentais como ele segundo uma mulher que o protege e aponta que ele não pode estar preso naquele lugar. Com isso, o caso de Arthur vai pro tribunal onde eles vão tentar interna-lo em um outra local onde podem cuidar dele. Enquanto isso, sua vida está péssima preso por lá, até ele fazer amizade com Harley, uma jovem mulher que contempla o Coringa e também diz que vai ajudá-lo.


 Eu já falei do primeiro filme aqui e o considerei como perfeito, pois Todd Phillips trabalhou muito bem no personagem, as situações, o sofrimento do personagem e sua ascensão que foi o Coringa que apareceu no final do filme e ele apontou inúmeras vezes que a história terminou ali e que não existia dar uma continuidade para aquela história. O problema é que o grande sucesso nas bilheterias fez com que a 'Warner' abrisse os olhos e obrigasse existir um segundo filme e Todd Phillips voltou atrás, Joaquin Phoenix aceitou e decidiram criar um musical e ainda chamar a Lady Gaga pra fortalecer essa nova unidade e ainda se apresentar como 'Harley' ou 'Arlequina' a companheira de Coringa, que aposta tudo nele e o obedece sempre e a ideia parecia ser legal, encaixava e o pessoal (como eu) ficou alucinada com o trailer até aparecer as primeiras críticas dizendo que 'Coringa: Delírio a Dois' não prestava.
 Realmente não entendi! Como iriam 'manchar' a marca 'Coringa' assim? De um filme beirando á perfeição a continuidade ser um desastre? Depois, nas redes sociais existiram muitas pessoas torcendo o nariz para o filme e quando saiu no 'streaming' (que foi onde assisti) as pessoas também não gostaram. Pra não ser injusto, teve um gringo que, de vez e nunca, fala comigo e acabou me dizendo que gostou do filme e eu assisti prestando muita atenção, pra tentar ver onde erraram, o motivo que erraram e se tem alguma coisa que se salva nesse filme.


 É muito complicado. 'Coringa: Delírio a Dois' pra mim (fique tranquilo, sem 'spoilers' aparentes) é um filme feito de mau jeito, onde deu pra ver claramente que Phillips que trabalhou tão bem no primeiro filme não quis ou não teve muita ideia no que fazer nessa sequência. Só lembrando que 'Coringa: Delírio a Dois' é tratado como um musical e tem muitas músicas que não atrapalham o filme (eu particularmente gosto de musicais), mas esse nem foi o ponto negativo de 'Coringa: Delírio a Dois', pois eu observei que os musicais (que são delírios na maioria das vezes) só estão ali pra 'tapar buraco', pois o grande 'climax' do filme (que muitos disseram ser horrível) foi as cenas do tribunal, onde o Arthur poderia ser transferido para um local pra ele ser tratado ou, se desse tudo errado, ele poderia ser condenado á pena de morte! Essa situação poderia tomar conta do filme, pois o destino do personagem estava nas mãos desse momento no tribunal, mas eles não tiveram muito peso e tirando o tribunal, quase nada acontece, pois aparece ele preso, ele tomando os medicamentos e algumas vezes levando uma surra dos guardas do local e o filme realmente se limita á isso e foi um terror!
 Deu pra ver que não existiu nenhuma criatividade envolvida, parecia que o longa iria engatar nos primeiros minutos, pois tudo que deu certo no primeiro longa estava no segundo como o personagem, a ambientação, todo o clima... Imagine comigo que tudo isso são ingredientes, mas que infelizmente eles não foram preparados pra criar um bolo e estão ali, como se estivessem jogados e que nada foi preparado de fato. Apostaram muito no tribunal que acontece depois do primeiro terço do filme, mas não tem impacto algum. 
 Ok, mas e a Arlequina? Jura? Por mim ela não fez peso algum pra participar do longa, pois ela que é interpretada pela Lady Gaga aparece poucas vezes, na maioria cantando ou conversando com o Arthur Fleck mostrando que venera o Coringa, mas fora isso ela não faz nada e quase ela se veste com os trajes da personagem, onde parece que ela vai aprontar algo, uma coisa acontece onde ela cai em si e deixa essa vida. Foi totalmente descartada e eu não entendi o que quiseram fazer aqui de fato! O primeiro filme começou com o Arthur Fleck e sua vida miseravel, ele observava as outras pessoas e depois caiu na real que ele sofria, e foi sofrendo mais e mais até cometer os primeiros assassinatos e evoluir até o Coringa que fez seu show no final do filme. Aqui não acontece nenhuma evolução: ele só reclama que pisaram nele como no primeiro filme, aí ele apanha, reclama mais, confia na Arlequina, acontecem outras pequenas coisas e o filme segue entre trancos e barrancos.
 Eu não consegui gostar de 'Coringa: Delírio a Dois', demorou pra mim digerir a obra e tentar perceber o que estavam querendo com o filme, mas parece que Phillips queria dar ênfase ao tribunal e trazer uns números de musicais ao decorrer do filme pra encher linguiça pra não ficarmos apenas no tribunal, mas até onde ele apostou (o tribunal), não foi entregue um bom resultado. O discurso do Coringa não teve muito peso como nada que nenhum personagem presente em 'Coringa: Delírio a Dois' conseguiu fazer. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Coringa: Delírio a Dois' como um filme 'mediano' (duas estrelas e meia) e acreditem que eu fui bonzinho, pois é complicado indicar este filma pra uma pessoa que se encantou com o primeiro e tem medo que seus sonhos sejam pisados depois de conferir o material que 'Coringa: Delírio a Dois' apresenta... É doloroso.
 Oi, antes de você conferir os trailers do filme aqui comentado eu quero agradecer muito sua visita aqui, se puder deixe um comentário logando na sua conta do Google e compartilhe a postagem em suas redes sociais pra mais pessoas saberem da existência desse espaço onde critico filmes desde 2018. Infelizmente eu não recebo nenhuma ajuda financeira pra continuar tocando esse projeto 'Black Dog' pra frente, então se você quiser ajudar, pode estar contribuindo com qualquer valor para CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com, é a minha chave pessoal, eu tenho gastos e qualquer ajuda será bem vinda! Agradeço de coração e agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'Coringa: Delírio a Dois'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário