
E estou aqui pra falar do filme 'O Terminal' de Tom Hanks que eu não tinha assistido até a noite de ontem e, se não me engano, dentro da filmografia desse grande ator, tal longa seja um dos que não são tão lembrados, pois teve uma época que o longa sim era muito falado, mas atualmente eu não vejo ninguém falar ou lembrar dele onde, fiquei um pouco receoso, pois o filme poderia ser ruim ou abaixo das expectativas dentro dos filmes que Tom Hanks que trabalhou, mas mesmo assim dei uma chance, o assisti e estou aqui pra falar dele. Estreando dia 10 de Setembro de 2004, 'O Terminal' é um filme baseado numa história real, que foi roteirizado por Steven Spielberg (eu não sabia que ele o roteirizou) e dirigido por Andrew Niccol, Jeff Nathanson e Sacha Gervasi. No elenco contamos com as presenças de Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Diego Luna, Eddie Jones, Guillermo Díaz, Mark Ivanir, Michael Nouri, Stanley Tucci, dentre muitos outros.
O filme conta a história de Viktor Navorski, um homem que chegou aos Estados Unidos com uma missão, mas foi barrado no aeroporto não podendo sair. O motivo? Quando ele estava vindo de avião, o seu país sofreu um golpe de estado e explodiu uma guerra repentina onde o mesmo cortou alianças com os Estados Unidos que simplesmente não o reconhecia como um cidadão do país, já que ele não existia, e o homem também não podia voltar. Com isso, Viktor deve esperar até as coisas se encerrarem pra ele poder sair do Aeroporto (ou Terminal) e visitar Nova Iorque ou voltar para sua casa, pois agora ele não pode fazer nada a não ser esperar e não sair de dentro daquele Terminal.

Imagina só a situação de Viktor que sabe falar o mínimo de inglês, dentro de um Terminal que parece uma cidade com tantas lojas e um fluxo de gente imenso e ele não saber se virar! Eu comecei á assistir ao filme sabendo que ele tem mais que duas horas de duração, que eu não ligo pra falar a verdade, mas confesso que no início eu achei estranho sobre o que esse homem totalmente perdido vai fazer por duas horas caminhando de um lado pro outro no Terminal sem nada pra fazer. Sim, o começo, lá pelos primeiros trinta minutos foi um pouco 'meh', pois o longa tinha que situar o personagem dentro daquela vastidão e ao mesmo tempo mostrá-lo perdido e desorientado sobre o que poderia fazer da sua vida já que ele não podia voltar pra casa e muito menos pisar em solo americano (fora do Terminal), mas não demorou muito pro longa ganhar forma e mostrar que Viktor começou a 'se virar' lá dentro, conhecer pessoas e até mesmo virar uma figura dentro daquele terminal, calma, muitas coisas aconteceram e aqui não tem spoilers.
Eu achei o filme fantástico sendo um dos melhores filmes que já vi na vida! Tom Hanks é um dos melhores atores e com toda certeza 'O Terminal' é um grande filme dentro de sua carreira de ouro ao lado de 'A Espera de um Milagre' e 'Forrest Gump' (ambos já critiquei aqui no 'Black Dog'), creio que este não tenha o mesmo nível desses dois citados, mas mesmo assim é tão grandioso quanto, pois o longa mistura drama com um pouco de comédia ao mostrar o jeito simples de Viktor, como ele vai conhecendo as pessoas, tem uma forte crítica aos imigrantes de países pobres ou menos favorecidos que tentam ganhar a vida nos Estados Unidos e Viktor se encaixou com essa galera que eu amei 'conhecer'.
Como mencionado, pensei que o filme seguiria num rumo mais dramático sobre o homem que não sabia como seria o dia de amanhã dentro daquele Terminal, mas que bom que ele não seguiu esses passos, caso contrário, se tornaria um filme extremamente diferente e nada brilhante como o que foi apresentado no material final de 'O Terminal'. Em vez de se preocupar, claro que rolou tais sentimentos, o personagem se virou dentro do Terminal, fez amizades e de um simples estranho estrangeiro azarado se tornou uma figura e até mesmo uma 'pedra no sapato' do novo chefe do Terminal, um homem que estava lutando muito pra conseguir o cargo até esse 'incidente' acontecer e tirá-lo do sério.
Eu amei o filme, sua história apresentada, evolução, personagens que vem e vão e os que trabalham lá dentro. Não sei até que ponto foi real ou ficção, mas realmente foi uma grande história que aconteceu com Viktor que infelizmente faleceu no ano de 2022, mais precisamente no dia 12 de Novembro. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'O Terminal' como um 'excelente' (cinco estrelas) filme! Sim, foi uma surpresa até pra mim e o classifiquei com a nota mais alta, pois o longa tem uma história incrível onde consegue te sugar pra dentro daquela vivência de Viktor, o que ele vai fazendo e aprontando no Terminal enquanto ele é um homem sem Pátria e não pode ir e nem voltar, fora o seu grande segredo que ele foi fazer em Nova Iorque o que é de emocionar qualquer um. Considero muito que você assista, é a arte imitando a vida de uma maneira mais colorida e incrível onde assistir o longa foi uma experiência muito positiva em minha vida e creio que será na sua também.
Oi, antes de você conferir os trailers do filme aqui comentado eu quero agradecer muito sua visita aqui, se puder deixe um comentário logando na sua conta do Google e compartilhe a postagem em suas redes sociais pra mais pessoas saberem da existência desse espaço onde critico filmes desde 2018. Infelizmente eu não recebo nenhuma ajuda financeira pra continuar tocando esse projeto 'Black Dog' pra frente, então se você quiser ajudar, pode estar contribuindo com qualquer valor para CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com, é a minha chave pessoal, eu tenho gastos e qualquer ajuda será bem vinda! Agradeço de coração e agora sim, confira três vídeos sobre o filme 'O Terminal'.
"Descanse em paz Kiko, saiba que você ainda é meu melhor amigo e guardarei boas lembranças suas para todo o sempre, um cachorro brincalhão, fofo, carinhoso e um bom companheiro. Sua perda foi muito triste, mas foi o melhor pra você e se realmente existe um 'Céu dos Cachorros' eu acredito que você esteja lá, feliz, brincando e mandando energias positivas pra cá com muita felicidade com seu grande coração bondoso e fiel. Sempre te amarei meu amigo Kiko."
Nenhum comentário:
Postar um comentário