[O FILME A SEGUIR NÃO É INDICADO PARA MENORES DE 18 ANOS]
Não costumo postar nada a essa hora da madrugada, porém acabei de assistir um dos filmes com uma das ideias mais mirabolantes e até mesmo monstruosas que já pode ter existido e estou falando do longa 'A Centopeia Humana' (título original: 'The Human Centipede (First Sequence)' que é o primeiro filme de uma trilogia (eu já vi todos há alguns anos) envolvendo a ideia de criar uma 'Centopeia Humana' que falarei mais á seguir. Estreando no dia 30 de Agosto de 2009 sendo dirigido e roteirizado por Tom Six, temos no elenco Dieter Laser, Ashley C. Williams, Ashlynn Yennie, Akihiro Kitamura, dentre outros que aparecem muito pouco.
O longa conta a história do médico aposentado Dr. Heiter que é um homem solitário, porém já fez grandes sucessos na cirurgia realizando separações de bebês siameses, porém ao longo dos anos ele foi alimentando a ideia de querer 'unir e criar' em vez de separar as pessoas. Com isso, aparecem na sua vida Lindsay e Jenny, duas amigas Novaiorquinas (pois ele é Europeu) que se perdem e vão pedir ajuda na casa mais próxima no meio do nada (que supostamente é a dele) e o plano está formado, basta o cirurgião colocar sua ideia insana em prática e começar a criação de sua vida!
Já vou avisando que esse filme não é pra todos e realmente não é mesmo. Você já ouviu a expressão 'estranho por ser estranho?' Se não ela simplesmente existe mostrando uma ideia ou criação estranha dentro de uma história sobre aquilo e ponto, pois o cinema não tem limites e esse é o lado bom, pois o entretenimento que existe em cada filme atinge um certo público que irá amar e dentro desse grupo tem pessoas que sentem até receio de revelar que gostam de tal assunto, mas isso é uma outra história.
Tom Six teve a ideia de criar um filme diferente e ao mesmo tempo polêmico realmente pra causar, pois esse tipo de filme foi proibido em diversos lugares, em outros foi lançado e depois proibiram e até aqui no Brasil é difícil de encontrar e se existe é só legendado. O material apresentado em 'A Centopeia Humana' foi criado pra causar pânico, medo e repulsa para as pessoas e até mesmo pra quem consome tal material e o 'cabeça' por trás da trilogia (e sim, ele já tinha planos de lançar uma trilogia quando criou essa história) sabe que muitos vão contra e podem até achar um absurdo filmarem e criarem um registro disso por entretenimento, mas as coisas são assim e basta aceitar.
Mas o que é uma Centopeia Humana? Simplesmente são três pessoas onde o ligamento do joelho são cortados pra elas não ficarem mais de pé, suas bocas são costuradas em ânus da outra pessoa para conectarem e formarem apenas um sistema digestivo enquanto o primeiro tem a boca livre pra comer defecando na segunda pessoa que tem a boca ligada ao ânus dele (em costura) que por sua vez tem seu ânus ligada a boca da terceira pessoa tendo o ânus livre. Doentio não? Porém muitos dizem que ele se baseou numa ideia vinda da 'deep web' que eu não duvido nada que já não tenham feito uma maluquices dessas em algum lugar do mundo.
Agora que você já sabe o que se trata uma 'Centopeia Humana', vamos ao filme em si. Apesar de girar em torno dessa ideia maluca, o filme conta uma história interessante trazendo poucos personagens pra participar dessa trama colocando os holofotes em cima do grande Dieter Laser que fez o papel do Doutor Heiter que é um homem perturbado, solitário e maligno que atuou muito bem fazendo os telespectadores sentirem repulsa dele. É óbvio que ele consegue criar a Centopeia Humana e ao decorrer do filme de 92 minutos ele vai tentando adestrá-la e conviver com ela e os problemas que irão surgir.
Eu já tinha assistido (vi os três filmes já), porém pra dar um 'UP' aqui no espaço 'Black Dog' e trazer para quem não conhece eu decidi rever o primeiro e futuramente verei os demais pra trazer pro espaço também. O longa é asqueroso e a cada minuto que passa a ideia doentia ganha mais força e isso é inegável, mas o legal é que Tom Six não focou apenas na criação onde aqui no filme temos até um tutorial de como criar essa 'monstruosidade', mas a história que fica ao fundo (pois não tem como não focar nas três pessoas unidas) foi construída, é um pouco fraca e não tem tanto brilho, mas existe e consegue fazer o longa girar bem. Ele não tem um dinamismo muito grande, segue meio parado, mas a curiosidade do telespectador sobre a Centopeia Humana e a cada situação que irá acontecer são relevantes e acaba prendendo quem gosta do material. Se você ficou curioso sobre tudo que eu disse assista, mas saiba que existem grandes possibilidades de você parar o filme no meio ou achar tudo muito 'trash' demais e preferir não assistir.
'A Centopeia Humana' não é um filme convencional, é um longa feito pra poucos e muitos sentem repulsa só de saber o que é uma Centopeia Humana. Eu tenho os meus limites, existem filmes que eu queria trazer pra cá como curiosidade e contar sobre ele, mas eu não consigo ver, porém 'A Centopeia Humana' ainda está dentro dos meus limites e além de achar insano eu gostei da obra, pois não devemos só ver o sofrimento, a maldade e o ser em si, mas a ideia mirabolante de criar aquilo, a situação de 'e se aquilo existisse' e abrir os braços pra viver essa experiência bem doentia. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'A Centopeia Humana' como um 'bom' (três estrelas) filme e futuramente (acredito que muito em breve) trarei o segundo e depois o terceiro pra vocês conhecerem mais tais obras, pois se ao menos não gostam de assistir vai acabar sabendo o que se trata ou talvez 'tome coragem' pra assistir num futuro próximo, quem sabe? Confira abaixo três vídeos sobre o longa e veja um pouco sobre o que 'A Centopeia Humana' trará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário