segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Hereditário


 Finalmente e felizmente eu consegui assistir ao filme 'Hereditário' (título original: Hereditary) que deu o que falar antes mesmo de lançar prometendo ser o terror do ano trazendo muitas novidades e tudo mais, mas será mesmo que o longa tem tudo isso a oferecer? Estreando no dia 21 de Junho de 2018, 'Hereditário' é um filme de terror dirigido e roteirizado por Ari Aster (por favor, tenha mais ideias) e no elenco contamos com Toni Collette, Gabriel Byrne, Alex Wolff, Milly Shapiro, Ann Dowd, dentre outros.
 O longa conta a história da família Graham onde a avó morre logo quando o longa da as caras, uma mulher misteriosa, com amigos seletivos e com problemas mentais. Não demora muito para coisas estranhas acontecerem com os familiares dentro da casa que descobrem que existe algo que a avó (mãe de Annie) deixou pra trás e é no mínimo perturbador. 


 Uma palavra que resume o filme 'Hereditário': 'perturbador'. Ari Aster teve uma ideia de gênio ao criar essa trama realmente pavorosa sobre uma família e uma 'herança' deixada fazendo com que a vida dos membros virasse um terrível pesadelo. O longa é um filme de terror diferente de 'Invocação do Mal', por exemplo, e antes que digam o motivo de citar tal filme é porque ele é "referência" e muito provável que você já o tenha assistido e por um lado onde ele é sensacionalista com o gênero, traz aparições diabólicas, causa medo com cenas rápidas e sustos 'surpresa', pelo outro lado, o filme 'Hereditário' já tem por si só um clima muito, mas muito tenso onde os mais medrosos não conseguiram assistir só pelo clima, pois parece que do nada vai acontecer algo. O filme é tão 'tenso' que o terror é, por sua vez, injetado nas 'entranhas' do filme o fazendo por si só ser sinistro e o gênero não aparece com a 'cara escancarada', pois o longa não precisa disso pra causar o temor no telespectador.
 O caminhar do filme não é dinâmico, mas também não é lento, acontecem algumas situações ao decorrer da história que não precisa ser acelerada. A sinopse que criei pra ele foi muito curta, pois temos muitas surpresas durante o longa e até mesmo no início (não tão no início, dentro dos primeiros trinta minutos) que pega todos telespectadores de surpresa e depois disso muitas coisas estranhas começam a acontecer. Misturando o sobrenatural com doenças mentais 'hereditárias', o filme traz em seu conteúdo rico uma história macabra onde o telespectador vai descobrindo aos poucos e quase se afogando no meio de tanta obscuridade que a história apresenta. Existem cenas 'perturbadoras' para algumas pessoas que exalam o terror presente no longa e algumas eu confesso que fiquei 'boquiaberto' ao presenciar considerando o longa um dos melhores filmes do gênero que já vi. O roteiro não apresenta nenhuma preguiça, é uma historia longa com 126 minutos de duração onde detalhes estão presentes e acontecimentos se conectam com uma história do passado para revelarem um grande plano triunfal. Eu sou apaixonado pelo gênero 'terror' e o filme 'Hereditário' fez meu 'coração bater mais forte', pois ainda fazem filmes de terror com extrema qualidade sem querer ser o 'famosinho de Hollywood' (puxando a orelha de franquia 'Invocação do Mal') não! Claro que eu adoro tal franquia, mas é de extrema paixão ver um longa sem uma produtora grande por trás como a 'Warner' para 'The Conjuring' com a ideia de um homem que consegue criar uma história tão insana e tenebrosa como 'Hereditário'. Com todos esses pontos altos sobre este filme que posso classificar como uma obra prima do 'terror', o espaço 'Black Dog' classifica 'Hereditário' como um excelente filme e posso dizer mais, é o filme de terror de 2018. Com um material diferente e totalmente ousado, 'Hereditário' conseguiu impressionar muitos com a genialidade presente, personagens interessantes e uma história de cair o queixo, ou decepar a própria cabeça (vai fazer todo o sentido). Confira abaixo três vídeos sobre o filme e já falo mais uma vez, se realmente Ari Aster inventou todo esse universo, você tem que se apressar pra, pelo menos, no Halloween do ano que vem ou maios tardar 2020 trazer mais uma obra-prima como esta, pois eu fui capaz de assistir e aplaudir de pé no encerramento dos créditos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário