sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Parasita


 'Black Dog' também é um lugar de cultura e vou tentar trazer mais filmes que muitos não ouviram falar pro espaço, mas também não vou abrir mão dos 'blockbusters' e dos filmes independentes que tentam seu espaço ao sol. Hoje irei falar do aclamado filme 'Parasita' que estreou no dia 7 de Novembro de 2019 e foi o vencedor da 'Palma de Ouro' do Festival de Cannes sendo o primeiro filme Sul Coreano a conseguir tal feito. Dirigido e roteirizado por Bong Joon-ho, no elenco contamos com a presença de Song Kang-ho, Lee Seon-gyoon, Park So Dam, Jo Yeo Jung, Choi Woo Shik, dentre outros.
 O filme conta a história de uma família constituída por uma mãe, um pai e um casal de filhos que moram numa espécie de porão vivendo uma vida de alta vulnerabilidade trabalhando com dobraduras de caixas de pizza e recebendo uma merreca. Um dia o amigo universitário do jovem diz que ele precisa fazer uma viagem e como ele precisa de dinheiro o indica como substituto para lecionar inglês para uma garota do segundo ano do ensino médio de uma família muito rica onde ele rapidamente topa pra ajudar sua família. Porém logo as coisas vão mudando, pois ele se sente íntimo com a família e logo as duas (a família pobre e a rica) vão se chocar nessa história com desequilíbrios de classes sociais.


 Acredito que se você pesquisa, pelo menos um pouco, sobre cinema já ouviu falar em 'Parasita' este filme Sul Coreano que ganhou o Festival de Cannes e conquistou muitos que souberam de sua existência onde, infelizmente, é difícil chegar filmes Sul Coreanos ou Europeus por aqui só tendo espaço para os 'Hollywoodianos'. Mas enfim, 'Parasita' foi um filme fantástico (é pra falar a verdade), eu o assisti esperando algo bom e ele conseguiu me surpreender ainda mais.
 O filme é muito simples, mas o diretor tem uma genialidade absurda em criar tais cenas e inventar tais situações que empregou na história do filme que consegue mesclar com maestria o suspense, a drama e até mesmo a comédia sendo bem 'superficiais' como 'a arte imitando a vida'. O filme Sul Coreano traz muitas surpresas em sua história onde não me atreverei a contar e deixarei você leitor curioso pra conferir esse grande filme com grandes atores e atrizes que trabalharam tão bem.
 Como dito acima, o filme é focado nessa linha de 'família rica e família pobre', a diferença da classe social, a preocupação que um não tem e o outro tem de monte e até onde um humano pode chegar por dinheiro. Ele é muito simples, mas a história é rica e o telespectador consegue rapidamente se apegar a ela vivenciando junto com nossos personagens ou, ao menos, se apegando a um deles e seguindo o rumo da história que o longa cria para trilhamos.
 E gostoso no meu ponto de vista assistir algo totalmente diferente dos filmes norte americanos, não que seja um absurdo de diferença e aqui no espaço 'Black Dog' eu já falei de alguns filmes desses país, e Europeus também, mas a forma de contar a história, o estilo de vida e cultura são mostrados e nos apresentados no longa e alimenta nossa bagagem querendo ou não.
 Realmente estou me segurando pra não falar mais sobre 'Parasita', mas o contexto diante de tantos acontecimentos com as famílias e membros são realmente taxadas pela diferença enorme da classe social tendo até um cheiro diferente (vocês pegaram essa). Com isso, antes que eu comece a contar o que não devo contar, o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Parasita' como um 'ótimo/excelente' (quatro estrelas e meia) filme onde o abracei muito e o considero um dos melhores filmes apresentando algo muito simples e nada exuberante dentro do contexto social que nos da alguns tapas na cara ao assistir tal longa. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e se você ficou animado em assistir eu não perderia meu tempo e conferiria esta noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário