sexta-feira, 27 de julho de 2018

O Diabo e o Padre Amorth


 Vou ser sincero, eu não vou muito com a cara de documentários e talvez vocês verão poucos nesta área aqui no espaço 'Black Dog', porém fiquei muito ansioso quando soube a notícia de que o diretor do clássico filme de terror 'O Exorcista', William Friedkin, fez um documentário sobre uma possessão real, pois ele nunca tinha visto e queria registrar, além de focar no padre Amorth que foi um homem muito conhecido e que ajudou muitas pessoas que sofriam deste mal, ele realizava tais exorcismos com a autorização do próprio Vaticano que é o 'manda chuva' nesse assunto. Além disso, no documentário, conhecemos uma mulher chamada Cristina que está possuída e faz tratamentos (exorcismos) por um período de tempo para enfraquecer o demônio e libertar a mulher. Também vemos as opiniões de alguns psiquiatras e professores que dominam a área cerebral e doenças como também distúrbios para sabermos se aquilo está dentro do conhecimento deles ou se realmente é algo sobrenatural e que possessões existem de fato. 


 O documentário estreou no dia 31 de Agosto de 2017 na Itália e essa semana na plataforma de filmes digitais em stream 'Netflix'. Como dito acima, o documentário é sobre exorcismos e é registrado pelo próprio William Friedkin uma sessão de exorcismo com o padre Amorth e Cristina. É contado também um relato de uma senhora que foi ajudada pelo padre e alguns estudiosos na área psiquiátrica sobre o assunto onde é mostrado o vídeo de registro de Cristina e eles falam sobre o que acham e comparam com algumas doenças e distúrbios que parecem muito com uma possessão. 
 Ele é curto tendo uma hora e poucos minutos. O vídeo de Cristina toma uns vinte minutos de todo documentário (que acredito ser a chave de ouro para William e era o que ele queria nos passar), além disso não existe nada de novo. O documentário tem o lado dos fiéis e o lado dos doutores, é contado um pouco sobre a vida do padre Amorth, mas a passagem é rasa. Quem gosta do assunto e de filmes de terror podem até se impressionar um pouco (depende da pessoa) com o registro de Cristina, mas com as conversas sobre o assunto não, pois é o mais do mesmo e como dito, o registro de vinte minutos mostrando Cristina e o padre Amorth tentando libertar a mulher que começa a falar com uma voz estranha enquanto era segurada por alguns homens para que permaneça sentada enquanto o ritual era realizado não é só a cereja do bolo, mas sim o bolo em si e as demais partes apenas enchem os buracos para aquilo virar um documentário de uma hora.
 Eu esperava algumas explicações, mais relatos e mais história, achei o documentário muito vago para apontar apenas para o exorcismo, pois o mesmo tinha que ir além disso, mas é "assístivel" para curiosos como eu e uma hora não fará muita diferença em seu dia. Confira abaixo dois trailers sobre o documentário 'O diabo e o padre Amorth' (título original: The Devil & Father Amorth). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário