terça-feira, 24 de setembro de 2019

À Prova de Morte


 E hoje trago um longa especial sendo uma das pérolas do grande Quentin Tarantino chamado 'À Prova de Morte' (título original: Grindhouse: Death Proof') que estreou no dia 16 de Julho de 2010 sendo um longa de suspense que tem umas pitadas de drama e comédia em sua essência. Dirigido e roteirizado pelo próprio Quentin Tarantino, no elenco seguimos com Kurt Russell, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd, Sydney Tamiia Poitier, Zoe Bell, Rosario Dawson, Mary Elizabeth Winstead, dentre outros.
 O longa conta duas histórias de forma cronológica uma se passando quinze anos depois da outra onde dois grupos de amigas acabam cruzando o caminho de um dublê maluco com um carro preparado para filmes de ação que pode sofrer fortes impactos sem danificar e muito menos machucar o motorista: ele simplesmente tem o desejo do perigo e decide matar todas elas usando seu veículo como arma.


 Como assim eu nunca tinha assistido 'À Prova de Morte'? Acabei assistindo ontem pra trazer pra vocês onde o longa centra no personagem 'Dublê Mike' (é assim que ele se apresenta, com o nome 'Dublê') onde é o único que aparece nas duas histórias e com isso vamos conhecendo um pouco de sua história enquanto das garotas envolvidas, ao caminhar do longa, suas histórias vão sendo 'abertas' como um livro e vamos conhecendo as personagens muito mais até elas cruzarem o caminho do 'Dublê Maluco'.
 O longa se passa nos anos 70 e 90 com toda qualidade e 'perfeccionismo' dos filmes do grande Quentin Tarantino que trabalha bem na história, como diretor sabe as posições corretas das câmeras e pro mesmo ter um 'toque', nos anos 70 o próprio filme foi arranhado propositalmente pra ter um efeito 'antigo' que ficou o máximo no filme, pois enquanto vai acontecendo umas manchas e riscos vão aparecendo e cortando a tela. 
 A história é muito interessante, porém existem os 'poréns' e vamos a eles: eu super indico o filme pra todos que gosta de um bom filme, pois ele é um filme muito bom e isso é inegável, mas pra falar a verdade eu não entendi o que Quentin Tarantino quis passar com ele de fato, pois todos os filmes dele são bem construídos, contam uma história rica e cheias de reviravoltas, mas este é diferente. O mesmo faz parte da 'Grindhouse' junto com o filme 'Planeta Terror' (até a abertura e o início são semelhantes), e essa 'Grindhouse' "talvez" seja um estilo de filme que ele queria criar (e acabou criando dois), mas que não foi muito pra frente, talvez formassem juntos uma coleção ou algo que os unissem, mas as histórias são totalmente diferentes não tendo nenhuma conexão com a outra. Em 'À Prova de Morte', Quentin traz um dublê maluco e assassino onde ele criou em cima da frase 'quem procura acha' (você entenderá assistindo o filme) e não tem muita explicação sobre sua história acabando que o filme visa mais a loucura que o personagem 'Dublê Mike' faz com os dois grupos de garotas que encontra usando seu carro como arma. 
 Eu achei legal, é diferente e não existe nada que o proíba de 'ousar mudar' pra conquistar um novo público ou até mesmo testar algo diferente, mas comparado a suas outras obras, o longa se torna inferior, nas como eu disse, continua muito legal e não me arrependo em nada de ter assistido. Uma parte que não gostei foi onde as garotas conversam, mais o segundo grupo da década de 90 que fala muito em sexo e ao ver o longa parece que as garotas se encontram apenas pra falar sobre o assunto! Pra muitos podem passar batido, mas esses dez minutos (ou mais) que elas conversam poderiam ser reduzidos ou mudar de assunto, mas entendi que Quentin quis passar que as amigas estavam super á vontade e se divertindo 'falando besteiras'. O ápice do filme foi muito bacana envolvendo dois carros, mas o final em si estourou como uma bomba surpresa, pois eu não esperava que iria terminar e do nada os créditos rolam! Mas ele é o Quentin Tarantino terminando o filme e dando um fim no personagem como ele quis e com o seu estilo que ninguém botará defeito, nem eu! Mas confesso que achei um pouco 'estranho'. 
 O próprio disse que não gostou do filme e o considerou o pior da sua carreira, reforçando o que eu disse acima: talvez ele quis ousar e acabou entrando 'numa onda' que não soube trabalhar muito bem os personagens ou a história que estava criando e acabou não curtindo o material, mas aos meus olhos entregou um material muito bom e diferente dos seus demais, mas que é super recomendado e está acima de muitos filmes por aí e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'À Prova de Morte' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme e eu garanto que se você assistir irá gostar muito! Confira abaixo três vídeos sobre o longa e sinta a vibe conhecendo o 'Dublê Mike'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário