sábado, 6 de julho de 2019

Invocação Do Mal


 E vou finalizar com o primeiro, pois aqui no 'Black Dog' eu já falei sobre todos os filmes derivados desse universo assombroso e agora dos dois filmes de 'Invocação do Mal' então podemos dizer que nosso catálogo sobre o assunto está completo e depois deixarei o link de todos filmes lançados até hoje sobre 'Invocação do Mal' aqui pra você visitar e conhecer sendo direcionado para outras páginas do próprio 'Black Dog' então fica tranquilo e sem mais delongas, pois acredito que a postagem será um pouco maior que as outras, vamos começar.
 O filme 'Invocação do Mal' (título original: 'The Conjuring') é da 'Warner Bros.' e foi lançado no dia 13 de Setembro de 2013 com 110 minutos de duração sendo um sucesso imediato no gênero terror e fazendo o nome 'James Wan' brilhar mais uma vez (e muito, pois esse filme deu o que falar).
 Dirigido pelo próprio James Wan que é 'o cabeça' do projeto e roteirizado por Chad Hayes e Carey Hayes seguimos com o elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston, Lili Taylor, Shanley Caswell, Joey King, Mackenzie Foy, Kyla Deaver, Hayley McFarland, Shannon Kook-Chun, dentre outros.
 James Wan teve a ideia de criar um filme baseado em um caso real dos paranormais mais conhecidos do mundo (que procura e gosta do assunto 'paranormal') o casal Ed e Lorraine Warren (hoje ambos são falecidos, mas Lorraine faleceu no início deste ano) e foi aí que criaram o longa 'Invocação do Mal' abordando um dos casos mais perturbadores, segundo a própria Lorraine, que eles chegaram a enfrentar, mas que caso é este? O filme se passa em Harrissville há muito tempo atrás onde um casal com cinco filhas compra uma casa e investe todo dinheiro nela, a família Perron começa a gostar da ideia de viver num lugar enorme e meio afastado das outras pessoas (era tipo uma fazenda com um terreno enorme), porém não demora muito pra coisas estranhas começarem a acontecer com as crianças como sentir alguma presença no local, um cheiro de podre no quarto, batidas na porta, puxões de cabelo e perna no meio da madrugada e muitas outras coisas. Não demora muito pro casal Roger e Carolyn Perron também sentirem algo estranho na casa e cansados e com medo de que algum mal maior ocorressem eles decidem pedir ajuda ao casal Warren que fazia palestras em faculdades contando e explicando o que eles realmente fazem pra ganhar a vida. É a única chance deles se livrarem desse grande mal. 


 Eu não assisti no cinema (sim, foi um milagre), mas o filme é arrebatador e sensacional sendo um dos melhores terrores que já vi na vida. O longa é muito bem trabalhado e, com certeza, foi muito bem pensado a cada detalhe, cena que corresponde e segue e antecede a outra além da história ser muito pesada. Claro, o terror presente não é uma 'coisa de outro mundo' (pode ter pessoas que leram tal frase e disse que quase passou mal no cinema), mas como eu sempre vivo falando nas postagens: existem pessoas que se assustam mais facilmente que as outras e eles tiveram que dar uma 'amenizada' no gênero aqui pro mesmo não virar um filme pra maiores de dezoito anos e nenhum jovem poder ir assistir sozinho (e se os jovens não vão eles perdem dinheiro na bilheteria e isso eles não querem nem pensar!), porém o terror aqui chegou no limite, pois eu reconheço que tem muitas cenas bem fortes e muito bem implantadas em muitas situações do filme.
 Mas qual o segredo do filme 'Invocação do Mal' fazer tanto sucesso? A fórmula não é tão simples, porém da pra citar alguns pontos. O primeiro é que ele não segue um clichê do gênero e isso é muito bom, pois se passa numa história de época (anos 70 se não me engano), tem uma história por trás onde eles devem descobrir o que está acontecendo e o que aquele(s) espirito(s) deseja com os novos moradores e claro, a história que é bem criativa e não foca apenas no terror. Como o caso estava bem complicado, o casal Warren com um ajudante e um policial local que ia lá as vezes pra ajudar ficavam na casa, espalhavam aparelhos pra captar alguma presença e tirar fotografias e outras coisas pra ajudar a descobrir o que está havendo com aquela casa e o motivo da família Perron ser perturbada. Com isso, o filme não é 'massante ao terror' e muitas vezes foge do 'assunto', mas não deixa a tensão cair, pois eles conversam com os personagens, faz coisas na casa e não ficam só falando do que está acontecendo e isso é muito bom, pois no meio de uma 'situação mais agradável' não esperamos o 'estouro' e algo estranho acontece lhe pegando de surpresa e agitando muito a história. Outro ponto forte são os personagens que são muito interessantes e claro, Ed e Lorraine Warren já passa 'credibilidade' e 'confiança' logo nos primeiros minutos quando eles estão resolvendo o caso 'Annabelle' (sim, se inicia com a boneca, mas são poucos minutos) e depois que eles são chamados pra Harrisville (que é dentro dos Estados Unidos mesmo).
 É fantástico, bem pesado e tem uma história macabra de arrepiar. O pico do terror que é perto do final do longa dura exatamente 11 minutos onde o gênero chega ao seu extremo. Uma coisa que me deixou bem claro ontem é que um filme de terror deve prezar por um bom terror 'embutido' na história ou cenas / situações correto? Porém muitos podem usar aqueles 'terror surpresa' que todos os filmes tem e pega o telespectador de surpresa quando ele menos espera aparece algo (como o personagem de costa e algo surgindo atrás dele) ou quando ela abre uma porta e não tem nada lá e as pessoas que estão assistindo pensam que tem, mas quando ela olha na janela o monstro está lá (exemplos), todos filmes tem essas situações e até mesmo o 'Invocação do Mal', mas um 'terror raiz' é aquele que prende o telespectador pelas fortes cenas chocantes dentro de uma situação aterrorizante e isso poucos filmes conseguem trazer, mas 'Invocação do Mal' conseguiu e muito bem trazer no 'pico do filme' uma situação tenebrosa que muitas pessoas não conseguiram ficar de olhos abertos no cinema ou na própria sala de casa e esse é o ápice de um filme de terror (não quer dizer que só tendo esse 'elemento' o longa se torna bom, deve ter muitos outros como uma história boa, construção, personagens, criatividade em situações e tudo mais). O filme também faz uma construção perfeita para o grande ápice que torna a história bem cabulosa e muito 'divertida' sendo um prato mais do que cheio para os fãs de carteirinha do gênero como eu. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Invocação do Mal' como um 'excelente' (cinco estrelas) filme, pois ele atualmente é o melhor filme de terror que foi criado e produzido ficando 'poucos passos a frente' de outros títulos grandes que dei essa avaliação aqui no 'Black Dog'. 
 Mas a pergunta é: ele é melhor que 'Invocação do Mal 2' e a resposta é 'sim', mas ligeiramente melhor, pois mesmo que o segundo filme seja 'excelente' também e ainda mais dinâmico com mais situações acontecendo e até um monstro presente (a Freira que é o demônio Valak) o primeiro consegue ser 5% melhor e encabeçar a lista pelo ritmo dele, a história mais perturbadora e as cenas que ele traz com todo conjunto e, claro, o 'ápice' do filme foi grandioso e deu pra dar essa vantagem em cima do segundo, mas agora vamos aguardar o terceiro que chega em 2020 e veremos se ele consegue surpreender mais que o primeiro e o segundo (torcendo muito, vai ser um trabalho bem complicado, mas é certeza que um incrível filme está por vir).

A verdadeira família Perron do caso que abordaram no filme 'Invocação do Mal'. Do lado esquerdo Roger e Carolyn Perron e do lado direito as cinco filhas: Andrea, Nancy, Christine, Cindy e April Perron. Imagem do próprio filme 'Invocação do Mal'.

  Mas agora chegou a hora mais divertida da postagem, pois falarei do caso real da família Perron que deu origem ao primeiro filme 'Invocação do Mal' (como fiz no segundo também). O filme conta muitas partes verdadeiras e depois uma 'reviravolta' que não foi tão feliz assim: Realmente a família Perron se mudou pra uma fazenda em Harrisville gastando todas suas economias com reforma e tudo mais e não demorou muito pras coisas acontecerem no local.
 A tal fazenda tinha mais de trezentos anos de idade (imagina quantas famílias moraram ali, pois morriam e outras pessoas ocupavam o local, ai morriam e era vendida novamente e por aí segue) como a história de um idoso de 93 anos de idade que se enforcou dentro da casa. Mas o 'problema' maior foi uma mulher chamada Basheeda que era muito má, pois ela era rude com as pessoas e maltratavam os empregados os deixando sem comida e outras atrocidades. Diziam que essa mulher era muito feia e estranha e também era envolvida com atos de bruxaria onde ela teve cinco filhos e quatro deles morreram antes de completar os quatro anos de idade e um ela matou ainda bebê perfurando a cabeça declarando 'sua paixão por satã' (que sinistro). Só lembrando que ela morava na fazenda e com o tempo ela decidiu tirar sua própria vida se enforcando numa árvore e seu túmulo se encontra por lá até hoje. As pessoas que tiveram acesso ao corpo depois no necrotério disseram que nunca viram nada daquela forma, pois quando ela morreu o corpo começou a secar de uma forma bem estranha e sinistra completamente fora do normal.
 Antes de voltar, tinha muitos moradores da casa que se afogavam e se matavam por motivos estranhos além de dois homens congelarem no frio do inverno. Mas retornando á família Perron (só lembrando que isso é um registro real, a história real que baseou o filme e não é a história do filme então não temos 'spoilers 'aqui ok?) o Roger (pai da família) era um 'faz tudo' dentro de casa onde os aparelhos estranhamente paravam de funcionar e ele costumava ir até o porão pra concertar e estranhamente sentia uma presença querendo 'se aproximar' dele amorosamente onde a mesma passava a mão no rosto e na nuca do homem que achava muito esquisito e dizem que era a própria Basheeda que se apaixonou por Roger. 
 Com a chegada dos Warren ao local, eles logo sentiram uma presença muito forte e demoníaca no local e decidiram fazer um exorcismo, pois Basheeda tentou entrar no corpo de sua mulher pra ter relações com Roger e muitas outras coisas aconteciam como as portas baterem, coisas caírem, diziam que tinha uns barulhos tão altos na porta da frente que estremecia toda a casa. Mas enfim, com os Warren tentando analisar as coisas e descobrindo algumas (como as citadas aqui), as presenças malignas ficaram mais poderosas e a casa não tinha nenhum minuto de sossego sempre apresentando algo terrível ou uma situação muito estranha deixando todos apavorados e acredite: o casal Warren foram expulsos do local pelo próprio Roger que viu as coisas piorarem com a presença deles ali que estavam mais atrapalhando do que ajudando de fato.
 Mas o que aconteceu depois? Simples, sem dinheiro pra se mudarem, a família Perron ainda ficou na casa por dez longos anos sentindo algumas presenças e vendo algumas coisas estranhas acontecendo (mas acho de se ver tanto elas até se acostumaram), mas quando o casal Warren foi embora diminui muito tais 'atividades' até que eles conseguiram dinheiro e se mudaram daquela casa e a família não foi mais atormentada por aqueles espíritos que realmente morreram e não quiseram deixar a casa.




 Só pra lembrar que na casa não existia apenas 'espíritos malignos', mas espíritos bons também como um que as garotas diziam que cheirava flores e um outro que dava um beijo de boa noite em uma das garotas, mas além do espírito de Basheeda (que 'pegou' muito na história real e no filme), tinham outros que a família não gosta nem de comentar sobre o que aconteceu como um que chegou a molestar uma das crianças. Bom, acima eu coloquei três vídeos (não sei se o Youtube futuramente retirará um ou todos eles), mas são sobre a Andrea Perron, filha mais velha do casal, que escreveu uma trilogia sobre tudo que ela presenciou na casa e até hoje ela faz discursos e palestras sobre forças malignas e o que acontece de fato onde todos acham que é mentira. Tem um legendado que postei (espero que o Youtube não retire e vou assistir) que é uma palestra legendada e parece ser muito boa. Ela tem um canal no Youtube então clique aqui pra conhecer mais sobre seu trabalho e ver seus vídeos.

As filhas 'reais' do casal Perro que foram atormentadas, hoje são 'mais adultas' e estão sentadas no degrau acima e abaixo as atrizes que as interpretaram no filme 'Invocação do Mal' sentadas respectivamente no degrau abaixo. Foto: Divulgação

 Gostou da postagem? Deu um 'trabalhinho' pra fazer, então eu só peço que vocês ajudem o espaço 'Black Dog' a ser reconhecido divulgando em suas redes sociais (até no Whatsapp, posta no grupo da família, pois lá ninguém fala algo de bom mesmo) então posta sobre esse e outros filmes que você encontrar aqui e gostar ou achar interessante, tudo bem? Combinado então, vou contar com sua ajuda!
 E terminamos por aqui, espero que tenha gostado dessa postagem mais que especial sobre o 'filme de terror do momento' mesmo ele já tendo quase seis anos de existência. E eu não esqueci, vou postar todos os filmes derivados de Invocação do Mal (incluindo o segundo) a seguir, então é só clicar no nome do filme que você será direcionado á página que o corresponde aqui mesmo no 'Black Dog' ok? Então vamos lá: Invocação do Mal 2AnnabelleAnnabelle 2 - A Criação do MalAnabelle 3 - De Volta para CasaA Freira e A Maldição da Chorona ! Está aqui os sete filmes pra você ficar por dentro desse universo tenebroso e caótico sobre 'Invocação do Mal'! Agora fique com três vídeos sobre o filme e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário