quarta-feira, 31 de outubro de 2018

It - A Coisa


 Aqui no Brasil temos carnaval e lá nos Estados Unidos eles tem Halloween e eu queria ter Halloween, e por acaso hoje é Halloween, o 'Dia das Bruxas' ou 'Dia do Saci' aqui (inventam cada coisa), mas vamos ao que interessa: a postagem especial sobre Halloween no espaço 'Black Dog' trazendo o remake de um clássico, um dos remakes que mais deram certo na história do cinema (se não foi ó remake´) e estou falando do filme 'It - A Coisa' que eu tive o prazer de ir ver nos cinemas (claro, não sou bobo) e já vou soltar spoiler que o achei 'brilhante'. Estreou no dia 7 de Setembro de 2017 fazendo palhaços dos Estados Unidos perderem o emprego, pois as crianças que iam em shoppings ou assistiam o trailer do filme (pois o longa é classificado para maiores de 16, é, talvez algumas foram ver com os pais) não queriam de jeito nenhum ver palhaços na frente delas e caiu muito a contratação desse 'artista' que ficaram revoltados com Stephen King que se desculpou (mas, meio que não tinha o que fazer).
 O longa 'It' foi dirigido por Andy Muschietti e o roteiro ficou por conta de Cary Joji Fukunaga e Gary Dauberman que trabalharam em cima da história lançada por Stephen King, o livro que foi publicado no ano de 1986 e já teve um filme chamado 'It - Uma Obra Prima do Medo' lançado no ano de 1990 que eu ainda não assisti, mas disseram que foi 'muito fraquinho' e o Pennywise (eu adoro esse cara) neste longa de 2017 está muito mais 'maligno' e 'genial' com um design muito mais arrojado e sombrio que o Pennywise da década de 90. No elenco temos Bill Skarsgard, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard (trabalha em 'Stranger Things'), Jack Dylan Grazer, Sophia Lillis, Jeremy Ray Taylor, Wyatt Oleff, Chosen Jacobs, dentre outros.
 O longa conta a história da cidade de Derry (que é uma cidade desconhecida onde o ator a usa para vários fatos e histórias em diferentes livros) que é a mais famosa em índice de desaparecimento de adultos e crianças. Temos Bill, um garoto que perde seu irmão num dia de chuva enquanto ele foi brincar na rua com seu barquinho de papel até ele não voltar pra casa. O garoto ainda tem esperanças que seu irmão esteja vivo, ele faz parte de um grupo de amigos na escola chamados 'Clube dos Otários' que fazem tudo juntos e nas férias de Verão o garoto consegue 'convencer' os amigos a ajudar a achar seu irmão diante das tubulações de esgoto de Derry onde ele tem mapas e tudo mais. Depois ele acaba fazendo amizade com a doce Beverly que é a única garota do 'bando' e é a 'excluída' da escola inteira, com o novato Ben que gosta da garota e do Mike onde eles o salvam do ataque de um garoto 'valentão' onde o pai é policial, ele possuí inúmeros problemas psicológicos o transforando num garoto revoltado e muito agressivo. Com essa busca, não demora para o palhaço Pennywise aparecer para os garotos em diversas formas, como palhaço ou se transformando numa figura que cada um mais teme, mas não é isso que irá impedir que as crianças de um basta neste monstro que aparece a cada 27 anos na mesma cidade fazendo mais vítimas. 


 Eu fiquei boquiaberto quando assisti a este longa nos cinemas com exatos 135 minutos de duração que são os melhores minutos 'mais bem gastos' de sua vida cada vez que assistir a obra. O ator Bill Skarsgard interpretou 'perfeitamente' o personagem Pennywise dizendo que entrou tanto no papel que fazia crianças chorarem 'como treinamento' e as crianças que fizeram parte do longa não tiveram contato com o 'personagem' diretamente, só quando realmente começaram as filmagens para elas transmitirem medo enquanto gravavam. Outra coisa muito 'estranha' é que os envolvidos tiveram a ideia de que Pennywise tivesse um olho virado para a câmera como se ela visse o telespectador e o outro para o foco da história que estava acontecendo, então iriam aplicar um efeito especial de computação gráfica pra dar esse efeito, mas o atore 'estranhamente' negou e disse que conseguiria fazer isso 'normalmente' (meio bizarro, não?) e aconteceu de fato. 
 A história foi muito, mas muito elaborada, tanto que o diretor Cary Fukunaga abandonou o projeto por diferenças criativas e ainda falando em Bill Skarsgard, o ator relatou que tinha muitos pesadelos sobre a criatura que ele interpretava. 
 'It - A Coisa' é um clássico e atualmente é um dos melhores filmes de terror já realizados, porém o mesmo não tem o gênero empregado como 'Invocação do Mal', por exemplo (entendam que eu dou esse exemplo, pois vocês conhecem mais este que os demais e vão entender minha ideia), mas algo que de uma maneira 'correta' é quebrada sempre, pois o longa tem muitas 'tiradas' das crianças, essas como frases engraçadas e situações divertidas que elas passam, o clima 'tenso' ainda continua no filme, mas da pra dar uma 'relaxada' e o mesmo não prende o telespectador e nem é a intenção de fazê-lo 'ter pesadelos' dessa forma, pelo menos. Eu classificaria o gênero de 'terror fantástico' para o filme, pois parece um terror direcionado pra crianças (que não é, ele é bem mais pesado), porém 'fantástico' pela história narrada, não é algo que da pra fazer conexão com outro filme de terror, ele é diferente além de ter uma aventura por trás de tudo isso, presente na história e isso transforma ainda mais o longa num 'pacote completo' e realmente eu não senti falta de nada. Existem muitas cenas e situações e todas tem sua importância em diferentes 'graus', o 'bacana' também é que o Pennywise não é o único problema das crianças (além de outras criaturas aparecerem no longa, mas é ele se alimentando do medo delas), mas sim o fato de algumas mães e alguns pais quererem impor seus filhos e eles se rebelarem depois de um tempo, parece 'um a mais', mas são situações que dão um 'up' (eu não queria usar essa palavra) nos personagens e na própria história. É feita por crianças na base dos catorze e quinze anos (nessa faixa), porém o filme não é destinado para as tais por conter cenas fortes e algumas até mesmo 'pavorosas' para elas (e pra muito marmanjo). Como esperado o longa tem dois capítulos e o segundo está pra estrear em Setembro (se não me engano) de 2019 (todos falando de 'Vingadores', mas teremos 'It - Capítulo 2' mais pro final do ano e é claro que estarei lá, na melhor poltrona!) e, com certeza, o segundo capítulo vai ser mais 'sombrio' pois as crianças voltarão para Derry para derrotar de uma vez por todas Pennywise, depois de 27 anos, então eles já estarão adultos e o longa pode caprichar com cenas mais violentas (eu queria que fosse pra maior de dezoito, mas acredito que não farão isso pra não perderem público). A história é incrível, os efeitos especias são 'de outro mundo' e todo o longa é uma 'arte assombrosa' e não daria pra darmos outra nota, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'It - A Coisa' como um 'excelente' filme (cinco estrelas), diferenciado por ter crianças e não repetir a tensão, pois fora o palhaço elas tem outros 'desafios' na vida e o filme é muito detalhista. 
 Mas como a figura Pennywise surgiu para Stephen King cria-lo? Muitos dizem (ele não) que o autor se inspirou no assassino John Wayne Gacy da década de 70 e 80, ele era um homem que trabalhava como palhaço e matou muitas crianças (garotos) em sua 'carreira' das formas mais cruéis e brutais. Ele foi pego e até mesmo dentro da cela ele desenhava palhaços pavorosos, mas King diz que foi quando ele andava por cima de uma ponte de madeira e lembrou das histórias que 'trolls' viviam debaixo delas, ele então os substituíram por um palhaço (o palhaço assassino se chamava Palhaço Pogo) e a ponte por esgoto.
 Muitos dizem que Pennywise é um 'ser demoníaco', mas Stephen King conta que o mesmo é um ser interplanetário, pra ser mais preciso, veio do Macroverso e que 'caiu' aqui na terra até mesmo antes da chegada dos humanos e despertou para se alimentar de seus medos. Ele ainda diz que os moradores de Derry podem ter um tipo de 'acordo' com 'a Coisa', pois muitos parecem não ligar muito para o desaparecimento de seus filhos ou parentes, tipo, desapareceu, ta desaparecido e pronto. Ele ainda gosta de assustas as crianças, pois diz a própria 'Coisa' que as crianças ficam mais gostosas se forem devoradas com medo, então meio que o 'medo' é um 'tempero' para sua alimentação (bizarro não? Eu achei genial). Vale lembrar que Pennywise é uma criatura e não um 'palhaço' em si, não é a sua forma original, pois nos longas ele já se transformou num lobisomem, num leproso e até mesmo num tubarão, mas sua 'identidade original' é algo inexplicável de se explicar (essa foi boa) e assimilar para um humano, mas podemos descrever como uma aranha espacial muito estranha. 
 Mas como 'A Coisa' surgiu? Essa é fácil, uma entidade superior chamada 'O Outro' criou duas entidades: 'Pennywise' que é o 'senhor da Destruição' e Maturin que é uma entidade cósmica responsável pela criação de todas as coisas e inimiga da 'Coisa'. Mas essa história da tartaruga é mais abordada no livro 'A Torre Negra' que se passa no 'Macroverso' onde eles foram criadas e tem uma história abordando tanto um quanto outro. 
 Quem leu o livro percebe que a história toma um caminho muito 'nonsense' sobre as coisas e Stephen King explicou o motivo dessa 'viagem' e foi por causa de drogas alucinógenas que o autor usava muito quando estava escrevendo. Continuando com Pennywise, no filme acreditamos que ele é uma figura do sexo masculino, mas no livro foi contado que ele (corrigindo, ela) já botou ovos, então acho que já descobrimos o sexo do palhaço, digo, da criatura, mas também depende do 'Macroverso' não sei se existem diferenças de sexo por lá, ou mudanças, talvez o homem que fique grávido por lá, eu não sei! Mas para finalizar vou citar aqui os poderes especiais que a criatura possuí (citadas no livro): telepatia, projeção astral, transformação (metamorfo), longevidade (tipo, nunca morre de velhice sendo eterno), regeneração (vimos no longa), invisibilidade, super velocidade, super força, resistência sobre-humana, telecinese (fazer coisas levitarem), manipulação mental e da realidade.
 Vale a pena ler o livro, eu não sou fã, mas vou atrás, pois a obra foge da realidade do filme pelo que entendi, o longa meio que 'encaixou as ideias para transformar o mesmo atrativo', não que o livro seja, mas que talvez ele tenha algumas viagens diante de suas páginas e coisas 'estranhas' onde o cinema não pode mostrar e até mesmo pode ser considerado proibido como, por exemplo: tem uma parte do livro em que Beverly, a única garota do bando decide fazer sexo com todos os garotos (só pra lembrar são crianças!) e isso acontece como se fosse normal vermos uma pegação sexual de 'quase adolescentes' com uma garota só, meio estranho, promíscuo, mas óbvio que o cinema não iria fazer tal cena. 
 Perguntas ficam no ar sobre o capítulo dois que foca na origem de Pennywise, agora vamos ver se o filme vai trabalhar pra contar a história de uma maneira mais 'correta' e o que vai deixar de fora ou não, ou se irá citar o 'Macroverso', não sei, só no ano que vem pessoal. Antes de deixar essa postagem eu queria agradecer ao site 'Aficionados' por essas curiosidades sobre a criatura, a 'Coisa'. É um filme super indicado para o 'Dias da Bruxas' ou 'Dia do Saci', se você ainda não viu. Confira abaixo três vídeos sobre esta maravilha macabra da sétima arte! 'Você está pronto pra flutuar?'

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário