Hoje irei falar de um filme de comédia que tem 'besteirol' na fórmula chamado 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão' (título original: 'Eurotrip') que estreou no ano de 2004 (aquela época realmente 'fervia' filmes do tipo, pois 'American Pie' estava em alta) e foi dirigido por Jeff Schaffer, Alec Berg e David Mandel que também roteirizaram juntos o projeto. No elenco temos Scott Mechlowicz, Jacob Pitts, a linda Michelle Trachtenberg, Kristin Kreuk, Vinnie Jones, Lucy Lawless, Matt Damon, Travis Wester, dentre outros.
O filme conta a história de um jovem chamado Scott Thomas que acabou de se formar no ensino médio e tem uma namorada... Tinha, pois ela decide 'dar um chute' no jovem no dia da formatura. Ele tem um amigo chamado Cooper que sempre anda com ele e Jenny e Jamie, um casal de irmãos gêmeos que tem a ideia de viajar para a Europa e até chama Scott que não aceita. Ele conversa com uma pessoa pela internet trocando emails falando da América enquanto a pessoa fala de Berlim, a cidade da Alemanha na qual ela vive e um dia quando ele estava muito alterado decide não falar com essa pessoa mais a achando ser um 'pedófilo'. Desiludido, seu irmão diz que 'o homem' que ele pensa que ela é na verdade é uma mulher pelo nome e quando ele vê a foto que ela enviou com está ao lado de um homem o pequeno diz que ela é a garota e não o homem como ele imaginava ser. Tentando se redimir ele descobre que ela bloqueou seu e-mail pela atitude rude do rapaz que decide se unir com os amigos para viajar pela Europa até chegar na Alemanha e encontrar o amor de sua vida.
Estávamos no começo de uma década que foi marcada com muitos filmes desse gênero, pois atraia muitos jovens e rendia uma 'graninha' pra produtora que apostou na ideia. Jovens, garotas bonitas, festas, cerveja, besteiras e muito rock 'n' roll eram uma das marcas registradas que não podiam deixar de conter nos filmes onde alguns eram bem legais e outros apelavam demais pra nudez e sexo (pois você querendo ou não isso vende) que esqueciam da comédia e se tornava chato quase virando um 'pornô leve para jovens' e muitos caíram nessa 'classificação' que acabei de inventar.
O gênero 'besteirol' é muito criticado e eu mesmo o critico, mas reconheço que tem muitos filmes bons que se sobressaem e conseguem conquistar o público com a história, personagens e elementos implantados e um deles, certamente, é 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão'.
O assisti ontem na 'surpresa', pois não estava encontrando nada que me interessasse e acabei apostando minha noite nesse filme sabendo que era um 'besteirol' desconhecido pra mim e pra minha sorte eu acabei assistindo um filme que me diverti demais. Primeiramente que o longa é 'baseado' no filme 'Caindo na Estrada' (o primeiro, pois depois virou uma franquia bem chata), mas o primeiro foi muito divertido e eu amei sendo um dos melhores longas que não apela "muito" pra sexo e mostra confusões entre jovens que é bem legal. 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão' também não apela muito pra sexo, traz cinco personagens muito legais que se unem pra ajudar um amigo a encontrar a garota de seus sonhos no qual ele troca e-mails por um bom tempo!
Hoje não existe o 'besteirol' clássico, pois antes existiam computadores gigantes, celular de 'flip' e 'troca de e-mails', diferente dos filmes atuais de jovens que tem que ter smartphone e redes sociais que é uma ferramenta 'implantada automaticamente' no jovem e acredito que isso atrapalha um pouco no longa e ver essas 'nostalgias' no começo do ano 2000 era muito interessante e faz parte da história (da minha pelo menos) e eu adoro ver.
Se você não gosta de filmes 'besteirol' por ele não trazer 'qualidade' eu indico 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão' pra você que quer se divertir, pois o longa é de comédia, mas não traz um 'humor' e sim uma 'diversão' entre os personagens tornando o filme divertido. Acontecem muitas coisas, o longa não é parado e algumas situações são melhores que outras, mas tudo é bem rápido (entre elas) então você não acaba notando, além de ter as 'situações estrondosas' que os personagens entram que chega a ser engraçadas e o suspense sobre encontrar ou não a moça da internet. Eu gostei do filme, não conhecia a atriz Michelle Trachtenberg que eu achei linda demais e vou procurar mais filmes que ela trabalhou. Infelizmente o longa não foi muito bem recebido (acredito pelo fato de aparecerem muitos 'besteirol' e os críticos meio que generalizarem o 'tema') e o filme que custou 25 milhões pra ser rodado só conseguiu arrecadar 20 milhões (tiveram prejuízo) e em muitos países não chegaram a estar nas telonas como no Brasil, mas as pessoas que assistiram gostaram demais.
Bom, com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme que eu realmente gostei demais e assistirei novamente, pois ele é muito divertido e acontecem muitas coisas dentro dos 90 minutos que ele tem de duração. Então prepare seus passaportes e vamos para a Europa com o longa 'Eurotrip - Passaporte para a Confusão' e confira três vídeos sobre o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário