segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

O Exorcista


 E hoje vou falar um dos maiores, se não for o maior, clássico do filme de terror de todos tempos e estou falando de 'O Exorcista' (título original: 'The Exorcist') que foi lançado no dia 29 de Julho de 1974 e até hoje é muito famoso (óbvio), mas será que ele é um 'filme perfeito do gênero terror?' Eu estou aqui pra falar sobre o longa e mostrar os mais variados 'por quês' de inúmeros pontos do longa ao meu ponto de vista e cabe a você participar nos comentários! Vamos a ficha técnica que já é tradição aqui.
 Dirigido por William Friedkin e roteirizado por William Peter Blatty que é o autor da obra original e no elenco contamos com Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow, Jason Miller, Lee J. Cobb, Kitty Winn, Jack MacGowran, dentre muitos outros.
 O filme conta a história de Chris, uma mulher que é atriz e muito rica que tem uma filha chamada Regan que, de repente, começa a se comportar de maneira estranha mudando a vida da atriz que estava planejando viajar e tudo mais. Com isso ela procura inúmeros médicos pra resolver o problema da filha que associam aquilo com algum problema psicológico, mas nenhum exame apresenta nada de errado com a menina que acaba piorando cada vez mais ficando agressiva, mudando de voz, falando coisas obscenas e até mesmo mudando sua aparência. Com isso, um padre chamado Karras que entrou pra igreja e ela ordenou que ele estudasse psiquiatria foi chamado pra ver um caso de 'possessão demoníaca' onde um dos médicos que a garota foi deu tal 'dica' pra mãe, pois nada estava resolvendo. Karras achou um absurdo, pois na época os casos de exorcismos eram de extrema raridade (não é como hoje que existem muitos filmes e qualquer um pode fazer, aqui existia uma burocracia) e ele deu certeza que a garota estava com problemas mentais indicando internação. A atriz Chris, mãe de Regan, falou pro madre ir ver a garota e ele aceita. Porém chegando lá o caso muda de figura quando a jovem já possuída há um tempo fala coisas intimas da vida do padre que acaba tendo certeza que a jovem realmente está possuída pelo demônio.


 O filme 'O Exorcista' é um teste pra ver se você realmente não tem medo de filmes de terror se o assistir e não se assustar com nenhuma cena, pois o longa realmente é impactante. Vou dizer por mim, eu assisti o longa ontem a noite e já era mais de uma hora da manhã e eu não senti medo ou calafrio, porém as vezes que eu fui pra cozinha e ao banheiro eu tive que ascender todas as luzes da casa (fica na mente), e mesmo sem sentir medo eu o classifico, sem sombras de dúvida como o longa com a taxa mais alta de terror presente e isso ninguém pode discordar, realmente não é um filme pra todos onde pode causar sérios problemas na hora de dormir por semanas eu diria, pois algumas cenas fica na mente e são difíceis de esquecer.
 O longa foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme e ganhou no ano de 1974 nas categorias de 'Melhor Roteiro Adaptado' e 'Melhor Som' além de ser indicado em diversos outros segmentos e no 'Globo de Ouro' o longa ganhou como 'Melhor Filme', 'Melhor Diretor', 'Melhor Atriz Coadjuvante: Linda Blair' e 'Melhor Roteiro'. Antes de falar diretamente do longa quero falar sobre algumas informações que giram em torno dele, pois tais filmes tem 'acontecimentos sobrenaturais' que acontecem com o elenco ou com coisas que acontecem nos set´s de filmagem que não tem explicação. Primeiramente oito pessoas da produção morreram como o homem que era o responsável por deixar o quarto gelado onde a garota estava, o filho que (me parece) que não nasceu e acabou morrendo de um homem que trabalhava por lá, o vigia que foi morto á tiros, acidentes com jardineiros onde um arrancou um dedo da mão e o outro um dedo do pé e o ator Jack MacGowran que morreu de pneumonia pouco tempo depois que o filme foi lançado oficialmente. O filme durou 21 meses pra ser rodado e trabalhado e isso é muito tempo, com isso, muitas pessoas alegam que não foi algo sobrenatural essas pessoas morrerem, porém se passou dois anos numa equipe com mais de 100 pessoas envolvidas no projeto do filme 'O Exorcista' é meio que 'normal' tais fatalidades acontecerem. Porém temos relatos que alguns incêndios acontecia no set e um deles foi tão grande que destruiu muita coisa onde os atores tiveram que dar uma pausa de um mês para organizarem e criarem tudo novamente e também teve o acidente com a atriz Ellen Burstyn que foi arremessada pela 'filha endemoniada' da cama e a atriz realmente bateu as costas sentindo uma dor tremenda ficando afastada por um tempo pra se recuperar de tal acidente e um fato curioso é que foi 'tão normal' o ocorrido dela bater e o grito que deu que tal registro foi usado na cena original.
 Antes de começar, um dos 'cabeças' do longa fez um documentário recentemente sobre exorcismos com o padre Amorth (já falecido) e o 'Black Dog' falou sobre tal documentário que vocês podem ver informações mais detalhadas dele clicando aqui e agora, sem mais delongas, vamos falar sobre o filme que muitos tem curiosidade pra assistir porém não tem coragem.
 'O Exorcista' é o filme pioneiro da maioria dos filmes de terror da atualidade, isso é, todos (ou a grande maioria, mas na verdade todos que usam o assunto 'exorcismo' na história) bebem da água da fonte do longa 'O Exorcista' que foi um grande sucesso da 'Warner Bros.' na época e que foi baseado na história real de um garoto que foi possuído em 1949 nos Estados Unidos onde um jovem padre de 27 anos ficou semanas 'lutando' contra o demônio dentro dele pra libertar a criança. Mas enfim, o longa é um clássico, cheio de cenas muito conhecidas e que trazem muito temor pras pessoas que só viram algumas cenas como a garota descendo as escadas daquela forma assustadora (pra mim, a cena mais assustadora, eu confesso aqui que tenho medo de cenas com movimentos rápidos de pessoas que andam com a barriga pra cima e braços e pernas pra baixo, é difícil falar como é, mas enfim, é a cena da escada, porém ela foi rápida e não deu pra ter tanto medo assim). O longa tem todo esse sucesso por ser o primeiro a abordar tal assunto de uma forma 'grotesca' trazendo pânico pra todos que viam, pois a maquiagem, os 'truques' que faziam para a garota levitar e os objetos voarem por exemplo não eram obras de computação gráfica, pois nem existia, mas sim de bons truques que conseguiam trazer pânico no telespectador. Além de ser o 'primogênito' a trazer tal assunto e ser muito reconhecido mundialmente, as cenas de terror aconteciam naturalmente dentro da história não 'preparando' o telespectador pra nada (hoje tem aquelas músicas antes do personagem abrir uma porta pra ver o que tem dentro, por exemplo, então a musica aumenta a tensão), no 'O Exorcista', não sei se não empregaram isso, pois não era comum ou porque não quiseram, mas pegavam as pessoas de surpresa acontecendo algumas uma seguida da outra onde aumentava o pavor do telespectador. 
 Mas com tudo isso, cenas conhecidas, história e a fama faz com que o filme 'O Exorcista' seja uma 'obra-prima' do terror? Eu respondo pelo meu ponto de vista que a resposta é (surpreenda-se) não! Claro que cada um tem sua própria opinião sobre o filme, tem pessoas que defendem com unhas e dentes dizendo que o filme não tem nada de errado, mas calma que eu vou explicar os meus motivos, ok? Se quiser se manifestar, fique a vontade no campo de comentários, pois você será muito 'bem-vindo'!
 O filme tem 122 minutos de duração e posso falar que o roteiro foi bem escrito mostrando os dois lados da história: a mãe Chris com sua filha Regan que sente falta do pai e tudo mais e o lado do padre Karras que tem problemas financeiros, sua mãe está muito idosa e ele está com medo de todos esses problemas o fizerem 'perder a fé'. No começo temos esse 'desenrolar' da história apresentando pra gente os personagens, mas o ruim é que demora uma hora (sim, 60 minutos) e eu contei assistindo ontem dando pausas e voltando o filme, pra garota Regan realmente apresentar 'estranhidades' e o padre conhecer de fato a mãe dela pra poder ajudar. Posso dizer que os primeiros 60 minutos são muito lentos para o terror acontecer onde não acontece em nenhuma parte de fato. Agora você pode estar se perguntando: "Mas estava preparando a história, isso é comum nos filmes!" e eu respondo: claro, muito comum, mas talvez por ser o primogênito eles ainda não aprenderam a dar 'indícios' do terror nesse tempo que só se conta a história, não é chato de se assistir na primeira vez, mas confesso que na segunda tive que ter um pouco de paciência. Ao meu ver poderiam ter 'surpresas' como o 'demônio' que possuiu a garota soubesse da vinda do padre e coisas acontecerem de estranho na vida dele como coisas se movendo ou algo do tipo, pra dar um 'ponta pé' e não fazer o telespectador esperar tanto. Claro que estamos falando de 'O Exorcista' e a pessoa que vai assistir pela primeira vez já começa com os olhos quase fechando com medo que apareça algo, rola uma tensão dentro do telespectador ao saber do filme e a fama que o título traz, mas realmente diretamente do filme nesses primeiros 60 segundos não tem nada e ao meu ver poderiam agilizar e muito esse tempo cortando pra 20 ou 25 minutos no máximo, mas enfim, vamos seguir. Percebi que depois temos mais 30 minutos de 'apresentar o terror', quando as coisas parecem que vão ficar feias, aqui começa um 'ponta pé tímido' com algumas cenas, porém o longa só se torna realmente bom dando 'jus' ao nome que lhe fez, que o tornou nos últimos 30 minutos de filme onde acontecem uma coisa atrás da outra e tudo é focado no quarto com a Regan já endemoniada, aqui que o terror mora, é aqui que os 'cabeças' do projeto injetaram 'terror puro' e aconteceu o que aconteceu. Pra mim o 'calcanhar de aquiles' (nunca usei essa expressão aqui) é o começo do longa, o caminhar lento, poucas coisas acontecendo, muita conversa que dava pra dar uma resumida e pouco ou quase nada se referindo que o terror estava chegando, como algumas coisas estranhas acontecendo a cada dez em dez minutos no mínimo! 
 Foi o que eu disse, 'O Exorcista' talvez não teve essa ideia por ser o pioneiro, ou talvez, por querer misturar 'drama' ao filme mostrando o sofrimento do padre e 'engatinhando lentamente' com a Regan fazendo exames e tudo mais, eles tiveram mais roteiro, criaram mais coisas, mas ao meu ver eles poderiam ter resumido muito ou recheado com coisas estranhas nesse tempo. Os trinta minutos finais da 'jus' ao título 'O Exorcista' de ser o longa mais aterrorizante, só aqui que temos uma certa dinâmica, um desfecho muito bacana e tudo mais que surpreendeu o público. 
 Eu tenho muito disso de 'comparação', muitos gostam e outros não, mas eu tenho mania e vou usar como exemplo aqui o filme 'Hereditário' que foi a maior surpresa de 2018 do gênero terror e que eu falei dele aqui no 'Black Dog', lógico! Clique aqui e você será direcionado á postagem mais que especial sobre o longa. 'Hereditário' foi comparado ao 'O Exorcista' e posso dizer que o filme ganha em alguns aspectos e perde pra outros, por exemplo: 'Hereditário' construiu uma história tenebrosa desde o comecinho, algo que 'O Exorcista' teve que esperar 60 minutos. 'Hereditário' tem uma tensão monstruosa do começo ao fim, algo que só acontece nos momentos finais de 'O Exorcista' que traz cenas muito impactantes, coisa que 'Hereditário' também traz, mas não tanto quanto 'O Exorcista' então já fica a dica pra ver os dois se você gosta muito do gênero e ainda não viu 'O Exorcista' ainda.
 Como eu disse, 'O Exorcista' começou com isso e os filmes que vieram depois concertaram alguns aspectos, porém não ousou tanto quanto ele, talvez pela classificação ou tentou, mas falhou, porém não tiro o mérito (quem sou eu) de 'O Exorcista' ser um filme 'casca grossa' no sentido terror, porém 'Hereditário' não fica atrás quando o assunto é: tensão e roteiro 'assombroso', pois a história do filme inteira é 'maligna', não tem um momento feliz de verdade. 
 Então vamos concluir, se não vou até o Natal escrevendo: o espaço 'Black Dog' classifica 'O Exorcista' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme de terror. Indico pra todos assistirem, pois é um clássico, porém vocês devem entender que nem todos os clássicos são 'obras-primas', um exemplo é o filme 'O Sexto Sentido' clique aqui pra ver a postagem, ele é um clássico e vi há alguns dias (re vi pra falar a verdade), o longa tem cenas incríveis e uma história muito boa, porém o filme é lento, demora pra pegar impulso, mas mesmo assim é um bom filme e é um clássico! Bom, espero que tenham gostado e muito da postagem, pois demorei pra escrever (perdi a hora) e quero que compartilhe nas suas redes sociais e indique pro pessoal acessar e até você mesmo, pois só assim poderei continuar dando vida a este espaço. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'O Exorcista' e assista se não tiver muito medo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário