'Transtorno Explosivo' é um filme de drama alemão que foi lançado no dia 5 de Novembro de 2020 sendo dirigido e roteirizado por Nora Fingscheidt e no elenco contamos com Helena Zangel (a garotinha Benni extremamente talentosa), Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmeide, Lisa Hagmeister, Matthias Brenner, dentre outros.
O longa conta a história da garota de nove anos Benni que sofre de transtorno explosivo (ok, mas o que é isso?) ela simplesmente explode de raiva quando acontece algo que ela não quer, se recebe alguma bronca, se tocam no rosto dela (aí sim ela realmente fica furiosa), dentre outras coisas que despertam essa raiva brutal na garota onde ela xinga, bate e até mesmo se machuca. Com isso, sua mãe que tem mais dois filhos menores que ela não tem condições de ficar com a filha deixando em abrigos para menores com problemas que conseguem encontrar um lar para a garota onde logo devolvem e ela sempre fica nesse 'vai e vem' até pensarem em interná-la num tipo de sanatório, mas eles não aceitam crianças nessa idade. Com todos esses momentos, um conselheiro tutelar tem a ideia de fazer uma 'terapia' com a garota a levando numa casa no meio da floresta onde eles acabam se aproximando.
'Transtorno Explosivo' é um longa que acabei vendo o trailer e me interessando muito pra assistir, ainda mais sabendo que o mesmo foi apresentado em vários festivais e filmes que costumam ser apresentados nesses lugares costumam ser muito bons o que aumentou ainda mais minha vontade. Se arrependeu? Claro que não! Realmente 'Transtorno Explosivo' é um longa de 120 minutos muito bem feito contando a história da garotinha Benni que tem esse transtorno. O foco do filme não é contar uma história e ter realmente um 'começo, meio e fim', mas sim mostrar como uma pessoa (uma criança) convive (ou tenta) com esse tipo de transtorno e como ela e as pessoas ao seu redor (como a própria mãe) sofrem com tudo isso que acontece.
Não esquecendo de citar as pessoas de abrigos que tem contato com a garota que vê que ela é uma criança, mas quando ela enfurece a coisa fica feia e complicada e ninguém consegue parar Benni que muitas vezes foge até de casa (ou do abrigo). Mas tem a parte do conselheiro querer 'testar' esse convívio com Benni na floresta, num local sem energia elétrica, sem ninguém, pra ver se com o conselheiro ela consegue se controlar ou ele consegue encontrar algo na garota e descubra algum modo dela tentar controlar o tal transtorno.
Você pode estar pensando que o filme é longo e realmente é, porém se trata de um assunto muito curioso e o filme em si é diferente de outros filmes onde 'Transtorno Explosivo' pode ser considerado único pelo seu estilo e modo de contar a história. Ele é bem dinâmico, não tem muitas pausas e o filme não fica enrolando tendo algumas situações bem tensas como a garota com o bebê e o interessante também é o estilo da gravação, o modo da câmera se mover quando a garota está 'explodindo' ou em fuga, onde a imagem vive indo de um lado para o outro nos passando essa sensação constante de movimento e 'energia' que a garota sente e o caos que ela está fazendo ao seu redor.
'Transtorno Explosivo' está super indicado, é um bom filme quebrando o tabu que 'só filmes dos Estados Unidos que são legais' isso é um mito e é velho já, então se puderem dar uma chance e gostarem dos vídeos abaixo, assista e conheça um pouco do modo de viver da Benni. O espaço 'Black Dog' classifica 'Transtorno Explosivo' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme por trazer uma experiência interessante, um tema muito legal e nos proporcionar um conhecimento desse transtorno tão explosivo que infelizmente algumas pessoas sofrem. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Transtorno Explosivo'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário