Eu consegui dar 'meus pulos' ok? E prometi pra vocês que traria o mais rápido possível os filmes que faltavam do universo 'Invocação do Mal' pro 'catálogo de filmes Black Dog' que falta o próprio 'Invocação do Mal' (que verei hoje, está aqui comigo) e 'A Maldição da Chorona' que... Olha, mas já está aqui e vamos falar dela hoje! 'A Maldição da Chorona' chegou de surpresa, pois é um longa do universo 'Invocação do Mal' com uma personagem que não nos foi apresentada ainda (e não sei se eles pegaram esse hábito de pegar lendas 'macabras' de outros países pra criarem filmes solos e lançarem com o 'selo de qualidade 'Invocação do Mal', mas vamos seguindo. O filme estreou no dia 18 de Abril de 2019 dirigido por Michael Chaves e... Muita atenção, pois James Wan entregou a direção de 'Invocação do Mal 3' que estreará em 2020 nas mãos desse homem. Bom, o roteiro ficou por conta de Tobias Iaconis e no elenco contamos com Linda Cardellini (que pra quem não sabe ela foi a Velma nos dois primeiros filmes 'live-action' do Scooby-Doo), Roman Christou, Patricia Velasquez, Tony Amendola, Aiden Lewandowski, Sean Patrick Thomas, Raymond Cruz, dentre outros.
O filme se passa no ano de 1973 com Anna Tate-Garcia, uma assistente social viúva de um policial que tem um casal de filhos e mesmo com muito trabalho ela pega um caso de uma mulher que está cuidando de seus filhos de forma indevida onde ela entra na casa e os encontra preso num tipo de guarda-roupa onde são tirados á força contra as vontades da mãe e são levados, mas na mesma madrugada são mortos afogados. Sendo culpada por Patricia, Anna fica muito encabulada sobre o que e como aconteceu tal fato e descobre do pior jeito que seus filhos são os próximos, pois uma entidade que muitos acreditam não passar de uma simples lenda está presente para levar seus filhos.
Ponto positivo, pois só este ano o universo macabro de 'Invocação do Mal' ganhou dois filmes e um perto do outro, pois depois de poucos meses estreou 'Annabelle 3 - De Volta para Casa' (já assisti o filme no cinema essa semana e falei dele aqui então clique aqui pra saber se o longa é bom, como é e tudo mais e só lembrando, sem spoilers, pode ir sem medo... Só tenha medo da Annabelle mesmo). E o legal é que o universo dessa vez se expandiu até o México, pois 'A Chorona' é uma lenda que assusta o pessoal de lá. Espera, você não conhece? É o seguinte: conta a história de uma linda mulher que se casou com um homem e tiveram dois filhos (até aqui tudo lindo), mas depois que ela é traída e descobre, fica possessa e decide acabar com a família afogando os seus próprios filhos num rio e depois tirando sua vida no rio também (agora ficou pesado) e a lenda procede que a alma dessa mulher que virou uma entidade escura caminha por aí com o intuito de encontrar seus dois filhos e afogar novamente tais crianças e por aí vai, pois esse espírito não sabe a hora de parar e vai afogando as crianças que pegar.
Na verdade 'Invocação do Mal' já foi em outros lugares do mundo saindo da América como 'A Freira' (melhor 'spin-off' até o momento) que nos levou numa época das trevas lá na Europa (na Romênia se não me engano) e se lançarem o filme solo do 'O Homem Torto' vamos até a Inglaterra... meio que 'Invocação do Mal da a volta ao mundo'. Mas centrando em 'A Maldição da Chorona', o longa conta uma história 'básica' sobre a entidade com um caminhar muito conhecido (não tão clichê, mas...) com outros filmes de terror que é: algo estranho acontece com um conhecido > passa a acontecer com você e sua família > chama alguém pra ajudar > pode dar certo ou não e fim. No meio dessa regrinha acontecem algumas situações interessantes, posso até falar aqui que quando comecei a assistir eu não dei muita confiança no filme (o trailer na verdade não me agradou), porém algumas situações foram bacanas, sobre sustos eu sou bem suspeito de falar, pois eu não me assusto (se você se assusta facilmente passe a ver muitos filmes de terror, depois de quase ter três paradas cardíacas você se acostuma), mas eu me baseio nas situações e o caminhar da história. Eu achei legal, interessante pegarem uma entidade do México pra ajudar a globalizar o universo mesmo e com o tempo ao assistir o filme fica ainda mais interessante, pois muitos enrolam até chamar alguém que saiba dar um fim naquele mal e tudo mais e aqui não acontece toda essa enrolação. O filme é rápido tendo pouco mais de 90 minutos (o padrão de duração) e ele meio que 'corta no meio' onde temos na primeira parte o conhecimento da entidade, as primeiras vítimas e sabendo que ela está atrás da personagem e na segunda parte (que acontece um pouco mais pra frente que o meio) já temos 'a batalha pela expulsão' que é a parte mais legal do filme que todos esperam e aqui, pro longa ficar 'mais legal' eles meio que apelaram e prolongaram essa parte pra durar mais tempo e dar mais dinamismo ao filme aumentando as situações, sustos e aparições da Chorona.
Gostei do filme, foi meio forçado com essa 'prolongação'? Sim... Ele realmente leva o 'selo Invocação do Mal de qualidade'? Olha é bem difícil, mas foi um filme de terror que se elevou na qualidade da grande maioria, mas ao falarmos de 'Invocação do Mal' já pensamos em uma coisa de outro mundo (no quesito qualidade de terror e história apresentada) e não algo mais próximo do clichê. O que acontece é: talvez eles deram mais atenção aos dois primeiros filmes de 'Annabelle' que conquistou o público (o segundo foi incrível) e depois perceberam que só de levar a frase 'do universo de Invocação do Mal' ele já consegue um certo prestígio e o pessoal vai assistir.
Penso que talvez apareçam alguns filmes futuramente (se a bilheteria continuar rendendo) com personagens que nem se quer vão dar a cara num filme 'Invocação do Mal', mas a 'Warner' sabendo que tal frase associando o filme com o 'universo Invocação do Mal' vende e tem credibilidade, vai continuar, claro que não vão 'chutar o balde' e lançar 'qualquer filme', mas sendo de terror com entidades ou monstros e com uma 'qualidade acima da média' eles lançam (pois claro, se começar a lançar filmes de qualidade inferior, os próprios irão destruir o próximo 'Invocação do Mal' que não tem nada haver com o assunto e este sim é o 'ovo dourado'). Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Maldição da Chorona' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, foi legal, mas esperaria mais, mas mesmo assim ficou acima da média e acredito que vai 'satisfazer' o pessoal que curte filmes de terror e abraçam o 'Universo de Invocação do Mal' como eu abraço. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário