domingo, 21 de abril de 2019

Atividade Paranormal


 Primeiramente eu digo 'Aleluia'! Pois eu sempre 'trabalhei' com blogs e falei sobre filmes e não podia faltar 'Atividade Paranormal' (título original: 'Paranormal Activity') e hoje é o grande dia pra mim falar sobre o primeiro filme que abriu portas pra uma franquia enorme e que você querendo ou não faz parte da história do cinema! Eu já falei aqui sobre o terceiro filme da franquia então clique aqui pra conhecer mais sobre esse capítulo e ainda hoje trarei a crítica sobre o longa que fecha a franquia intitulado como 'Dimensão Fantasma' então dê uma procurada aqui no 'Black Dog' (só você digitar o nome no buscador do lado esquerdo) que você o achará facilmente! 
 'Atividade Paranormal' estreou no dia 4 de Dezembro de 2009 (e 'uau', o longa esse ano vai fazer dez anos de existência), sendo dirigido por Oren Peli que criou o projeto e roteirizou o mesmo e no elenco temos apenas Katie Featherston e Micah Sloat, um casal de namorados que interpretam eles mesmos dando um ar de 'realidade' nesse 'found footage' que bebeu diretamente da fonte de 'Bruxa de Blair', mas vamos continuar ok?
 O filme começa sem enrolação, o jovem casal divide uma casa e Katie sempre sentiu desde criança uma presença estranha perto dela e coisas na casa aconteciam como barulhos estranhos, coisas se movendo e coisas do gênero. Com isso, Micah decide comprar uma câmera e quer registrar tudo o que acontece com a namorada e com a casa registrando todas experiências pra provar se aquilo é realmente real ou não e acaba capturando coisas muito sinistras! 


 Eu sou muito fã de 'Atividade Paranormal' e ao mesmo tempo eu não gosto da franquia por ela 'fazer mal pra mim', como uma namorada que você gosta dela, investe no relacionamento, mas ela só te da bordoada e não quer saber sobre o que você pensa... é mais ou menos assim minha relação coma  franquia, mas falarei sobre ela na postagem de 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' que vou escrever depois de criar esta, então procure pelo nome do filme no buscador deste espaço se quiser se aprofundar ainda mais nesse mundo 'tenebroso'. 
 Como surgiu a ideia? Oren Peli nem mesmo era um diretor e roteirista, na verdade ele trabalhava com softwares e um dia, na sua casa, ele estava assistindo televisão até uma caixa muito grande cair de uma prateleira, de repente. Nenhum vento ou algo poderia empurrar aquela caixa pesada e ele começou a ter ideias sobre fantasmas e tudo mais e com isso ele escreveu um 'esboço' sobre o que viria futuramente ser um filme. Ele conversou que queria fazer um filme através dessa 'experiência' que teve e o orçamento inicial era de 10 mil dólares que depois passou pra 16 mil dólares. Pra não gastar, o longa foi rodado na sua casa mesmo (essa casa do filme é do criador) e os atores são totalmente desconhecidos. Não existia roteiro e nas cenas ele dava algumas situações pra eles conversarem para aquilo parecer o mais real possível como se fosse uma fita encontrada 'a la Bruxa de Blair' mesmo, um documentário que a polícia encontrou a fita e decidiu dar para um estúdio de cinema (que história maluca), mas sim, essa foi 'a ideia' e funcionou!
 Com o filme pronto ele começou a ser exibido em festivais de cinema e o público foi ao delírio com a 'tensão' presente, alguns chegaram a passar mal e outros não conseguiram ficar pra assistir o conteúdo. Ele chegou a ir falar com tais pessoas perguntando o motivo da saída, se elas não estavam gostando e elas disseram que foi o contrário: gostaram, mas era 'assustador demais'. Com o sucesso que foi nos festivais (lá pro ano de 2007) uma produtora se interessou em comprar a ideia e distribuir nas salas de cinema (que é o auge de um projeto cinematográfico) e ela era a 'Dreamworks' que deu uma outra ideia para Oren Peli: 'gostamos do filme e vamos ficar com ele, mas faremos uma versão diferente onde contrataremos atores profissionais e conhecidos e esta versão vamos deixar como um 'extra' no DVD'. E ele aceitou, mas depois de tentar negociar não deu certo e o longa foi escolhido pra ir no cinema desse jeito mesmo, com atores 'desconhecidos' e de um jeito bem 'amador' que era a real proposta, pra parecer o mais real possível. Porém o final contido nos festivais e tudo mais dava um fim real na história e quem deu a ideia pra alterar o final foi o grande Steven Spielberg que conseguiu o material pra assistir numa noite, mas ele disse que sentiu algo estranho ao assistir o filme e decidiu parar de assistir e continuar no dia seguinte 'quando tivesse Sol pra dar uma ajudada e quebrar aquele clima de tensão'. O final foi modificado para 'futuras sequências' que poderiam acontecer e sabemos que vieram, mas tudo dependia do sucesso que ele faria nos cinemas onde primeiro foi exibido em algumas salas e logo lotaram e o pessoal pediu mais salas e depois conquistou o mundo faturando muito, mas muito dinheiro!


 'Atividade Paranormal' chegou a se 'vender sozinho', virou um sucesso mundial e logo o público japonês criou uma versão pra eles chamado 'Atividade Paranormal: Tóquio' onde Oren Peli decidiu produzir, mas o longa não tem nada haver com a cronologia da franquia, mas enfim... Eu me lembro como se fosse hoje: eu fiquei louco pra assistir esse filme no cinema, mas muito louco mesmo! Me lembro que as rádios sorteavam ingressos, a imprensa dizia que era o filme de terror de todos os tempos e tudo mais: 'Atividade Paranormal' estava em tudo que era lugar levando milhões de pessoas ao cinema pra conferir o longa e me lembro de ir no cinema ver este como todos os outros ficando num lugar horrível, pois as salas estavam lotadas, pois todos queriam conferir essa novidade. Oren Peli acertou em cheio e o longa que veio de um acontecimento: uma caixa pesada que caiu no chão, encheu o bolso do cara de dinheiro e virou um sucesso!
 Claro, tem pessoas que gostaram muito e outros que não gostaram nada! Foi um filme diferente: Katie morava na casa de Micah que queria de um jeito ou de outro 'ficar famoso' registrando algo estranho em sua câmera e ele chegava em algumas situações a não ouvir a namorada que implorava pra ele não 'chamar o coisa ruim' pra gravar algum acontecimento, algo estranho, mas óbvio que ele foi um personagem 'chato' e até mesmo egoísta de ficar 'atentando' até 'a coisa' ficar furiosa e conseguir ganhar mais força diante da negatividade que estava na casa conseguindo criar mais 'atividades' e 'rechear' o longa de sustos. 
 Agora o meu ponto de vista do filme: eu sai do cinema estasiado com o que eu tinha acabado de ver, pois foi um longa muito simples, sem efeitos especiais (ok, teve uns dois) e uma história curta onde a Katie revelava algumas coisas estranhas que aconteciam na sua infância e as situações que o longa apresentava como a porta se abrindo, pegadas, barulhos e tudo mais e só lembrando que tudo tinha que passar a maior naturalidade possível, pois o foco era que aquilo parecesse real e por isso não aconteceu nada de tão extraordinário... Era como se realmente acontecessem coisas estranhas numa casa até que ao passar da história elas começarem a piorar e até mesmo atingir e 'controlar' a própria Katie. Eu achei bacana e uma ideia muito boa que mereceu o reconhecimento que tem hoje (tanto bom quanto ruim, mas as pessoas reconhecem) e mereceu os milhões que arrecadou ao redor do mundo. Eu não diria que existe um terror de verdade, mas a 'tensão' que deixa o telespectador inquieto dentro de uma história simples onde quem dita o compasso do caminho são as situações que acontecem durante o longa. Simples, original e com um ar tenebroso presente, eu gostei muito e confesso que assisti (contando com ontem) umas dez vezes ou até mais o filme, pois ele é relativamente curto tendo 86 minutos que passam voando e assistir na primeira vez é fantástico, pois você não sabe das surpresas e confesso que ontem eu assisti e fiquei um pouco 'entediado', pois sabia exatamente onde aquilo ia acontecer, e isso e mais aquilo, mas a 'cereja do bolo' é ver pela primeira vez e sentir toda experiência sobrenatural, desculpe, paranormal que o longa te oferece e o espaço 'Black Dog' classifica 'Atividade Paranormal' como um ótimo (quatro estrelas) filme. 
 Com o final apresentado (que foi modificado) estava na cara que uma outra continuação iria vir, mais cedo ou mais tarde, e acabou vindo no ano seguinte já que era um filme fácil de fazer e rodado em poucos dias, no outro ano tivemos o terceiro... enfim, a cada ano no 'Halloween' tínhamos um novo 'Atividade Paranormal' no cinema e minha ansiosidade era imensa, mas contarei com mais detalhes na postagem 'Dimensão Fantasma'. Pra você ter uma ideia, ele 'disputava' bilheteria com a franquia 'Jogos Mortais' que estava perdendo público com a extensão da história que teve que arrumar um jeito de encerrar criando um 'fim' pra não perder dinheiro, pois um filme da franquia 'Atividade Paranormal' custava muito pouco pra fazer e lucrava muito onde 'Jogos Mortais' eles gastavam muito e tinham medo de não conseguirem 'o dinheiro de volta', ver o retorno da bilheteria por causa de 'Atividade Paranormal'. Pra finalizar, esse foi o primeiro filme que fez a 'Blumhouse Productions' de Jason Blum a crescer que pra quem não sabe é uma produtora que 'financia' filmes de pequenos orçamentos como todos da franquia 'Atividade Paranormal' que levou o nome para outros títulos pra conseguir mais 'status'. Fiquem com dois vídeos sobre o longa 'Atividade Paranormal', você tem medo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário