sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O Digno


 E vou falar hoje sobre 'The Worthy' (que eu assisti como 'The Worthy', só depois fui descobrir que por aqui era 'O Digno') que estreou no ano de 2016 (acredito que por aqui diretamente nas plataformas digitais), é um filme que se passa num futuro, eu pensei em classificá-lo como 'Ficção Científica', mas não tem 'tecnologia', 'ciência' e algo relacionado á alienígenas então pode se dizer que é um filme de 'suspense' dirigido por Ali F. Mostafa (o filme é de origem Árabe), roteirizado por Nidal Morra e Vikran Weet. No elenco temos Ali Suliman, Maisa Abd Elhadi, Rakeen Saad, Ruba Blal, Samer Ismail, dentre outros.
 Como já mencionado, o longa se passa num futuro não tão distante onde quase toda água do planeta foi contaminada e muitos humanos morreram por essa consequência. Com isso, vivendo de uma forma protegida e não confiando em ninguém, temos um grupo que mora num lugar onde era produzido asas de aviões e lá eles tinham um reservatório de água onde dividia para uma dúzia de pessoas (mais ou menos) que lá residia contando com o chefe que era pai de um rapaz e uma moça que também moravam lá. Em uma noite uma mulher de refém é levada na frente do local e o homem sai pra ver o que estava se passando e ele exige água em troca da vida da mulher, mas as coisas saem do controle e acontece uma briga, mas por sorte (ou não) um desconhecido aparece resolvendo o problema e pede ajuda acompanhado de uma mulher e logo eles são bem recebidos. Mas mal sabem eles quem colocou para dentro de sua moradia. 


 'O Digno' conta uma história que eu particularmente gosto, do tipo 'apocalipse' onde restam poucas pessoas na terra depois que acontece algo que as dezima e os que sobram tentam viver em lugares para se protegerem, com água e meio escondido pra não serem incomodados também.
 O longa tem noventa minutos e por conta disso não demora muito para as coisas acontecerem dentro do abrigo onde eles acolhem um homem com uma faca e uma mulher que apenas fala uma língua que só o homem entende. Com isso o filme tem uma certa dinâmica e o perigo se mostra habilidoso mexendo com todos que moram lá e implantando armadilhas em todos os lugares como um jogo doentio pra ver que conseguiria ser o mais forte do grupo não respeitando o fato de existirem poucas pessoas na face da terra e muito menos o convite dele passar alguns dias lá dentro do abrigo.
 Realmente esse 'preconceito' que só filmes hollywoodianos fazem filmes bons deve acabar. Claro que os longas de grande prestígio são de lá, mas também existem muitos 'meia boca' que saem de grandes estúdios (claro, eles produzem filmes como água) e é muito bacana assistirmos filmes de outras culturas como este que é dos 'Emirados Árabes Unidos' que traz Ala como o Deus deles que sempre é citado e os nomes. É bacana vermos como outros países fazem e criam suas produções como a França que nos forneceu 'Azul é a Cor Mais Quente' um filme brilhante (já falei dele por aqui, que tal dar uma olhada na resenha?) e quem 'torce o nariz' para filmes 'estrangeiros que não são dos EUA' nunca irá descobrir filmes desse tipo, bom, muitos filmes nacionais não são bem vistos ainda, infelizmente.
 Mas enfim, eu me admirei com o longa, uma parte que não gostei muito e queria citar foi na luta final entre o filho do homem que comandava o lugar e o 'convidado' que foi 'ruim' e muito rápida. Eles montaram uma estrutura muito bacana em cima da asa de um avião (uma cena dessa luta é nessa imagem acima anexada) e tem uma mulher de refém, mas as coisas se resolvem em poucos minutos não dando chances do 'foguete do ápice' subir e realmente não sentimos nada (os telespectadores) por um 'gênio' ser derrotado daquela forma tão ridícula. Foi apenas mais uma cena, pois as demais contam com uma certa tensão muito bacana que deixa a história do filme mais 'empolgante'. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Digno' como um bom / ótimo (três estrelas e meia) filme de suspense, pois ele me surpreendeu, não foi brilhante, mas deu pra contar muito com as cenas das armadilhas e o plano de bolar todas aquelas coisas contra um grupo que só queria sobreviver. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário