sábado, 14 de setembro de 2019

It - Uma Obra-Prima do Medo


 Ontem foi 'Sexta-Feira 13' e não preciso esperar esse dia pra assistir filmes de terror, mas já que foi eu aproveitei pra assistir mais e dessa vez um clássico que eu estava pensando em ver desde o começo da semana, porém fui 'empurrando' pro final e adivinhem: eu nem sabia que seria uma 'Sexta-Feira 13'. Estou falando do clássico 'It - Uma Obra-Prima do Medo' que estreou no ano de 1990 sendo o primeiro filme de 'It - A Coisa' a ganhar vida nas telas de cinema e agora teve o remake dividido em duas partes que eu já falei aqui, então se quiser conferir clique aqui pra ser direcionado pra parte um e clique aqui pra ver a parte dois que atualmente está nos cinemas e fui ver essa semana.
 Com o título original apenas de 'It' (que significa 'Coisa') o longa foi dirigido e roteirizado por Tommy Lee Wallace com o apoio da obra atual de Stephen King e no elenco temos Tim Curry, Annette O'Toole, John Ritter, Harry Anderson, Dennis Christopher, Richard Thomas, dentre muitos outros.
 Diferente do remake que decidiram dividir em duas partes (e fontes ainda afirmam que pensaram em dividir a parte 2 do filme em duas partes totalizando três que eu achei um absurdo tal ideia) o longa 'It -Uma Obra-Prima do Medo' foi apenas um filme com a história 'reduzida' em 192 minutos de duração (pois no remake juntando os dois filmes temos cinco horas e pouco). Moradores de Derry sofrem com a presença de algo maligno que aparece de cada 30 anos pra aterrorizar com as pessoas (principalmente com as crianças), porém tais acontecimentos são tão sinistros que as autoridades não vasculham até o fundo tal caso e um deles envolve o pequeno George, irmão de Bill que é morto pela criatura chamada Pennywise. Bill e seus amigos que também testemunharam a presença do palhaço e de outros monstros que o mesmo toma forma lendo a mente das crianças e se transformando no que elas tem mais medo, decidem dar um basta na criatura. Porém 30 anos se passam e Pennywise retorna, mas eles com dúvidas fizeram um pacto quando eram crianças que retornariam para Derry pra enfrentar a criatura novamente a impedindo de fazer qualquer outra vítima. Agora com 40 e poucos anos os amigos se unem novamente pra enfrentar pela última vez A Coisa.


 Eu pensei em assistir a este filme há algum tempo, mas vi muitas pessoas 'torcendo o nariz' pra ele dizendo que é perca de tempo, que é muito chato e eu acabei caindo na onda delas e não o assisti, mas depois de ver o 'capítulo final' nos cinemas eu decidi dar uma chance ao clássico, algo estava me dizendo pra mim assistir e até mesmo pra falar sobre ele aqui no espaço 'Black Dog' e trazer o veredito se o mesmo é bom ou é ruim mesmo eu decidi conferir na noite / madrugada de ontem.
 O que as pessoas não conseguem colocar na cabeça é que devemos respeitar (e é obrigação) as tecnologias que tínhamos em tal época. Hoje os filmes tem efeitos especiais extraordinários, mas acredito que em 2050 os efeitos estarão um absurdo e os atuais estarão obsoletos e não é só por isso que os filmes de 2019 ficaram chatos no futuro por não empregar tal tecnologia e efeitos especiais. O mesmo aconteceu com 'It - A Coisa' que todos acharam incríveis por ter efeitos bárbaros e uma história muito bem roteirizada, mas quando a curiosidade bateu pra assistir 'It -Uma Obra-Prima do Medo' elas 'torceram o nariz' dizendo que o longa é 'ruim' e eu venho por esta postagem discordar.
 Claro, com filmes assim que precisam de efeitos especiais de ponta pra ficar bacana, pois Stephen King criou vários monstros e aparições de criaturas e transformações, o mesmo só ficaria mais legal se a tecnologia ajudasse (um dos pontos, também não adianta ter efeitos especiais de primeira e uma história ruim) e nos anos 90 era o que tínhamos e o que foi apresentado em 'It -Uma Obra-Prima do Medo' que acredito muito que na época o pessoal elogiou, pois aquilo era 'de ponta' e hoje é obsoleto, mas não quer dizer que o filme é ruim ou que deve cair no esquecimento. Outro exemplo vivo é o filme clássico da 'Carrie - A Estranha' do mesmo autor onde o primeiro foi bacana, mas depois de ver o mais atual com uma porção de efeitos a gente sentiu falta naquele da década de 70, mas não significa que ficou ruim, só que ajuda (acredito que ficou claro agora).
 Focando em 'It -Uma Obra-Prima do Medo' ok? O longa se passa no 'presente' onde os sete amigos já são adultos e voltam pra Derry, cada um com seus empregos e suas companhias enquanto Mike que ficou em Derry esse tempo todo (como no remake) liga pros amigos avisando que Pennywise está de volta e como eles fizeram um pacto, o 'grupo da sorte' (pois são sete), ou 'grupo dos perdedores' tinham que se juntar conforme o prometido. A parte de quando eles eram crianças funcionou muito bem em 'flashbacks' que o próprio personagem tinha indo pra Derry e coisas marcantes nesses flashbacks aconteceram como a famosa 'Guerra das Pedras'. Claro, atualmente o primeiro capítulo de 'It- A Coisa' só com crianças funcionou demais até mesmo pra quem curte 'Stranger Things', mas na época eles resolveram fazer um longa extenso contando tudo de uma forma resumida, mas com informações e outros acontecimentos que não estão presentes no remake e outros que se repetem.
 Eu achei muito bom, funcionou muito e é um filme 'diferente'. Os dois (clássico e duas partes do reamke) trazem um terror mais puxado pra fantasia, temos as crianças fazendo piadas e colocando apelidos e se encrencando e foi bem bacana. Uma parte muito interessante foi que eles sempre ficam juntos e no remake decidiram se separar na segunda parte, mas filme que segue. O longa tem seu certo dinamismo diante da história e não é nada parado como muitos disseram, não tem muitos efeitos especiais, mas da pra assistir muito normalmente, pois a história continua tensa e é muito interessante. Algumas cenas são bem 'pobres', pois era o que tinham pra época quando Pennywise diz que 'todos vão flutuar' no 'remake' e aparecem um milhão de balões vermelhos no céu, neste clássico ele repete tal frase e aparecem apenas vinte balões... Coloridos, pois na época não tinha essa 'regra' que só podia ser vermelho sangue, mas como dito, era o que existia na época.
 Uma parte que ficou devendo e também foi culpa da falta de tecnologia e efeitos especiais foi o embate final entre o grupo dos perdedores e o Pennywise que se apresenta como um monstro enorme assemelhando ser um inseto (forma original de um alienígena) e as pessoas o derrotam com muita facilidade e foi totalmente diferente do final do remake que ficou melhor, mas neste foi considerável, mas como dito novamente, eram o que tinham pra época. 
 'It -Uma Obra-Prima do Medo' é um filme muito bacana que pra quem gostou dos filmes do remake e ainda não viu o clássico eu o indico muito! A resposta final é que o 'remake' ficou melhor que a história original com todos efeitos especiais que temos em mãos atualmente e que, com ele, podemos presenciar mais cenas com a ajuda do 'CGI' e o longa atual é mais dinâmico, até mesmo o próprio Pennywise com essa roupa ficou mais 'sombrio' enquanto o de época era apenas um palhaço com roupas de palhaço sem nada de especial. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'It -Uma Obra-Prima do Medo' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois eu gostei muito, tudo apresentado funcionou bem e a história te prende e acredito que na época muitos abraçaram o filme. Outra questão que eu queria ressaltar (pois o assisti legendado) é a voz de Pennywise que parece um palhaço fumante de tão rouca, mas só foi uma observação engraçada onde levei até um susto ao ouvi-lo falar. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e pare de frescura de só ver filmes atuais e esquecer do clássico que também merece respeito e lhe proporciona uma outra experiência e isso é ótimo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário