sábado, 25 de agosto de 2018

Invocação do Mal 2


 E o espaço 'Black Dog' fez um mês de vida na web ontem e amanhã irá fazer um mês que comecei a realizar postagens aqui, tenho muito a agradecer o pessoal que visita o local e tudo mais, pois é algo que gosto muito de fazer e espero que num futuro não tão distante eu consiga colher frutos financeiros com ele, mas cada dia é um passo e também irei comemorar as mais de 1.000 visualizações ao todo em menos de um mês que consegui com a ajuda do pessoal que entra e visita este espaço, agradeço muito á todos e espero que continuem e compartilhe os filmes criticados aqui em suas redes sociais e fale também para seus parentes, amigos, pois afinal, todos gostam de filmes não é mesmo? Então hoje eu trago uma postagem especial sendo a de número 51 comemorando todos esses números em cima das 50 primeiras postagens desse blog e vou falar de um dos filmes que mais aterrorizou o pessoal e estou falando de 'Invocação do Mal 2' (título original 'The Conjuring 2') da 'Warner Bros. 
 O longa estreou no dia 9 de Junho de 2016 sendo dirigido por James (grande James Wan) que também trabalhou no roteiro junto com Carey Hayes, Chad Hayes e David Leslie Johnson-McGoldrick. No elenco temos Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O'Connor, Madison Wolfe, Franka Potente, Simon McBurney, Steve Coulter, dentre outros.
 O longa é mais uma vez baseado em fatos reais (contaremos mais sobre isso á seguir) onde o casal Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos. Aqui eles vão para a Inglaterra ajudar uma família que precisa muito da ajuda do casal por estarem sofrendo com uma entidade que se apegou a uma das filhas transformando a vida de todos os envolvidos em um verdadeiro inferno. 


 Eu classifico filmes desse tipo como 'Invocação do Mal', 'Insidious' (ou 'Sobrenatural' como muitas aqui conhecem) como filmes de terror inteligentes. Além do filme possuir uma dose alta de terror (para as pessoas mais acostumadas não tanto, mas para pessoas medrosas é um filme infernal) o longa foca muito, mas muito na história trazendo detalhes, dando a devida atenção a outras cenas e não deixando a peteca do terror cair e isso é muito difícil fazer, porém James Wan e sua equipe tem esse talento. Podemos classificar a franquia 'Invocação do Mal' como a mais lucrativa, a mais esperada e a mais 'talentosa' no gênero terror da atualidade e eles vão longe se continuarem assim, por diversos fatores: o primeiro é de não ter pressa de criar algo 'só para lucrar' e lançar nos cinemas apenas para chamar os telespectadores para assistir, pois o nome 'Invocação do Mal' ou 'The Conjuring' já se vende por si só e eles poderiam lançar um a cada ano se quisessem, porém existe todo um trabalho de preparação, preparação, escolher o melhor caso, trabalhar no roteiro (uma peça muito valiosa), escolher o que permanece e o que vai ser acrescentado e muitos outros itens que são de brutal importância para chegar ao resultado final: um filme brilhante. Este mesmo foi lançado em 2016 e acreditamos que um terceiro será lançado no ano que vem, tivemos um hiato de três longos anos para conferir um outro caso, mas também sabemos que será 'o filme de terror do ano'. O segundo fator são os filmes de origem, com o primeiro longa da franquia tivemos 'Annabelle' que gerou dois filmes e estão conversando sobre um terceiro (são filmes menores, não se compararam com a genialidade de 'Invocação do Mal', mas quebram o galho e são muito interessantes) e o mês que vem vamos ter 'A Freira' que é uma entidade ligada á este filme, o demônio 'Valac', disseram que teríamos um longa focado no 'Homem Torto' que é mais uma entidade que aparece neste filme, porém não acredito muito, pois eles focaram no terceiro filme que, com certeza, trará uma entidade ainda mais sombria e famosa para futuramente criarem um filme solo baseada nela e assim por diante sendo o fator alvo que o universo de 'Invocação do Mal' será maior do que pensamos. 
 Posso citar como fator também o amor ao terror por James Wan que é um gênio no assunto (já falamos aqui de 'A Casa dos Mortos' um projeto dele menor, vale muito a pena dar uma conferida), ele dirige outros tipos de filmes também como 'Aquaman' e dirigiu o sétimo 'Velozes e Furiosos' e na época de 'Invocação do Mal 2' ele recebeu uma oferta que poderia mudar sua vida para dirigir o próximo longa da franquia 'Velozes e Furiosos' e o que ele disse? Não. Isso mesmo! O cara recusou por amor ao trabalho e continuou firme trabalhando com a franquia 'The Conjuring' que cá entre nós, fatura muito também. 
 Falando do filme, ele não tem defeitos sendo um terror ótimo. Ele se passa na década de 70 então o filme consegue nos transportar para essa época com as roupas, o estilo e o jeito de viver das pessoas daquela época. Além disso, como já dito, a história é incrível deixando um ar mais pesado onde o telespectador sempre está atento para algo que vai vir (algum susto), não sendo um filme para se assistir tranquilo. O evento 'Poltergeist de Enfield' que pegaram é muito conhecido pelos pesquisadores e amantes de terror onde a Inglaterra toda ficou sabendo nos anos de 1977 e 1978 sobre a casa mal assombrada. Pegaram a história, estudaram, acrescentaram mais algumas coisas e criaram um grande filme! Outro ponto que eu queria citar é que o mesmo poderia ser muito mais assustador não mudando a história, mas dando mais ênfase ao terror já presente, mas acredito que não fizeram isso para a classificação indicativa não aumentar e eles perderem o público mais jovem. 
 Por precaução eles contrataram um padre para rezar e abençoar o local de filmagens para que nada de mal acontecesse (existe esse costume sobre filmes de terror). O espaço 'Black Dog' classifica 'Invocação do Mal 2' como um excelente filme de terror, eu sou um grande fã desse gênero e digo que a franquia 'The Conjuring' é o supra-sumo do terror da atualidade e vai ser muito difícil um outra filmes conseguir desbancar essa franquia, pois existem os 'filmes trash' com aquele terror mais 'cru' que pode causar mais medo a quem assiste, mas a história não é bem bolada e eles aproveitam todos os momentos para que o terror aconteça, muito diferente deste filme que leva uma história 'normal' com um 'ar pesado' em todos os lados e outras coisas acontecem como o Ed Warren tocando e cantando Elvis para a família, por exemplo, ou o mesmo concertando as coisas na casa pela família ser composta por uma mãe e seus quatro filhos. 
 Agora irei falar um pouco sobre a história real onde eles se basearam para criar o segundo filme da franquia 'The Conjuring', então se você ainda não viu e não quer saber sobre absolutamente nada da história aqui contada eu peço para parar a leitura depois da foto a seguir e depois visitarem a postagem para continuar e saber da história real.

 Foto onde Janet, a criança que era atormentada aparece levitando de sua cama. Foto dos responsáveis investigadores e professores de psicologia que estavam no local: Maurice Grosse, Guy Lyon Playfair, Anita Gregory e John Beloffwere.

 O caso 'Poltergeist de Enfield' foi comentado por muitos tabloides ingleses na época que aconteceu que foi no ano de 1977. Era uma mãe com quatro filhos que moravam numa casa e depois de um tempo começaram a ouvir barulhos estranhos, mobília que se movia sozinha e coisas que desapareciam e apareciam em outro lugar do nada. Houve relatos de pequenos incêndios que ocorriam na casa e depois o mesmo se apagava e não deixava nenhuma marca no chão. Disseram que Janet, a garota de 11 anos que era atormentada foi 'escolhida' pelo espírito 'Poltergeist' (que é um nome em alemão para 'espírito brincalhão' que gosta de 'causar' na casa fazendo essas bagunças) pela sua idade, começo da mudança de hormônios e tudo mais. 
 Aconteciam diversas coisas estranhas com Janet que sofria 'possessões' e ficava com uma força muito grande onde os pesquisadores e investigadores que estavam na casa tentavam contê-la, outra foi que ela foi medicada para dormir com um calmante muito forte e trancaram a menina no quarto e depois de um tempo escutaram muitos barulhos vindo dele onde os adultos que estavam no andar de baixo correram para ver o que estava acontecendo e encontraram a mesma dormindo em cima de um rádio dentro do quarto (naquela época eles costumavam ser grandes) e isso não aconteceu apenas uma vez. Ela também 'incorporava' uma entidade que falava através dela e existem registros da garota dando uma entrevista (digo, o tal fantasma). Duvidaram que seria 'ventriloquismo', mas foi estudado que para sair aquela voz, naquele tom era preciso usar uma terceira 'corda vocal' que temos que só é usada quando perdemos a voz ou algo semelhante onde as outras não 'funcionam' e que era impossível usar ela por mais de 5 minutos, pois trariam muitos problemas para a garganta como inflamação e até a perda de voz temporária, mas a jovem Janet falava 'com essa tal corda' (se a mesma de fato era usada) por horas sem apresentar nenhum problema. Você tem alguma explicação? Se tiver coragem confira abaixo o vídeo de registro que eu trouxe para vocês com a verdadeira Janet no ano de 1977 onde a entidade fala através da garota, entrevista e documentário do famoso canal BBC:


 Você pode estar se perguntando o motivo das garotas estarem com uma certa 'calma' com tudo que se passa. Essa parte é um pouco estranha, pois diziam que muitas vezes as garotas gostavam de 'aprontar pegadinhas' com as pessoas que iam visitar a casa ou com os próprios investigadores mudando as coisas de lugar e tudo mais. Com isso, muitas pessoas desacreditaram no que aconteceu e generalizaram tudo dizendo que o caso era uma grande brincadeira causada pelas duas garotas. Um dos envolvidos tem mais de 100 horas (se não me engano) de conversas com as entidades que possuíam a garota, pois era mais de uma. Não sei se elas tinham 'gostos estranhos' e mesmo sofrendo desse mal elas gostavam de apimentar ainda mais o caso 'sobrenatural' ou algo do tipo, pois as duas irmãs eram muito grudadas. Enfim, muitos tem suas dúvidas, existem registros de fenômenos capturados que ninguém consegue explicar e outros que as pessoas tem uma certa duvida como, por exemplo, a imagem que postei logo quando comecei a falar do caso onde a jovem Janet está 'levitando'. Muitos disseram que ela está apenas pulando da cama e esse foi um dos três taques tirados, mas os que estavam na casa dizem que não e que era muito comum os móveis levitarem também por alguns minutos á centímetros de distância do chão. 'Poltergeist de Enfield' é um dos casos mais falados, estudados e até mesmo criticados e claro, um dos mais famosos que decidem muitas opiniões pelo mundo e ainda mais depois do lançamento do segundo filme da franquia 'Invocação do Mal 2' que o escolheu, não se sabe se compraram o mesmo ou se a empresa que produziu teve direitos para 'rodar a história' por volta deste caso. 
 Agora vem a grande pergunta: e o casal Warren que não foi falado nessa 'história real'? Na verdade o filme 'Invocação do Mal 2' transformou o casal Warren em 'super heróis' no filme contando sobre diversos feitos que eles fizeram no longa, mas na verdade não foi isso que ocorreu. Disseram que realmente eles viajaram até a Inglaterra para participarem do caso de Enfield, porém Ed vendo todos aqueles jornalistas querendo saber mais informações e se atualizarem do assunto, o homem quis 'ganhar um a mais se aproveitando da situação' (acredite se quiser) e disse para um dos envolvidos aquilo era dinheiro fácil e um dos investigadores expulsou o casal da casa onde eles não ficaram nem um dia (que coisa não?). Então 'Hollywood' transformou o casal em heróis em um caso que na verdade nem pertenceu a eles. Claro, o filme conta muito mais do que esse caso, inventaram mais 'monstros' para apimentar a história e ela ficar mais completa e aterrorizante. E como tudo acabou? Janet foi levada para um hospital e ficou internada por semanas e as coisas que aconteciam na casa foram diminuindo de intensidade, os barulhos, os fatos e todo o resto até se extinguir como começou, de repente. Depois ela se casou com um leiteiro e os outros filhos também seguiram sua vida e a mulher viveu por anos naquela mesma casa com seu filho Billy até falecer. 
 Gostou da história? E do filme? Faça parte desse espaço e use o campo de comentários para deixar sua opinião tando de um quanto do outro e (filme e a história). Vou finalizar com três vídeos sobre o filme de terror 'Invocação do Mal 2' que, se você ainda não assistiu, terá que ver!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário