segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras


 Senta que lá vem história! 'Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras' (título original: Book of Shadows: Blair Witch 2) estreou no dia 9 de Fevereiro de 2001 engatando no grande sucesso do primeiro filme onde fez uma multidão ir aos cinemas pra conferir o novo projeto da franquia 'Bruxa de Blair'. Dirigido e roteirizado por Joe Berlinger (que ainda faz uma ponta rápida no filme) no elenco temos Kim Director, Jeffrey Donovan, Erica Leerhsen, Lanny Flaherty, Tristine Skyler, dentre outros.
 O filme se passa algum tempo depois do primeiro onde o mundo trata o primeiro filme como fitas encontradas em florestas e que o 'documentário' foi exibido nos cinemas e muitas pessoas ficaram ansiosas querendo ir até a floresta de Blackhills pra fazer o mesmo caminho dos jovens mortos do primeiro filme ou ter alguma experiência sobrenatural. Com isso, vindo pessoas até de outros países pra fazer tal excursão, algumas pessoas de lá resolveram ganhar dinheiro em cima da fama do filme vendendo coisas da floresta e fazendo excursões e acampando com cliente e é ai que nossa história começa. Um homem junto com sua namorada criam o 'Caça á Bruxa de Blair' que é um tipo de excursão que leva um outro casal pra acampar no meio da floresta onde estão fazendo estudos sobre a tal bruxa e uma jovem gótica que vai por curiosidade. Porém não demora muito para coisas sinistras acontecerem e eles só vão perceber quando perderem as fitas e depois encontrarem e assistir tudo na casa do homem que realizou a tal excursão.


 Me lembro como se fosse hoje que eu morria de medo desse poster e quando era criança tinha uma revista que vinha com o DVD desse filme que eu começava a rezar só de ver, porém mal eu pensava que o poster é mais assustador que o filme inteiro. Infelizmente a franquia 'Bruxa de Blair' caiu ladeira abaixo depois da grande decepção para todos que foi o 'Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras' (talvez se fosse esse 'novo' de 2016 fosse um pouco diferente), pois aqui a história é completamente oposta e não tem quase nada haver com a do primeiro filme só tendo confusão atrás de confusão.
 Temos os personagens, alguns são até legais como essa gótica (linda) chamada Kim. Eles vão acampar e quando acordam os estudos do casal estão em migalhas e as câmeras do homem que realizou a excursão estão danificadas e Kim "sente" que as fitas estão escondidas debaixo de algumas pedras e o homem vai conferir e estão mesmo e á partir dai que começam os atritos entre os personagens que segue até o final do filme.
 O longa não tem nada de terror e chega a ser quase bizarro e acredito muito que os telespectadores saíram muito decepcionados das salas de cinema depois de assistir este filme que na verdade eu nem sei o motivo que intitularam de 'O Livro das Sombras' porque não existe livro nenhum no filme e está muito com cara de 'clickbait'. O filme se passa mais que a metade onde os personagens assistem as fitas e tentam ver algo de misterioso que aconteceu durante o sono deles e temos 'flashes' dos personagens na delegacia contando o que eles realmente lembram daquele dia dando a entender que algo grave aconteceu pra eles serem presos (calma, isso não é 'spoiler').
 O filme não agregou absolutamente nada pra franquia onde tudo permaneceu um mistério sobre se existia realmente uma Bruxa ou não e o roteiro se mostrou muito incompetente com uma história preguiçosa e um filme que segue se arrastando do começo ao fim e aí que começou o 'desabar' da franquia 'Bruxa de Blair' onde o primeiro filme é um clássico, mas também não é algo 'incrível', mas foi realmente inovador com a estreia do estilo 'found footage' e tentar passar para os telespectadores que aquele era um documentário então tudo ficou mais sombrio, mas aqui o senhor Joe Berlinger tirou toda 'sobrenaturalidade' da franquia. O engraçado é que em 2016 lançou o 'Bruxa de Blair' nos cinemas que fui assistir e até falei dele aqui no 'Black Dog' (falei do clássico também, da uma busca no buscador) e realmente o longa é mais bacana e tem uma tensão que relembrou muito o primeiro sendo uma continuação 'direta' dele, mas como o segundo filme (este) foi um fiasco as pessoas riscaram em suas listas de nunca assistir nada relacionado á 'Bruxa de Blair' e o longa foi um fracasso (foi legal, mas foi um fracasso em bilheterias, pois ninguém colocava fé) e o diretor deste filme criticou 'o coitado' do diretor de 2016 dizendo que o longa dele era muito pior porque não teve público, mas mal sabe (na verdade ele sabe) que foi este diretor que manchou a franquia 'Bruxa de Blair'. No meio de confusões eu acredito muito que nunca existirá em 'Bruxa de Blair 4' porque realmente é um filme 'tiro no pé' e hoje é sinônimo de 'filme ruim' e olha que no início todos eram fissurados no filme e estavam sedentos por um segundo (como o mundo da voltas) e o espaço 'Black Dog' classifica 'Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras' como um 'péssimo / ruim' (uma estrela e meia) filme. Confira três vídeos sobre 'Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras' abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário