'Anos 90' (título original: Mid90s') é um longa de drama que estreou no dia 30 de Maio de 2019 sendo dirigido e roteirizado (sendo o primeiro filme dele) por Jonah Hill que é um ator muito bom que sempre está ao lado das comédias com James Franco e essa é uma prova viva que os atores que atuam em comédias besteirol tem um lado mais 'dramático' e até 'artístico' de se ver as coisas e até mesmo bolar uma ideia, gosto muito do ator e depois desse filme ainda mais (ele não atua aqui).
No elenco de 'Anos 90' temos Sunny Suljic, Katherine Waterston, Lucas Hedges, Na-kel Smith, Gio Galicia, Olan Prenatt, Ryder McLaughlin, dentre outros. O filme se passa nos anos 90 (óbvio) e a história gira em torno do jovem Stevie de catorze anos que vive com sua mãe e seu irmão mais velho Ian que é revoltado e sempre briga e xinga sua mãe e bate nele. Stevie quer se encontrar perante a sociedade e fugir daquele 'mundo' que vive e por ser 'entrão' ele acaba conhecendo uma galera mais velha (em torno de 15 a 17 anos) numa loja que vende skate onde ele se interessa em andar. Quando menos percebe ele já está andando com a galera e aprendendo outras coisas e até ganhando um apelido: queimado. É a vida imitando a arte ou o contrário que temos aqui?
Eu digo pra vocês e repito: não se prenda a filmes 'Hollywoodianos famosos' que gasta uma grana em 'marketing' pra exibir trechos em comerciais de TV, no próprio Youtube e nas redes sociais, muitos são bons, mas existem outros que você nem sonha que existe e quando aparece a oportunidade muitos falam "deve ser ruim, pois nunca ouvi falar" e acaba não assistindo. Dê uma chance a filmes mais 'independentes' e pouco divulgado (ou nada) como 'Anos 90', pois você pode se surpreender, e muito, com a qualidade que irá encontrar e este filme é uma prova viva do que estou falando.
Realmente somos transportados para os anos 90, pois o longa foi filmado em 16mm e o formato de exibição do mesmo não é 'widescreen' como nos filmes atuais (maior em largura e menor em altura, como no cinema e nas TV´s finas), mas o formato de 'TV de Tubo' (alguns ainda se lembram das TV´s de tubo, certo?) que a imagem é quadrada. Focando na história desde os primeiros minutos o filme já me conquistou e muito, pois primeiramente se passa nos anos 90 e não temos nenhuma tecnologia de hoje só existindo, no máximo, um vídeo-game (eu nasci na década de 90). Com isso temos Stevie que quer encontrar o seu lugar no mundo e 'por acidente' acaba conhecendo uns garotos mais velhos (olha a imagem ilustrativa de um deles que é 'o chefe' do grupo) que andam de skate, desobedecem as regras, saem com garotas, fumam e bebem. Ele vai se encaixando aos poucos no grupo vivendo essa 'vibe' com os garotos e se divertindo e também fazendo coisas erradas pra se enturmar ainda mais.
Nos é apresentado Ray, o mais velho da turma e o único negro que anda muito de skate e sonha em ganhar dinheiro com isso já que não gosta de estudar. Ele é o mais ajuizado e mesmo curtindo a vida ele sabe de seus limites. Temos o Ruben que é um pouco mais velho que Stevie onde começa a fazer uma amizade com ele e por ser o mais novo do grupo (antes de Stevie) ele era responsável de fazer coisas e obedecer pra ficar com a galera. Nos é apresentado também personagens que não tem nomes, mas sim apelidos como o 'Fodão' que é um garoto que sabe andar de skate, mas não tem limites e sempre que faz uma manobra legal ele repete seu apelido e por isso que pegou, este talvez o mais 'desajuizado' do grupo que só pensa em aproveitar a vida. Por último temos o 'Quarta Série', pois dizem que ele é burro como um garoto da quarta série, mas ele tem sonhos de fazer filmes e sempre anda com sua câmera gravando os amigos fazendo manobras com seus skates.
Eu achei o filme muito, mas muito incrível, pois ele conseguiu nos trazer uma história bem simples com momentos e cenas muito interessantes. Temos aqui um caos na casa de Stevie onde acontecem algumas coisas e por outro lado a vivência com a 'sociedade' onde Stevie não tinha "contato direto" e lá ele começa a aprender coisas, ouvir bobagens e se divertir com o grupo. Tem seu ponto ruim, pois ele aprende coisas que não deve como fumar e beber, mas por outro lado ele está vivendo com pessoas que gosta e realmente aproveitando a vida e é nesse momento que colocamos as coisas na balança.
O longa não demonstra sentimento, é um drama que vimos pelos acontecimentos e até mesmo pelas 'lições de moral'. O filme 'Anos 90' conta a história de uma juventude realmente boa conflitando diretamente com a juventude atual onde as pessoas vivem na internet, os amigos muitas vezes se vê em partidas online sem sair de seus quartos e não existe mais aquele contato, aquele 'desafio' onde você pode se machucar se fazer algo, dentre muitas outras coisas que teve na década de 70, 80 e 90 que não existiu nas outras. É como se dizem atualmente 'Geração Nutella' e 'Geração Raiz' onde acho tais dois nomes uma real porcaria! Eu amei o filme, sua simplicidade, sua trilha sonora, as cenas, os personagens e o que vai acontecendo onde parece que pegaram uma câmera e estavam gravando a vida de um garoto de catorze anos, por onde ele andava, as coisas que fazia e o que ia aprendendo mostrando, não muito, uma evolução ao decorrer da obra de como ele era antes e depois. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Anos 90' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) e eu adorei de verdade e vou dar os parabéns aqui pra Jonah Hill por criar esse filme e nos mostrar e até mesmo nos introduzir nos anos 90 com essa obra simples, porém fantástica! Confira abaixo três vídeos sobre o longa e sinta um pouco a 'vibe' que o longa traz com grande excelência em qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário