quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Midsommar - O Mal Não Espera a Noite


 Um dos filmes mais esperados pra mim de 2019 e eu juro que estava quase chegando no 'hype' de ansiedade de 'Vingadores: Ultimato' que foi o filme do ano e ninguém pode negar. Estou falando de 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' que foi dirigido e roteirizado por Ari Aster que também dirigiu e roteirizou (quem faz isso é o cabeça do projeto, que criou e tudo mais) o longa 'Hereditário' que foi uma surpresa explosiva e gigante no terror do ano passado e super recomendo ver a crítica que fiz dele clicando aqui. Estreando no dia 19 de Setembro de 2019 (sim, corre, pois está nos cinemas, mas por se tratar de um filme mais 'cult' ele tem poucas sessões e não são em todas redes de cinema que está exibindo o filme)  no elenco contamos com Florence Pugh, Jack Reynor, William Jackson Harper, Will Pouter, Henrik Norlén, Julia Ragnarsson, dentre outros.
 O longa conta a história de Dani que sofre de depressão e é muito apegada com o namorado que recebe conselhos do amigo pra largar a garota e que ele pode encontrar 'coisa melhor'. Ele ainda insiste num relacionamento 'ruim' onde ela se apega ainda mais a ele quando sua irmã e seus pais morrem e ela se sente totalmente sozinha no mundo. Christian (o namorado) e seus amigos conversam sobre fazer uma viagem e Dani aceita ir com eles se não for um problema e o local escolhido é a Suécia, pois tem um dos amigos que conhece um lugar muito legal onde eles podem participar de um festival de verão que lá está acontecendo com um grupo de pessoas locais que leva tal tradição muito a sério. Eles vão e se deparam com pessoas muito legais e um lugar incrivelmente lindo! Mas tudo começa a mudar quando essas pessoas começam a incluir, pouco a pouco, os amigos dentro de suas tradições e as coisas saem do controle e tudo aquilo começa a tomar uma outra forma.


 'Mas qual o motivo de você estar tão 'fissurado' pra assistir 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite'?' Eu conheci Ari Aster com 'Hereditário' e já peguei o 'feeling' dele onde, no futuro, creio que iremos ver muitas obras sensacionais como essas duas nos cinemas saindo de seu crânio criativo e eu sabia que o longa seria interessante, no mínimo, e eu estava numa expectativa muito louca! Este é o seu terceiro trabalho, pois antes de 'Hereditário' que é o seu segundo, ele criou um curta muito tenso entre uma família onde o filho adolescente se apaixona pelo próprio pai (olha que tenso). 
 Quando vimos os trailers de 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' realmente ficamos sem entender o que realmente o longa nos reserva, pois tudo é muito bonito, florido, pessoas alegres e amigos reunidos onde o mesmo só deixa os curiosos numa expectativa monstruosa pra ver o que está por vir e ontem eu consegui assistir. Ari Aster é uma das mentes mais 'criativas' pra mim e já abracei o 'gosto' do cara em 'Hereditário' e confirmei ainda mais em Midssomar (meio de Verão). Enquanto 'Hereditário' ele trabalha num terror mais 'obscuro', 'sobrenatural' e até 'claustrofóbico', em 'Midssomar' temos campos verdes e o 'terror' vai se instalando 'conforme a dança' dentro das situações que vão acontecendo e o desenrolar do filme.
 O longa tem 147 minutos (é um filme comprido) e com certeza não é pra todos, pois muitos não vão conseguir entender o que se passa e até mesmo não vai ter paciência em esperar a história criar asas pra voar. Não temos aqui uma grande histórias com reviravoltas, grandes acontecimentos ou coisas do tipo, mas o terror em 'Midssomar' se aplica nas próprias ações, os costumes daquela tradição que possuem traços nórdicos e que realmente existe de fato (mas claro, não é tão obscuro). Como eu disse, muitas pessoas não vão conseguir entender o motivo disso e daquilo em um 'longo' espaço de tempo que vai acontecendo e eu não vou soltar nenhum 'spoiler', mas vou dar umas dicas pra você ter em mente ao assistir o longa pra enxergar o mesmo com outros olhos e assim seguir o rumo do filme.
 A história empregada não tem dinamismo e as coisas vão acontecendo lentamente como se estivéssemos andando num caminho bonito, florido pisando na grama e quando chegamos perto do final, esse caminho ficaria mais estreito e é nesse ponto que algumas coisas vão acontecendo e modelando o filme. O longa possuí muitos símbolos onde se pode 'pescar' algumas coisas observando muito bem as cenas, mas eu não consigo prestar atenção em detalhes do tipo.
 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' é um filme tenso onde tal 'sentimento' é construído aos poucos e a curiosidade em conhecer aquele povo vestido de branco e alegre e até mesmo o telespectador tentar descobrir algo antes da hora, algo que 'entregue' as verdadeiras intenções daquele povo o longa vai passando e vamos consumindo sem nenhum problema (ao meu olhar). Eu gostei muito do filme, ele tem muitos detalhes, existe muito tempo pra isso, a história é ousada e os personagens são interessantes dentro dessa festividade estranha onde são poucos os dias que anoitece e muitas vezes a noite temos um sol enorme raiando no céu (por isso 'O Mal Não Espera a Noite'). Eu aceitei que o longa é lento, gostei do que foi apresentado e quando foi sofreu muito impacto e é um longa que a história vai seguindo 'entrelinhas' no meio daqueles acontecimentos que o longa nos apresenta.
 Ari Aster começou a escrever o filme quando terminou um relacionamento e que (parece) foi complicado pra ele e por isso ele teve a ideia de criar o longa e a personagem Dani com o intuito de 'evoluir' perante os acontecimentos, ver a verdade no meio do sofrimento e até mesmo encontrar o seu verdadeiro lugar no mundo. O espaço 'Black Dog' classifica 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme. Tem muitos que podem ficar curiosos sobre a história, mas não coloco minha mão no fogo pra apostar que todas essas pessoas vão ter paciência de assistir e ir 'coletando as pedrinhas' até o final. Vi muitas pessoas criticando (o que é normal para um filme desse tipo), mas elas precisam entender que 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' é também uma experiência e isso fica claro, como se a história ficasse meio que em 'segundo plano' e os acontecimentos e as sensações tomassem a posse principal da obra no que faz muito mais sentido ao meu ver.
 E você? Está preparado pra participar dessa festividade Sueca? 'Midsommar - O Mal Não Espera a Noite' está nos cinemas e você pode conferir três vídeos sobre o longa logo abaixo. 



Um comentário:

  1. credo, nunca que eu olharia esse filme, só esse trailer já me deixou perturbada kkkkk

    ResponderExcluir