E hoje vamos finalizar a trilogia dos filmes 'A Profecia' clássica dos anos 70 onde vamos focar no último filme nomeado como 'A Profecia 3: O Conflito Final' que estreou no dia 20 de Março de 1981 sendo dirigido por Graham Baker e roteirizado por Andrew Birkin e David Seltzer. No elenco temos Don Gordon, Mason Adams, Sam Neil, Hugh Moxey, Norman Bird, Tony Vogel, dentre muitos outros.
O longa se passa muitos anos depois dos acontecimentos do segundo filme onde aqui, Damien já é um adulto e é o 'manda-chuva' de uma grande empresa e que ainda tem contato direto com o presidente dos Estados Unidos (onde ele realmente quis estar desde sempre), porém parece que as coisas não vão indo muito bem para o anticristo, pois naquele ano três estrelas vão se alinhar nos céus e uma criança especial vai nascer, o próprio 'Nazareno' (Jesus pra ser mais exato) e que vai acabar com os planos do anticristo aqui na terra que, claro, assustado tem cartas na manga pra se livrar das crianças que nasceram naquele dia específico. Porém tem uma turma de padres que conseguem colocar as mãos nas adagas sagradas que só elas podem matar Damien e eles vão tentar cercá-lo e dar um fim no anticristo que tem uma legião de pessoas que vão trabalhar pra ele e o proteger nessa situação tão complicada.
Filme que fecha a trilogia de 'A Profecia', filme clássico da década de 70 e este de 80 onde Damien vê (finalmente) o círculo se fechar aqui: já que no primeiro e segundo filme ele 'pintava e bordava' e os perigos pra ele eram poucos (pouquíssimo no segundo) aqui o 'caldo engrossa' e era o que esperávamos, mas o anticristo está preparado para este conflito final, mesmo que a maiorias das situações aqui presentes não estão ao seu favor.
'A Profecia 3: O Conflito Final' fechou legal a trilogia? Eu diria que sim vendo o que os filmes antecessores apresentaram e o que eles queriam entregar para o telespectador, não passar o medo e assustar com efeitos ou máscaras, mas sim causar com o assunto que o apocalipse está próximo, que o anticristo vive entre nós e que vivemos em tempos turbulentos (ainda mais agora em 2020), mas o longa apresentou boas propostas e sim, boas situações para fechar a trilogia da melhor maneira possível dentro da proposta presente na história apresentada nos dois filmes anteriores.
O filme não é um 'blockbuster', mas ficou bacana pelas situações inventadas como os padres que cada um portava uma adaga (o engraçado é que no primeiro filme tinha um ritual para as sete adagas serem atingidas em pontos corretos no corpo de Damien, mas aqui mudaram tudo e só 'espetando' o cara ele morria, pois só isso pode matá-lo), mas ok, aceitamos. Outro ponto é a vinda de Jesus encarnado (segunda vinda de Jesus na terra), e como Damien tem contatos ele fica atento quando o Nazaré vai nascer e planeja matar todas crianças que nasceram naquele dia e próximo ao horário das três estrelas se alinharem. O longa de 108 minutos tem muita conversa, palavras vindas da bíblia e conversas com o próprio Satã, mas o 'pouco mais' que o longa apresenta (essas situações destacadas) deixa o filme 'A Profecia 3: O Conflito Final' mais dinâmico e melhor de assistir dando pra ver que eles guardaram 'o melhor' para o final.
Mas tudo são flores em 'A Profecia 3: O Conflito Final'? Na verdade não! E estamos longe disso pra ser mais exato, pois o longa realmente apresenta situações interessantes, mas no 'ápice' do filme o longa deixa a desejar muito dando um fim a história muito 'fraco' e 'pobre' e 'simples demais' onde, parece que eles não tiveram muita ideia de criar a situação pra 'batalha contra o Damien' e pra ser sincero a coisa foi bem 'paia' e 'repentina demais'. Pensando por outro lado, eu achei melhor do que fazer efeitos especiais asquerosos como o Damien (imaginação minha) virando o demônio e lutando de fato com algum anjo ou com o próprio Jesus com muitas luzes e efeitos dos anos 80, ficaria muito bobo e sairia da linha que 'A Profecia' estava seguindo, então dos males o melhor, poderiam dar mais ênfase ao final, mas tudo acabou simples demais então ok (fazer o quê). Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Profecia 3: O Conflito Final' como um 'bom' (três estrelas) filme, melhor que o segundo e 'empata' com o primeiro.
Vale a pena assistir a trilogia? Claro que vale, pela experiência, nostalgia e estilo de filme da época, com certeza são filmes 'assistíveis' que seguem um padrão criado pra trilogia sendo um clássico do terror abordando e visando mais o tema anticristo pra trazer o terror e chocar o telespectador do que demônios aparecendo e assustando a galera (isso não acontece), foi interessante e não me arrependo de ter assistido a trilogia que é boa, mas não tanto pra ser considerada algo realmente grande no cinema, mas deixou sua marca e isso que importa! Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre a conclusão da trilogia 'A Profecia' em 'A Profecia 3: O Conflito Final'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário