quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Crimes Obscuros


 Jim Carrey estava sumido das telas por alguns problemas pessoais e por isso ficou desaparecido por alguns anos até dar as caras numa série e voltar também com esse filme que não traz absolutamente nada sobre o que conhecemos daquele ator engraçado e 'gente fina', porém um ótimo ator atua dessa maneira, em todos os gêneros que é colocado pra trabalhar e aqui ele está mais velho, diferente e obscuro no filme 'Crimes Obscuros' (título original: 'Dark Crimes') que foi exibido em alguns festivais e demorou pra chegar nos cinemas sendo lançado no dia 28 de Fevereiro de 2019. 
 Dirigido por Alexandros Avranas e roteirizado por Jeremy Brock em cima da obra original deDavid Grann e no elenco contamos com Jim Carrey, Charlotte Gainsbourg, Marton Csokas, Agata Kulesza, Kati Outinen, dentre outros. O longa segue a história de Tadek, um policial que segue um caso de um assassinato ainda não resolvido sobre um homem que foi encontrado com marcas de tortura num tipo de prostíbulo sobre, possivelmente, fetiches sexuais de torturas. Um escritor que já frequentou o local detalha em um de seus livros o modo de como o homem morreu e automaticamente ele vira a vítima número um de Tadek que faz de tudo pra colocar o homem atrás das grades tendo apenas essa prova no meio de uma trama turbulenta.


 Quando fiquei sabendo que o longa estrearia nos cinemas eu quis muito ir ver, mas depois vi que o mesmo não estava sendo exibido em um dos cinemas que vou frequentemente e meio que perdi o interesse. O que me chamou a atenção foi Jim Carrey, um ator que admiro muito e que seu nome, com todas as forças, está ligado á comédia fazer um filme tão obscuro e com uma trama tão pesada e até mesmo complicada de se entender.
 A atuação dele está ótima como elogiei acima, temos também Charlotte Gainsbourg que trabalhou em alguns filmes de Lars von Trier (no qual falei de alguns aqui, dê uma pesquisada no botão de busca que se encontra no blog) que aumenta mais a tensão por ela já estar num ambiente conhecido. 'Crimes Obscuros' mostra um homem que faz tudo pelo seu trabalho e acaba se envolvendo demais esquecendo as outras coisas da vida e prestes a perder sua esposa, porém ele está determinado a resolver o caso mesmo estando perto de se aposentar.
 Muitos criticaram o filme, eu ás vezes critico muito filmes que as pessoas acham bacana e não conseguem entender o motivo que eu não gostei (e vice-versa) e é assim que funciona os veículos de críticos na imprensa e na internet e aqui eu nado contra a maré dizendo que achei o longa 'Crimes Obscuros' bom, não sendo sensacional ou uma grande obra que Jim Carrey participou, mas o achei acima da média.
 O longa tem uma história meramente simples e até 'normal', mas todo o ambiente, o comportamento dos personagens e os resultados das ações são sombrios, tudo é muito frio e esse 'ar' de tirar 'a comédia' de Jim Carrey o colocando num filme 'extremamente sério' como este funcionou muito bem, pois o assistindo você acaba esquecendo dos clássicos do ator (alguns criticados nesse espaço, dê uma busca com o nome do ator). Eu até concordo que a história possa ser considerada limitada até certo ponto, mas eu achei todo ambiente e a situação bem interessante e até mesmo triste como um todo. Os personagens são legais e ajudam a descolorir todo cenário entregando um filme realmente tenso e sério onde, por sua vez, alguns não irão gostar pelo mesmo seguir um caminho solitário de outono e não ter nada de descontração ou até mesmo dinamismo, pois tudo aqui caminha de uma maneira bem normal, investigativa e até mesmo irônica por meio de alguns personagens (hum.. Krystov...). E com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Crimes Obscuros' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, pois me surpreendeu e eu indico para as pessoas que querem um filme mais calmo, que role investigação, mas que não deixa a tensão se perder perante as situações apresentadas. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário