quarta-feira, 24 de setembro de 2025

O Ditador

                                                 

 Finalmente vou falar de 'O Ditador' aqui no 'Black Dog', um filme que eu já assisti muitas vezes (antes de 2018 quando criei este espaço) e ainda fui vê-lo nos cinemas que estreou no dia 16 de Maio de 2012 (sim, já faz um tempinho). Sendo um filme de 'comédia ácida' com muitas críticas e até mesmo preconceitos (tem uma galera que foge, outras gostam, mas é a comédia que Sasha Baron Cohen 'gostava' de fazer), a direção ficou por conta de Larry Charles e o roteiro ficou nas mãos de Sasha Baron Cohen, Alec Berg, David Mandel e Jeff Chaffer. No elenco contamos com as presenças de Sasha Baron Cohen (óbvio), Sayed Badreya, Ben Kingsley, Anna Faris, Chris Gethard, dentre muitos outros.

 O longa conta a história do Ditador General Aladeen que comanda o país chamado Wadya (se lê 'Vadia'), onde reina sua Ditadura. Porém a ONU não enxerga isso com bons olhos e o general precisa ir até os Estados Unidos pra assinar um papel e tornar seu país uma Democracia justa para todos, porém seu braço direito quer dar um golpe no ditador que logo cai numa armadilha e precisa viver nos EUA enquanto arquiteta um plano pra poder cancelar os planos do traidor e que Wadya continue uma Ditadura... Ou não?


 Eu tenho muitos filmes pra assistir onde, dificilmente, eu invento de assistir novamente os filmes antes de 2018 (quando criei esse blog) pra vim criticar aqui, pois prefiro criticar filmes que assisti durante a semana e que estão 'frescos' pra mim falar aqui se é bom ou não e se vale a pena indicar pra você leitor, mas 'O Ditador' é um filme que eu amei ter assistido e que me deparei num serviço de 'streaming' e aproveitei pra assistir novamente depois de muito tempo e claro, aproveitar pra criticar ele aqui, então vamos lá, pois este era o único projeto de Sasha que eu não tinha falado aqui (todos os outros você encontra, use a barra de pesquisa dentro da própria página do blog e pesquise!).
 Vamos lá: Sasha Baron Cohen é um 'mestre' (na verdade foi) no quesito 'comédia ácida' (muitos apontam como 'humor negro', mas tem pessoas que falam que dizer isso é 'racismo', então pra não causar nenhum problema vamos para 'humor ácido') onde ele não mede esforços pra fazer piadas com raças, estupro, mulheres, religiões, política e outros assuntos que podem ferir pessoas que se encaixam dentro desses 'gêneros', mas tem uma grande parcela que gosta e aplaude esse tipo de humor como eu que gosta e acha, até mesmo, o ator Sasha Baron Cohen corajoso de dar a cara á tapa dentro de histórias com tais piadas, onde ele não mostra 'medo' ou 'remorso' algum e atualmente não existe nenhum ator grande que faz o papel desse homem onde, talvez, existam filmes 'indies' pequenos que tentam, mas é muito difícil subir no mesmo patamar que Sasha Baron Cohen com seus personagens como Borat (como esquecer?), Bruno (ótimo também) e agora 'O Ditador'.
 O filme, como todos os outros, tem o foco os Estados Unidos da América onde ele não mede esforços pra caçoar o 'maior país do mundo' e mostrar seus problemas e feridas que o mesmo tanto esconde. O ator inglês aqui interpreta um ditador que tem ideias malucas e que não é muito inteligente onde, após cair numa armadilha, ele se vê nas ruas dos Estados Unidos tentando arquitetar um plano onde conhece uma moça, aceita trabalhar pra ela e reconhece um amigo que o ajuda á subir no trono novamente com um plano infalível de continuar Wadya uma ditadura como sempre foi.
 Se eu gostei do filme? Não tem como não gostar se você aceita e gosta desses tipos de piadas mais 'pesadas', foi como eu disse e complemento, 'O Ditador' não é um filme pra todos, pois existem vários tipos de comédia por aí e muitos não enxergam graça em piadas com raças, religião e estilos de vida, onde 'O Ditador' pode ser um grande tiro no pé (como Borat e Bruno), mas existem outras pessoas que se divertem muito (como eu), onde o espaço 'Black Dog' classifica 'O Ditador' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois ele cumpre o seu papel e não falta piadas e 'tirações' dentro do gênero e da proposta e missão do filme.
 Mas antes de encerrar, cadê Sasha Baron Cohen e seus personagens incríveis? Ele começou com um seriado lá atrás onde Borat já existia e virou um filme, depois de alguns anos veio Bruno e depois tivemos 'O Ditador' e infelizmente, tivemos o último filme da carreira e mente brilhante de Sasha Baron Cohen: Borat 2 que aconteceu na pandemia da Covid. Calma, o ator não faleceu, mas entre seus projetos controversos, onde muitos gostavam e outros odiavam, ele fazia pequenas participações aqui e ali onde, numa entrevista com um dos homens que trabalhava nesses projetos do Sasha Baron Cohen (nesses 'pesados'), revelou que o grande sonho do ator era estar dentro de Hollywood e ser um ator famoso onde ele deu ouvidos á muitas pessoas que o aconselharam a largar esses filmes de humor ácido e seguir uma carreira mais séria e infelizmente foi isso que Sasha Baron Cohen fez e atualmente ele está trabalhando para o UCM (sim para a Disney), pois ele será o vilão Mephisto numa série da Marvel onde ele está musculoso e 'no shape' vivendo seu sonho e ganhando bem mais dinheiro que seus projetos como este filme aqui em questão.
 O chato é que, como eu disse, ele era o único que tinha uma 'mente brilhante' para humor ácido, pois vemos um filme aqui e acolá tentando fazer, mas faz com certa cautela parecendo pisar em ovos pra agradar a grande maioria, coisa que Sasha Baron Cohen não ligava, ele fazia seus personagens da maneira que ele queria, trabalhava no roteiro, criava a maioria das piadas e o filme saia do jeito dele e da maneira dele e isso era mágico! Infelizmente 'perdemos' o ator para Hollywood que agora segue á fazer papéis mais serios em filmes e séries mais consagradas e 'sérias' abandonando seu brilhante talento de criar personagens icônicos que faziam muitas pessoas rirem (e odiá-lo), mas com certeza uma legião de fãs, eu incluso) sentirá muita falta de um novo projeto dele. 
 Essa foi mais uma postagem nesse blog que tenho muito amor e carinho por trazer críticas dos mais  variados filmes! Espero que tenha gostado e compartilhe com seus amigos e redes sociais a existência desse espaço, já que infelizmente, não são muitas pessoas que são leitoras de blogs nos dias atuais. Se puder ajudar com qualquer quantia você pode estar ajudando financeiramente esse espaço de críticas de filmes por dois meios: CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com ou VIA PAYPAL: luizlucas73@gmail.com com qualquer valor pra ajudar nas minhas despesas e fortalecer esse blog que foi criado no ano de 2018 e até hoje continua na ativa! Obrigado por considerar ajudar e fique com quatro vídeos abaixo sobre o filme 'O Ditador'. 


 "Descanse em paz Kiko, saiba que você ainda é meu melhor amigo e guardarei boas lembranças suas para todo o sempre, um  cachorro brincalhão, fofo, carinhoso e um bom companheiro. Sua perda foi muito triste, mas foi o melhor pra você e se realmente existe um 'Céu dos Cachorros' eu acredito que você esteja lá, feliz, brincando e mandando energias positivas pra cá com muita felicidade com seu grande coração bondoso e fiel. Sempre te amarei meu amigo Kiko." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário