Minha franquia de terror preferida pela criatividade na criação, mas um 'tiro no pé' nas formulações e como as coisas iriam andar e que terminou num fiasco (terminou?), hoje irei falar de 'Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal' (título original: Paranormal Activity: The Marked Ones') que estreou no dia 10 de Janeiro de 2014 e que, pra mim, é o melhor filme que leva o nome 'Atividade Paranormal' oficial (pois existe um japonês que não é oficial), porém é um 'spin-off', isso é, um filme derivado dos acontecimentos da franquia "original" (que são os filmes que seguem com os números até o quinto que se chama 'Dimensão Fantasma'), mas ele é um filme 'oficial' da franquia, mas não entra em contato diretamente com a história que acontece na trama que rendeu cinco filmes (agora está explicado) e ele foi lançado depois de 'Atividade Paranormal 4' que foi lançado em 2012 e depois teve a confusão pra lançar o quinto que lançou no Halloween de 2015.
Este derivado latino foi dirigido por Christopher Landon que também roteirizou o filme e no elenco temos Andrew Jacobs, Jorge Diaz, Molly Ephraim, Richard Cabral, Gloria Sandoval, Catherine Toribio, Gabrielle Walsh, dentre outros.
'Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal' conta a história de Jesse, um jovem que mora num bairro cheio de latinos nos Estados Unidos e acabou de se formar. Ele tem um grande amigo chamado Hector e uma amiga chamada Marisol. Sempre eles estão se encontrando e se divertindo e até caçoando de Anna, uma estranha vizinha que não gosta de ninguém e todos dizem que ela é uma bruxa (olha o problema...). Depois de mais uma das brincadeiras de Jesse, a vizinha 'joga uma urucubaca' no jovem dizendo que ele iria se arrepender por estar a infernizando e mais algumas coisas e depois de uma grande confusão ele começa a sentir que tem uma presença junto com ele. No começo é até divertido, pois a mesma o protege e lhe da algumas habilidades, mas ao passar dos dias o jovem parece estar mais possuído e o Jesse que todos conhecem some pouco a pouco. Tudo isso faz parte de uma coisa muito maior envolvendo as bruxas que se denominam como 'as parteiras'.
Eu amo essa franquia e assisti todos (menos o japonês) nos cinemas e todos me davam uma ansiedade gigantesca e eu via o trailer um milhão de vezes e me deixava super 'hypado' e fiquei eufórico quando anunciaram um 'spin-off' e que seria latino da franquia e gostei logo de cara pelos trailers e o filme realmente não decepcionou, ainda mais pra quem é fã de verdade (como eu) da franquia 'Atividade Paranormal'.
Falando sobre o filme: ele é totalmente diferente dos outros da 'saga oficial' que contam uma história mais 'tranquila' onde o terror vai aumentando de intensidade, sem contar que eles revelam poucas coisas e trazem mais segredos pra rechear a história na franquia, mas nesta 'aventura solo' é diferente, pois tudo é muito mais dinâmico em 76 minutos de filmes onde muitas situações não dão muita continuidade e são finalizadas e logo acontece outra coisa (entramos em uma nova situação) e mostra esse desenvolvimento da 'marcação maligna' em Jesse e seus amigos leigos devem descobrir o que está de fato acontecendo e porque ele está agindo estranho. Com algumas situações divertidas no início que deu pra dar algumas risadas e outros elementos mais sombrios como conversar com a entidade num brinquedo dos anos 80 chamado 'Genious' (como este acima, a luz verde afirmava e a luz vermelha negava a resposta de uma pergunta) o longa vai seguindo com situações que vai alimentando a curiosidade do telespectador, ainda mais para aqueles que são fãs da franquia que tentam fazer ligações com a 'saga principal' pra pegar pistas do que está acontecendo e tentar desvendar algo já que a principal a cada filme só trazia perguntas e nada de respostas.
Pra mim tudo aqui deu muito certo e positivamente houveram conexões diretas com os filmes 'principais' da franquia como aparições de alguns personagens que deram até uma certa 'esperança' pro futuro da franquia (mas o 'tiro no pé' não deixou) e elementos que ajudariam muito a dar mais espaço pra franquia abordar outros assuntos como as próprias parteiras que foi mencionado e a 'viagem espaço tempo' com o uso de rituais que pra mim foi show de bola, mas não aproveitaram nada, de fato, no outro filme que viria (ou não deu tempo ou não tiveram criatividade pra usar). A questão é: o filme abriu um leque e expandiu o universo que poderia surgir mais filmes e mais histórias que poderiam se conectar (talvez indiretamente) como este dentro da franquia principal, mas não aconteceu.
Pra mim a receita pra este longa e a 'renovada' que deu foi essencial pra franquia respirar novos ares e fugir do padrão, mas não foi o bastante e não temos notícias de um novo longa (até agora) e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois eu curti demais a história, essa nova abordagem e os personagens que fugiram totalmente do 'clichê' que a franquia estava seguindo e até mesmo trouxeram 'novidades' (uma palavra "Ali") que podia ser essencial para o próximo filme, mas não foi aproveitado!
Você gosta da franquia 'Atividade Paranormal'? Saiba que falamos aqui no 'Black Dog' sobre o primeiro filme (clássico) e você pode clicar aqui pra ser direcionado e faça o mesmo pra conferir o terceiro filme clicando aqui e 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' que é o quinto filme que fechou a franquia e tem uma parte com 'spoilers' e teorias (mas está separado, se não quiser saber não leia) e você clica aqui pra ser direcionado. Antes de encerrar a postagem, tem uma notícia 'fresca' (na verdade fez alguns meses, poucos) que a 'Paramount Pictutres' que é a 'dona' da marca 'Atividade Paranormal' quer fazer um sétimo filme e está com planos de se juntar com o mesmo produtor Jason Blum (da 'Blumhouse Productions' que trabalhou em todos) pra fazer um novo longa. Agora não sabemos se será uma história que aconteceu antes da 'tragédia' do quinto, se será uma continuação direta... Nada se sabe, pois só está nos planos, mas é uma visão, pois todos os longas lucraram 900 milhões de dólares ao redor do mundo e pra produzir é muito barato (pra um filme) e não seria uma 'grande novidade' que eles tentassem 'reerguer' uma franquia que já despertou muita curiosidade, mas com tantos erros caiu no esquecimento e o pessoal desistiu de continuar assistindo sobrando pros fãs de carteirinha como eu. Se estou animado? Estou, pois tudo que envolve esse universo (e se pegar informações e contratar roteiristas criativos e não pressionar eles fazem um bom filme) eu gosto demais e pode ter muita coisa pra explorar, mas não sei se querem continuar ou criar algo novo ou apostar em um filme solo pra ver se ainda tem público antes de apostarem de fato numa continuação de franquia. O que temos pra agora sem notícias oficiais (que pra mim vai demorar) é apenas especular. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' e cuidado pra não ser marcado também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário