quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Sobrenatural: A Última Chave


 Eu prometo que o próximo filme a ser comentado aqui não será um terror, mas minha única forma de aproveitar o Halloween na noite de ontem foi assistindo o quarto filme da franquia 'Sobrenatural' (ou 'Insidious' que gosto de chamar pra não haver nenhuma 'confusão' sobre a série 'Sobrenatural' ou 'Supernatural', este chamado de 'Insidious: The Last Key'). O longa foi dirigido por Adam Robitel e Leigh Whannell trabalhou no roteiro. No elenco temos Lin Shaye, Leigh Whannell, Angus Sampson, Caitlin Gerard, Spencer Locke, Josh Stewart, dentre outros. O filme estreou nos cinemas no dia 18 de Janeiro de 2018 e, claro, eu fui assistir. 
 O longa é focado na personagem Elise, muito conhecida pra quem já acompanha a franquia, ela tinha o dom de ver espíritos desde que era criança quando morava no Novo México com seus pais e seu irmão muito perto de uma prisão onde os condenados eram levados á cadeira elétrica. Não aceitando esse 'dom' e achando palhaçada, seu pai a castigava e ela um dia resolve sair de casa sem olhar pra trás. Um dia, no ano de 2010, ela recebe uma ligação de um homem procurando sua ajuda sobre resolver problemas com espíritos e quando ela pede o endereço o homem cita a casa que ela morava quando era uma criança e ela fala pra Specs e Tucker (os caça-fantasmas que acompanham Elise) que quando criança ela abriu a porta para algo maligno que ainda habita aquela casa. Eles fazem as malas e vão para o Novo México para enfrentar aquele mal, o mais antigo que Elise já teve um contato direto.


 Eu me lembro como se fosse hoje, eu costumava muito ir ao cinema com meu tio e um dia eu sai de casa pra ir ver 'Pânico 4' que todos estavam falando e eu estava ansioso pra ver, mas no caminho ele disse sobre este que parecia bom (na época o primeiro 'Sobrenatural' ou 'Insidious') e chegando no cinema e vendo o poster eu mudei de ideia e o assisti e me apaixonei pela franquia criada por Leigh Whannell e James Wan (ambos criaram 'Jogos Mortais' e James Wan criou 'Invocação do Mal' e muitos outros projetos de tamanho menor). Por trás do projeto temos Jason Blum (da 'Blumhouse Productions' que eu adoro tal empresa) e Oren Peli como produtores (este criou 'Atividade Paranormal') e sim, é uma mistura muito louca de filmes de terror. 
 A franquia 'Insidious' são de filmes produzidos por um baixo orçamento como a maioria da 'Blumhouse' e que arrecada uma grana preta e como eles sabem que a receita deu certo eles vivem fazendo continuações e alimentando a mesma, isso é bom, mas não por todos os ângulos. O primeiro foi incrível e deixou uma ponta solta para um segundo que também foi ótimo e depois tivemos um terceiro que contou a origem de tudo (este o único que não vi no cinema, pois estava doente) e já sentimos uma queda no gênero terror até lançarem depois de três o 'A Última Chave' que eu confesso: não fui tão empolgado pra ver.
 Eu já disse que amo a franquia e continuo amando. A personagem Elise é incrível (feita pela atriz Lin Shaye que eu tive o prazer imenso de trocar alguns 'tweets' com ela enquanto eles estavam fazendo um 'bate bola' com os fãs sobre o terceiro capítulo do filme que iria lançar, isso em 2015) Leigh Whannell que faz o Specs eu adoro esse ator que também é roteirista e seu amigo Tucker, enfim, o time, esse trio é incrível e as histórias 'macabras' que o perseguem são bacanas também. O longa diferente de 'Invocação do Mal' é um terror mais descontraído com algumas piadas com a dupla 'caça-fantasmas' e funcionou muito bem nos dois primeiros filmes, sentindo uma queda no terceiro e no quarto...
 O quarto 'Sobrenatural: A Última Chave' foi roteirizado por Leigh Whannell e James Wan só trabalhou como produtor e pelo visto ele não deu nenhum pitaco no roteiro, talvez pela agenda lotada. O filme é um prelúdio que fecha um ciclo que 'começou' no primeiro filme e o longa é um pouco confuso. Eles quiseram fazer a origem de Elise e conseguiram, mas ao meu ver eles cometeram alguns erros na história, talvez pecou um pouco na direção também, acho que todos 'pagaram' um pouco, apesar que o longa foi um sucesso de bilheteria. Eu não senti nada, mas nada mesmo á respeito de 'tensão' que o primeiro trazia, achei muita, mas muita falta de criatividade no roteiro (na história) que teve muitos 'buracos'. Tinhamos 'terror' (ou pelos tentaram), mas eles focaram muito na dupla Specs e Tucker que faziam muitas piadas ao decorrer do longa não mostrando 'profissionalismo' o bastante na parte dos personagens que eram demais nos outros filmes e neste eles são mais legais do que profissionais, mas eu senti que as piadas e as cenas mais leves tomaram conta tanto quanto com as cenas de terror e o peso na balança deve pender mais pro terror, pois o filme é um terror! A história foi bacana, mas contaram de forma errada, eu não senti nenhum terror vendo o filme, as situações presentes foram pobres e existiu mistérios de fácil compreensão e solução para os personagens e até mesmo a tão conhecida 'luta' contra o 'fantasma' (que sempre tem no final) que é o ápice da história, foi muito, mas muito rápida e não houve sofrimento ou momento de tensão parecendo ser mais uma cena e não 'a cena final'. Você pode até ter achado legal, mas quando eu coloco na balança essa cena com a cena do fim do segundo filme da franquia com Josh no plano espiritual e no 'real' que foi de tirar o fôlego... E posso comparar, pois são de filmes que fazem parte da mesma franquia. 
 Foi quase um 'tiro no pé' ao meu ver, mas ainda não conseguiu manchar a reputação do longa com essa história pobre. Como o longa foi muito bem recebido, um quinto capítulo que finalmente contará uma história atual, mostrando o que houve depois do segundo filme (pois o terceiro e este quarto foram prelúdios, isso é, aconteceram antes do primeiro) e estou com uma esperança maior para eles 'reviverem' a franquia para os anos de ouro e que James Wan consiga um tempinho para trabalhar um pouco no roteiro. Disseram que tínhamos um novo longa já no ano que vem e confesso ter levado um susto, pois é muito pouco tempo para pensarem em algo 'genial' (que a franquia precisa, eu tenho esperanças) e depois eu vi que só vai acontecer pra 2020 e o longa já tem sinal verde pra 'rodar' e numa entrevista recente eu vi que Leigh Whannell meio que 'tirou o corpo fora' falando que talvez ele não trabalharia como roteirista num quinto filme e que o mesmo, para um novo ciclo que se reiniciará, precisa de um novo roteirista e eu concordo, pois apesar de gostar dele eu vi que Whannell não teve tantas ideias bacanas e criatividade para escrever o quarto filme (que é este) e que ele não pode repetir o mesmo erro num possível quinto. Também tiveram cenas deletadas, algumas que estão no trailer não estão no longa, mas enfim, ao meu ver o longa não foi bem planejado e o espaço 'Black Dog' classifica 'Sobrenatural: A Última Chave' como um 'bom' filme (três estrelas) que pra franquia é uma nota bem baixa do esperado para um longa que não foi bem observado, trabalhado e entregue. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'Sobrenatural: A Última Chave' quarto filme da franquia 'Insidious' ou 'Sobrenatural'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário