quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A Freira


 E hoje foi um dia especial na minha vida, pois eu fui no cinema e não tenho o privilégio de ir todo dia, nem toda semana... Nem todo mês! Mas é claro que eu estava planejando ir assistir ao filme 'A Freira', derivado do universo 'Invocação do Mal' que começou com o filme 'Annabelle' que rendeu dois filmes solos (e um terceiro está a caminho) e agora temos 'The Nun' ou aqui no Brasil, 'A Freira' que teve uma ótima abertura nas bilheterias, deixei pra ir no meio da semana, pois sabia que o final de semana iria estar superlotado e eu queria pegar um bom lugar, então sai cedo hoje e consegui e a sala encheu numa Quarta á tarde e acredito que esse próximo fim de semana o longa que estreou no dia 6 de Setembro de 2018 irá faturar mais alguns 'trocados', pois está chamando a atenção do pessoal. Pra quem não sabe, conta a história da 'freira maligna' que aparece no segundo filme da franquia 'Invocação do Mal' denominada como um perigoso demônio chamado Valac. 


 E este é um 'stand' no cinema próximo de casa sobre o longa e agora vamos falar sobre a ficha técnica de 'A Freira' que foi dirigido por Corin Hardy e no roteiro temos Gary Dauberman onde o grande James Wan deu umas pitadas e ajudou-lhe a escrevê-lo. O filme é da 'Warner Bros.' e no elenco temos Taissa Farmiga, Demian Bichir, Jonas Bloquet, Bonnie Aarons, dentre outros.
 O filme se passa nos primórdios de 1950 num convento da Romênia que existe um lugar que se guardam um poderoso espírito demoníaco e uma das freiras do local comete suicídio. Isso chamou muito a atenção do Vaticano que decidiu enviar um padre chamado Burke que é atormentado por 'visões' de um exorcismo que praticou no passado e que não deu muito certo e de uma noviça chamada Irene que ainda não se tornou freira e ela tem visões que diz ser um dom divino. Frenchie, um jovem decide levar os dois até lo local para investigar o que aconteceu para que a freira cometesse o pecado mais 'pesado' e logo eles descobrem que uma força demoníaca tão poderosa que 'nasceu' do local e vem ganhando forças conseguiu transformar aquele local sagrado num verdadeiro inferno onde ele pode chamar de lar.


 Finalmente eu assisti 'A Freira' e estava ansioso por mais esse capítulo do universo 'Invocação do Mal', claro que eu não fui com tanta sede ao pote esperando uma obra prima de James Wan, pois ao meu ver ele realmente entra de cabeça nos filmes 'Invocação do Mal' e outros projetos que ele se dispõe a fazer, talvez a 'Waner Bros.' ou outra empresa por trás do projeto decidiu 'criar' esses capítulos (spin-offs) derivados do sucesso 'Invocação do Mal' para alimentar de algum modo a franquia e chamar o pessoal pra assistir (que claro que não da a mesma quantidade de bilheteria) e James Wan que é o 'cabeça' do projeto não decidiu se envolver tanto, tão é que em alguns como este ele da umas dicas pra incrementar a história, vemos 'uns dedos' dele, mas ele não está presente e isso fica claro. Porém, contando que é um filme do universo 'Invocação do Mal' as pessoas que são mais 'vidradas' vão assistir, pois sabe que o longa tem uma certa qualidade não pendendo nem para o lado da história e nem do terror sem sentido, sem motivo, mas sim conseguindo o equilíbrio perfeito e encontramos isso em 'A Freira'.
 A trama foi muito bem bolada, pois temos uma história investigativa dentro de um convento 'sinistro' que não estão mais aos olhos de Deus e agora que os personagens foram, querendo ou não, fizeram parte disso. O longa se passa na década de 50 e temos todo cenário e vestimentas levando o telespectador para aquela data, começamos com um início mais 'light' até as situações começarem a se complicar e o demônio (ou a freira) começar a se incomodar com a presença deles no local e colocar seu plano maléfico em prática e á partir daí o filme começa a ficar tenso e um ar 'sinistro' toma conta e este prende o telespectador na história no meio de alguns sustos bem colocados e a investigação do que realmente é real e o que não é para os personagens seguirem e encontrarem o motivo da freira cometer suicídio. 
 Eu achei o filme muito bom, tem um ritmo intenso que casou com o filme de terror e ele segue até o desfecho da história deixado o telespectador assustado com algumas situações e curioso pra saber como será o término daquela história. O personagens foram bem construídos, a história foi muito bem escrita e o longa não tem nem pouco e nem muito terror, mas consegue ficar na média onde que os mesmos acontecessem no tempo certo, não tão pouco revelando um roteiro 'preguiçoso' e nem exagerado onde a história fica pra segundo plano, ou que acontece porém rápida, mas ele caminha de mãos dadas com a história, com a trama se mostrando grandes amigas respeitando-se. Existem cenas muito boas, o final não foi algo surpreendente, mas a história que já estava boa conseguiu ter uma melhora considerável aumentando a adrenalina. O filme respira um ar 'macabro', com isso as pessoas mais medrosas não vão conseguir assistir o longa sem tapar os olhos em muitas das partes perdendo toda essência. Fiquei feliz, ganhei meu dia e o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'A Freira' (título original: 'The Nun') como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme de terror. Posso dizer que dos três é o capítulo mais tenebroso de 'Invocação do Mal' contando com 'Annabelle' e 'Annabelle: A Criação Do Mal', porém não é o melhor filme, mas chega muito perto. 
 Se você não foi ao cinema, aproveite o final de semana, se chegou nas plataformas digitais compre ou alugue, pois você não irá se desapontar com este ótimo filme onde acertaram novamente alimentando mais o universo de 'Invocação do Mal'. Só uma coisa que eu queria realçar é que tem pessoas que não sabem como assistir um filme. Você não sabia? Eu vou te explicar: tem pessoas que vai assistir um filme de terror (vou dar o exemplo deste mesmo) e pra ela o mesmo só é bom se ela sair com os próprios dejetos da sala de cinema pelo tanto de medo e sustos que ela passou ao assistir um filme. Temos filmes de terror que tem o gênero e uma história e os filmes 'trash' que tem uma história, porém a mesma é muito pobre e os sustos acontecem adoidado, onde tem uma situação eles colocam algo pra despertar o 'medo' das pessoas. 'A Freira' está muito longe de ser um filme 'trash', muitos reclamaram que não teve 'sustos o bastante' e eu vi muitas piadas com o assunto nas redes sociais e logo pensei sobre o jeito das pessoas assistirem que foram da maneira errada. Se você for só pra tomar sustos e não apreciar a história eu indico ir num local de terror dentro do parque de diversões, pois o filme não vai trazer tanta adrenalina assim pra você passar mal (depende da pessoa), e como eu disse acima, 'A Freira' tem o equilíbrio exato trazendo uma história muito interessante e empolgante então você que viu tais piadas e não sabe se o longa é bom e tem medo de 'desperdiçar o dinheiro do ingresso' eu lhe digo que vá e curta muito o longa que tem presente uma ótima história e ótimos sustos. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e sinta um pouco o que o mesmo tem a oferecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário