quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O Show de Truman: O Show da Vida

                                          

 E por esses dias o grande Jim Carrey fez aniversário e decidi assistir um filme dele que nunca tinha assistido e hoje falarei de 'O Show de Truman' que não é um filme de comédia protagonizada por Jim Carrey como alguns pensam em só ver o poster ou algumas imagens, mas traz uma história mais 'concreta' e um pouco 'assustadora'. Estreando no dia 30 de Outubro de 1998 sendo dirigido por Peter Weir e roteirizado por Andrew Niccol que também foi um dos produtores, temos no elenco Jim Carrey, Ed Harris, Natascha McElhone, Laura Linney, Paul Giamatti, Noah Emmerich, Heidi Schanz, dentre muitos outros.

 O filme conta a história de Truman, um homem de trinta anos que não sabe que sua vida é uma tremenda farsa e antes dos reality shows como 'Big Brother Brasil', dentre outros, essa ideia foi pensada para um filme bem antes, pois existem ideias desde o começo da década de 90. Enfim, Truman tem uma vida 'elaborada' por um tipo de emissora que transmite 24 horas por dia, 7 dias por semana a vida dele onde todos os lugares tem câmeras e tudo faz parte de um roteiro das pessoas ao seu redor, como sua esposa insistindo que ela tenha um filho, dentre outras situações. Eles ganham milhões na américa pelo programa e Truman não faz a mínima ideia que ele é o protagonista desta vida falsa que esconderam dele o tempo inteiro, mas chega um dia que sua ficha começa a cair e ele quer descobrir a verdade.


 Como dito eu nunca tinha assistido ao longa e, talvez, se não fosse pelo Jim Carrey eu não assistiria tão facilmente, mas vamos seguindo. O longa é realmente original tendo uma história que pegaram todos de surpresa trazendo Jim Carrey com aquele jeito espalhafatoso dele (sim, tem um pouco de comédia, mas o mínimo mesmo) que vive dentro de um reality show numa cidade fantasiosa e que trabalha com seguros. Em todos os lugares que ele está existem câmeras onde o show é transmitido em todos os lugares e dentro dele existem comerciais de produtos que bancam o programa. É um sucesso, mas em vez das situações da vida acontecerem naturalmente, quem manda no show (e na vida de Truman) é o criador Christof junto com alguns produtores e uma grande equipe que trabalha por trás desse grande projeto e isso conta como ele conhecer pessoas novas, querer ir pra lugares (se ele quer e não está dentro do 'roteiro' alguma coisa acontece pra impedi-lo), dentre outras coisas. 
 Porém chega num ponto que Truman começa a desconfiar de algumas coisas e decide ir atrás pra ver o que realmente está acontecendo. Como eu disse o longa é bem original e foi até indicado ao Oscar onde não levou nenhum prêmio, mas ganhou em outros festivais, mas enfim, o longa é tão bom assim?
 'O Show de Truman' tem essa teoria de sempre estar sendo observado, essa questão da vida manipulada e até mesmo de ganhar liberdade e muitas pessoas assistem e o classificam como um grande filme, mas pra falar a verdade eu não consegui enxergar tudo isso no longa. Claro, é um filme bem trabalhado e a história é interessante, pois seria bizarro alguma coisa do tipo acontecer com alguém (ou com você mesmo), mas ok, temos esse 'plano de fundo', mas a história não traz uma grande história como um grande plano de fundo (na minha opinião ok?).
 Pois depois que Truman percebe que algo está errado ele tenta 'burlar' as coisas que acontecem, algumas coisas rotineiras, pra conseguir escapar daquilo (não é 'spoiler', é o básico do filme) e nada mais além disso acontece, o personagem não entra numa grande situação, pois o que é grande, de fato, é o 'plano de fundo' do filme, apenas e pronto. Claro, o longa não é chato e está longe disso, 'O Show de Truman' me entreteu demais e eu gostei de conferir esse filme que nunca tinha visto, mas eu esperava bem mais dele, coisa que não aconteceu.
 Só por curiosidade a ideia de fazer um filme desse tipo começou a ser 'desembolada' no começo da década de 90 e muitos roteiros foram escritos para 'O Show de Truman' e muitos deles era bem mais puxado pro drama e pra 'ficção-científica' do que pra algo mais 'descontraído' como este resultado final que tivemos com Jim Carrey e eu fiquei curioso de ver outras versões do longa que, talvez, se encaixariam melhor nessa 'aventura' e 'descoberta' de Truman com tudo que está rolando ao redor dele se tivessemos mais drama injetado na história. Acho Jim Carrey um gênio e um dos melhores atores que conheço, mas tem filmes que ficaria melhor com outro ator e isso é um fato. Por fim, depois de alguns anos de lançamento desse longa algumas pessoas que sofrem com esquizofrenia achavam que estavam sendo observados em todos os lugares que iam e frequentavam como o protagonista deste filme e um psiquiatra deu um nome a essa doença "A Desilusão de Show de Truman". Bom, depois dessa crítica o espaço 'Black Dog' classifica 'O Show de Truman' como um 'bom' (três estrelas filme, apresentando um final muito genial e uma história boa e completamente original, mas no meio não temos muita coisa que eu achei incrível e pra mim deixou um pouco a desejar. Acha o contrário? Use o campo de comentários e vamos bater um papo sobre o filme 'O Show de Truman'. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'O Show de Truman' estrelando Jim Carrey.



Nenhum comentário:

Postar um comentário