domingo, 21 de abril de 2019

Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma


 Antes de criar essa postagem eu falei sobre o pioneiro, o primeiro longa que abriu as portas para esse universo que muitos conhecem e muitos não (pois não sentiram vontade de continuar assistindo) então clique aqui pra saber sobre tudo e sobre a ideia que originou na criação desse filme e desenvolvimento. Há um tempo arás eu assisti 'Atividade Paranormal 3' então clique aqui pra saber mais sobre esse capítulo onde muitos fãs dizem ser o melhor. Vou fazer uma postagem mais que especial sobre 'Atividade Paranormal', então eu aconselho a ler, pelo menos, sobre o primeiro onde disponibilizei o link, sobre o pioneiro que conto a história inicial (sem spoilers) e aqui, depois de falar sobre este e fazer a crítica (sem spoilers, pode ficar tranquilo) eu irei criar uma área no final falando da história e dando alguns 'spoilers', mas calma que irei avisar onde 'não é pra ler se você não quiser saber sobre a história', então pode continuar sua leitura normalmente.
 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma', (título original: Paranormal Activity: The Ghost Dimension') é o quinto e último filme da franquia que se iniciou em 2007 nos festivais e 2009 nos cinemas se encerrando de vez no dia 22 de Outubro de 2015. Sendo dirigida por Gregory Plotkin e roteirizado por Adam Robitel, Jason Pagan e Andrew Deutschman em cima da franquia criada por Oren Peli e no roteiro temos Chris J. Murray, Brittany Shaw, Olivia Taylor Dudley, Dan Gill, Ivy George, dentre outros.
 O filme conta a história de uma família que se muda para uma nova e bela casa. Estamos na época de Natal e o irmão de Ryan, Mike que foi largado pela namorada, decide passar um tempo com a família do irmão que é casado com Emily e o casal tem uma filha chamada Leila. Revirando algumas coisas que o antigo vizinho deixou pra trás, os irmãos encontram muitas fitas VHS contendo registros de Katie e Kristi quando eram crianças (tais fitas que foram mostradas no terceiro filme da franquia) junto com algumas outras onde elas estavam se preparando para algo anda crianças. Junto com as diversas fitas existia uma câmera 'vintage' super customizada como nenhuma outra câmera que tinha um diferencial que eles vieram a descobrir com o tempo: ela conseguia 'ver' fenômenos paranormais. Tudo parecia novo e divertido até a criança Leila apresentar um comportamento estranho, conversar com um amigo imaginário chamado Toby (quem conhece da franquia já ouviu muito esse nome) e até mesmo, estranhamente, ter relações com tais fitas que foram gravadas na década de 80 que seria algo impossível, já que ela é uma criança.


 Nessa altura do campeonato já tinha sido lançado seis filmes sobre a franquia 'Atividade Paranormal' incluindo os quatro que realmente fazem parte da história e tem ligações com os filmes onde as histórias se amarram, um japonês que não tem ligação nenhuma com a história original onde os amigos orientais fizeram pra tentar 'pegar uma fatia' da gorda fortuna que o longa americano estava ganhando e um latino intitulado como 'Marcados pelo Mal' que eu gostei muito e ainda não falei dele aqui, mas um dia eu o assisto pela vigésima vez e trago uma postagem sobre ele (só falo de filmes que vi no dia anterior que posto e ontem eu vi este e o primeiro 'Atividade Paranormal' que trouxe hoje, entenderam como o mecanismo do 'Black Dog' funciona?).
 Com tantos filmes lançados e uma galera (uma boa parte) cansada de assistir e acompanhar uma história que parecia não ter mais fim, o longa 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' sofreu muito pra ser lançado mudando diversas vezes a data de estréia e depois de três anos que o anterior, 'Atividade Paranormal 4' foi lançado, pois os envolvidos no projeto viram (perceberam, no caso) que não dava mais e criaram este pra tentar dar um 'fim digno' pra uma franquia que levou quase o mundo inteiro nos cinemas e o resultado disso foi: o mais desprezível que poderíamos esperar, ainda mais um fã da franquia como eu.
 O filme em si não é ruim de fato, ele traz situações que lembram os anteriores e uma história 'bacaninha' sobre o 'mundo de atividade paranormal'. Os sustos aqui estão garantidos de uma forma 'forçada', pois graças ao equipamento de filmagem, podemos ver 'a atividade' (a entidade, pra ser mais exato) que nos outros filmes empurravam portas e derrubavam coisas, sendo que ela tem um design de um 'slime escuro parecendo petróleo' e ás vezes aparece como um vulto fantasmagórico que muitas vezes passa na frente da câmera, vai de um lado para o outro super rápido com o teor de realmente assustar e trazer o terror ao telespectador onde eles apostaram que conseguiam fazer um bom filme assim, porém erraram e muito feio. 
 Como seria o fim de uma franquia onde os outros filmes deixaram muitas, mas muitas perguntas sem respostas, esperaríamos, no mínimo que algo seria esclarecido, mas não foi. O filme apenas repetiu a fórmula dos demais trazendo 'mais do mesmo' e não chegou a agradar as pessoas que curtem ver 'o mais do mesmo', pois elas estavam esperando por respostas que o filme 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' fez totalmente o oposto: trouxe ainda mais perguntas que não seriam respondidas, pois a história de quatro filmes finaliza neste quinto! Alguém me explica? Não sei se eles, ao meio desse tumulto, tentaram trazer mais perguntas pra dar uma chance de um sexto acontecer (que ao meu ver seria impossível, pois a história realmente da um fim aqui) ou fizeram pra sacanear o público. Tentaram trazer uma novidade: 'vamos aplicar a tecnologia 3D', mas não deu certo, pois eu vi no cinema e não fez nenhuma diferença, pois a tecnologia foi muito mal aplicada e o ingresso apenas custou mais caro. 
 Em 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' a essência se perdeu muito: alguns atores não conhecemos, mas colocaram a Olivia Taylor Dudley que é super conhecida, então a ideia de continuar no 'anônimo' mesmo as pessoas sabendo que nada era 'real de fato' foi pro espaço e acreditem: tentaram escalar a Demi Lovato pro filme, mas ela não aceitou. Foi triste (e tem uma explicação) sobre a queda imensa que o filme sofreu fechando uma franquia com um filme que não trouxe nada de novo pra decepção e frustração geral. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' como um 'bom' (três estrelas) filme, pois é bacana o caminhar da história, foi interessante a ideia de mostrar 'a entidade', as situações de terror foram legais, mas as explicações e o modo que ele foi criado não acertou em nada. Isso é: se você quiser assistir pra conferir 'o sofrimento de uma família que é afetada por uma entidade' você vai gostar, mas se for esperando respostas, por que isso ou aquilo, tira seu 'cavalinho da chuva'. 
 Depois da imagem abaixo CONTERÁ 'SPOILERS' SOBRE TODA FRANQUIA 'ATIVIDADE PARANORMAL' então se não quiser saber nada sobre o filme, não viu nenhum e quer fazer maratona, vai em frente e depois retorne aqui pra ver esse texto sobre a franquia que eu, como um grande fã, criei e desabafei. Se não quiser saber mais sobre nada pule para os trailers que estão no final da página e bom filme.


 Eu começo meu desabafo dizendo 'Que Tristeza!' e vou explicar o motivo: 'Atividade Paranormal' veio com tudo levando milhões de pessoas para os cinemas e pra mim como um grande admirador dessa franquia de terror, foi decepcionante ver 'Dimensão Fantasma' que encerra a franquia e antes de ser lançado ele já tinha um caminho muito ruim pra caminhar, e sim, era o caminho do fracasso. 
 Vamos por partes: o primeiro filme veio com uma história interessante e muito boa com o casal Katie e Micah e o que aconteciam, no longa original exibido nos festivais, Oren Peli, o criador de tudo e que só trabalhou no primeiro, pois nos outros ele apenas foi o produtor, criou a história pra ter um final macabro: o que apresentava no festival foi que ela mata Micah e passa a noite sentada na cama se mexendo como uma 'perturbada' até que depois de alguns dias a polícia invade a casa e ela tenta atacar os homens que dão um tiro nela e acaba a história. Existia um final ainda mais 'perturbador' que depois de matar seu namorado Micah ela ficava na frente da câmera e tirava a própria vida cortando a garganta com uma faca e caindo em seguida. Porém sabemos que as empresas de cinema querem lucrar e vendo o sucesso do primeiro, eles tiveram certeza que iriam ganhar 'mais verdinhas' com um segundo onde Oren Peli já não comandava nada, pois pra ele a história tinha realmente acabado, mas contrataram dois roteiristas e um diretor e criaram uma continuação que seguiu os passos do primeiro contando a história da família da irmã de Katie, a Kristi e pra 'infelicidade' de muitos que esperavam pra ver o paradeiro de Katie que sumiu no primeiro filme, aqui a história acontece antes do primeiro, porém temos dois ou três minutos contando onde Katie foi depois de matar o namorado no final do filme o que deixou. Aqui que começaram as perguntas que os fãs queriam respostas, mas pensamos que num terceiro filme isso se resolveria, mas estávamos errados! O terceiro filme conta a história das irmãs pequenas (antes do primeiro e do segundo, isso é, em vez de contar a história 'pra frente', eles foram apostando contando o que já aconteceu) e o longa mostrava que desde quando elas eram crianças eram atormentadas e depois foram apresentados pra avó delas que apresentou um final onde todos se perguntaram 'mas por que isso?' e pra infelicidade ele termina com um turbilhão de perguntas onde nada era respondido... tudo bem, uma coisa ou outra que os fãs mais assíduos como eu teorizavam, mas nada concreto. Felizmente no quarto filme eles resolvem contar uma história 'nova' com pessoas diferentes que tem uma 'ligação' com o plano maligno onde as irmãs Katie e Kristi foram treinadas desde crianças e aqui sim os fãs esperaram algumas perguntas respondidas, mas adivinhe: nada!
 Estou retirando 'Atividade Paranormal: Tóquio' e 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' que são histórias que fazem parte do mesmo universo (a de 'Tóquio' não... Esqueçam Tóquio), mas 'Marcados Pelo Mal' tem até uma ligação mostrando que acontece em outros lugares e tudo mais se 'enrolando' um pouco na história original, mas nada muito concreto realmente, então focamos na franquia real que conta o plano real e fala de Katie e Kristi que é o que realmente importa.
 O que aconteceu foi: 'Atividade Paranormal' foi um estouro e a produtora percebeu que mesmo gastando pouco dinheiro produzindo os filmes (realmente os orçamentos eram baixíssimos) eles arrecadavam muita grana e por isso que apostaram em sequências e esse é o ponto fraco, o 'calcanhar de Aquiles' da franquia: o dinheiro.
 Sejamos francos: todo mundo adora ganhar dinheiro, mas que ganhe justamente dando valor e trabalhando bem pra receber uma 'fortuna' e foi isso que não aconteceu na franquia. A partir do segundo filme eles decidiram 'rechear a história', criaram muitas coisas estranhas que aconteceram, envolveram bruxas na história, criaram um grupo chamado 'As Parteiras' que são bruxas e tem como missão trazer um grande demônio de volta a vida em carne humana e pra isso uma garota (que foi a do quinto filme que aleatoriamente foi escolhida pelo demônio) e o filho de Kristi (que deu um trabalho pra ser 'capturado', mais exatamente dois filmes (o segundo e o quarto) com um terceiro pra trazer mais perguntas no meio) onde tal demônio precisava do sangue dessas duas crianças pra surgir e acabar com toda humanidade em nome do grupo de bruxas nomeada 'As Parteiras'. 
 Eu vejo que ao criar um novo 'Atividade Paranormal' os roteiristas foram avisados pelos 'chefes': 'olha, vai inventando umas histórias malucas ai, vão colocando mais coisas pra deixar os fãs malucos e render outros filmes, mas não expliquem nada não, vamos deixar isso pra um filme futuro!' Eu aposto que isso aconteceu, pois eles foram escrevendo roteiros, os filmes eram rodados e mais perguntas surgiam e nada de respostas como a Leila, garota do último filme, ser escolhida 'de repente' enquanto o outro garoto chamado Hunter deu um trabalho desgraçado pra conseguirem colocar as mãos nele. Os filmes da franquia ficaram por ser conhecidos como 'ensosos' demais, pois o filme começava com alguns sustos e tal, uma 'tensão' gostosinha, mas 'a cereja do bolo' estava no final, mais especificamente nos últimos quinze minutos de filme, em todos, menos no primeiro.


 Nos últimos quinze minutos o longa virava um 'pesadelo' e o telespectador realmente começava a curtir, pois as 'atividades' ficavam mais fortes, pessoas morriam... no quarto filme, uma garota fugia de uma legião de bruxas e ficávamos estasiados pensando que agora o longa contaria algo bacana, mas quando a situação ficava mais 'apertada' ele simplesmente terminava como no quarto quando a garota pula da janela e vê no quintal um monte de mulheres bruxas andando em sua direção e ela grita e as luzes se apagam, fim de filme. Parece que eles não sabiam dar continuidade naquilo, não tinham criatividade ou deixavam de propósito como 'eles vão vir ver o próximo pensando que continuará na mesma cena que terminou, mas não vamos fazer isso, não vamos mostrar como terminou e muito menos explicar!' Dizia os 'chefões' que investiam em mais e mais filmes até enxergarem que o público já estava cansado de ser enganado e não estava apostando na curiosidade pra voltar no cinema o ano seguinte e conferir mais uma história que não se conectava literalmente com a que acabou de ser exibida. 
 Claro, algumas pessoas tinham esperanças como eu que fui ver os seis filmes no cinema (os cinco da franquia e o 'Marcados pelo Mal') e com essa perda de público, as pessoas responsáveis pela franquia enxergaram que a marca 'Atividade Paranormal' estava se manchando a cada filme que seria lançado, pois nada era explicado, eles só pensavam no lucro, as histórias não eram bem roteirizadas e literalmente empurravam com a barriga, tão é que acredito que se tivesse público hoje existia 'Atividade Paranormal 12' com o tema espaço sideral de tão louco e das ideias tão 'viajadas' que eles tinham pra agregar mais na história e garantir mais um filme no ano seguinte.
 A história mudou depois do quarto que foi um fiasco e ninguém gostou, aí eles caíram na real e viram a merda que fizeram com a franquia e decidiram dar um fim nela (com os bolsos cheios de grana) e demorou três anos para 'Dimensão Fantasma' ser lançado, pois no meio de toda essa história turbulenta, foi oferecido para os roteiristas (três neste filme) pra criarem uma história e tentar dar um fim digno que a franquia merecia. Acredito que foi o trabalho mais difícil deles, pois não conseguiram responder muitas perguntas que deixaram abertas nos outros filmes, sem querer criaram mais perguntas que não obtemos respostas, tentaram aplicar a tecnologia 3D que não ficou boa e, acredito eu, num momento de quase pedir arrego eles chegaram num veredito final: vamos completar o filme com o demônio vencendo, foi isso que ele trabalhou em todos os filmes então vamos encerrar assim! Dito e feito: eu fui assistir pensando que a 'Dimensão Fantasma' era um portal onde as pessoas mortas iriam ajudar ou contatar os vivos pra dar um basta naquele plano e tudo mais, mas eu estava enganado, a 'Dimensão' era o próprio portal pra onde as crianças deveriam ser levadas pra concluir o plano final do demônio conseguir um corpo carnal e foi isso que aconteceu, pois no final a garotinha da um pouco de seu sangue como num pacto onde a mãe de Leila entra no portal que levava a outra dimensão (sim, criaram uma dimensão, pois não poderia ser aqui, por quê? Não sei, criaram nesse filme e não responderam) e ela viu o demônio que só nos é mostrado os pés que mata a mulher e vai embora encerrando o filme de uma forma nada criativa onde o mal demorou os cinco filmes da franquia pra evoluir, ninguém parou e ele conseguiu o que queria.
 Ao meu ver eles foram muito desinteressados mesmo ao ver a raca bilheteria do quarto e sabendo que o quinto seria um fiasco que foi, sabe quando um aluno na escola vai na aula e é prova surpresa e ele não sabe nada e decide escrever um monte de coisas sem noção ou até 'zoar' com a prova sabendo que não vai se sair bem? Foi o que aconteceu com os envolvidos neste filme e tem ais uma: nem a atriz Katie que começou com a franquia deu as caras em 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' e foi ridículo ela não aparecer! 
 Eles não se deram o trabalho de criar um filme bom e usaram a 'tecnologia 3D' pra ser um diferencial esperando que atrairia o público? No segundo filme da franquia tinha a personagem Ali interpretada pela linda atriz Molly Ephraim que depois que viram seus pais mortos (ela era lesadinha na história) se transformou (por trás das câmeras, não foi mostrado no filme) numa mulher ao passar do tempo que era 'perita no assunto das Parteiras', pois 'Katie possuída' matou seus pais e sua madrasta Kristi. No mínimo ela merecia um filme focado nela, pois no longa 'Marcados pelo Mal' ela faz uma ponta explicando o que aconteceu com o personagem do filme, algo inédito mostrado nos filmes, isso é: ela havia estudando há muitos anos sobre o assunto e seria incrível ela dar um basta, aparecer pra essa família do 'Dimensão Fantasma' pra ajudar e dar um fim no plano, mas não aconteceu! Acredito que até esqueceram dela e eu não duvido dessa hipótese! E no final deste a família inteira morre menos a Leila que vai viver com as bruxas e o demônio.
 Isso foi um desabafo, já criei uns três como este e todos eram enormes. Infelizmente a franquia não merecia ter um final assim, mas como dito, o dinheiro falou mais alto para criarem mais onde eles chegaram no limite e não sabiam o que fazer num quinto e último filme e deu no que deu. Jason Blum, o produtor, disse no ano passado que está aberto as novas ideias de criar um 'reboot' de 'Atividade Paranormal' que eu acredito que irá 'surrar' um pano sujo no traseiro da franquia que conhecemos pra acabar de vez com a coitada, pois ela não precisa 'recomeçar' e sim de respostas! Foi conversado com Oren Peli que agora se aposentou e ele disse que 'Deus me Livre' continuar com a franquia, pois é uma vida muito agitada e ele está muito bem na vida que vive atualmente e que só trabalharia num novo longa 'se estivesse entediado'. Essas foram as palavras do criador da franquia, se ele estivesse entediado ele iria trabalhar em 'Atividade Paranormal 6'? Imagina como iria sair um filme com uma pessoa 'entediada' trabalhando, meu Deus! Que tristeza! Vou parar por aqui, confira abaixo três vídeos sobre o último longa (espero eu que realmente não tenha mais pelo amor que me resta a franquia) sobre 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma'.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário