segunda-feira, 20 de maio de 2019

Upgrade


 Já vou avisando que o longa tem cheiro de 'coisa boa', de 'filme de qualidade' e irei explicar isso mais pra frente. 'Upgrade' estreou no dia 1 de Junho de 2018 sendo um filme de ação misturando ficção científica e o mesmo foi dirigido e roteirizado por Leigh Whannell (olha só esse nome... estão familiarizados com ele?) e no elenco temos Logan Marshall-Green, Betty Gabriel, Benedict Hardie, Melanie Vallejo, Simon Maiden, Harrison Gilbertson, dentre muitos outros e o longa foi produzido pela 'Blumhouse Productions'.
 O filme conta a história de um futuro (talvez não tão distante) com carros inteligentes, casas totalmente inteligentes que servem os moradores e até mesmo humanos modificados com máquinas. Focamos num casal adulto onde a mulher tem um carro inteligente que nem precisa de motorista e o homem que gosta de uma coisa 'menos tecnológica' onde ele sempre vive mexendo no motor de seu carro que é 'comum' e precisa de um motorista pra dirigir. Fazendo um trabalho pra um cara que se apresenta ser um grande gênio onde o casal vai até sua casa, ele mostra para os dois uma pequena peça falando que aquilo seria a revolução humana e que poderia mudar tudo e dar um salto gigante de tecnologia se fosse implantado e começasse a ser vendido. Eles olham, a mulher fica impressionada e depois retornam pra casa onde o carro inteligente apresenta falhas o levando para um lugar totalmente contrário de suas casas e sofre um acidente onde assassinos simplesmente matam a mulher e atiram na cabeça dele o deixando paraplégico.
 Desolado com a vida, sua mãe começa a cuidar dele que agora vive numa cadeira de rodas, mas esse 'amigo' aparece apresentando novamente a máquina (que é um aparelho muito pequeno) que poderá modificar a raça humana dizendo que se ele fizesse uma cirurgia e a aplicasse na sua coluna (no pescoço) ele poderia fazer com que o cérebro conversasse com o corpo novamente e ele poderia voltar a andar, mas tudo tinha que ser feito as escondidas já que aquilo não era um produto licenciado e ainda estava em 'fase de teste'. Ele aceita e a cirurgia é um sucesso e seu corpo sofre um upgrade enorme e era tudo que ele precisava pra fazer o trabalho que a polícia não estava fazendo por ele e pela sua falecida mulher: descobrir os homens que estavam envolvidos e matá-los e claro, descobrir quem mandou realizar aquele trabalho.


 Upgrade pra quem não sabe quer dizer melhoria, um exemplo: 'vou fazer um Upgrade no meu computador', isso significa que a pessoa vai melhorar o desempenho do computador dela trocando algumas peças por outras melhores e de mais nova tecnologia para melhorar o desempenho. 'Upgrade' não conseguiu chegar aqui no Brasil, nos cinemas, por exemplo, por ser um longa com um marketing não muito forte e por ser da 'Blumhouse Productions' que eu já falei muito aqui que é uma produtora que pertence ao grande Jason Blum que aceita fazer filmes de baixo orçamento e começou a 'bombar' na época do 'Atividade Paranormal' que custou muito pouco e faturou uma fortuna gigantesca. Com isso, alguns filmes dessa produtora não chegam em todos países, é tudo uma questão de pesquisa e tudo mais, pois eles não querem perder dinheiro (quem quer?) e se eles acham que não será um sucesso tremendo que consiga todos os cinemas mundiais eles distribuem apenas para alguns países ou só nos EUA mesmo. Outro exemplo dessa produtora é 'A Morte de dá Parabéns' que eles acharam que seria um sucesso e foi e exibiram aqui os dois (teve até uma continuação, acredito que já saiba) e 'Amizade Desfeita: Dark Web' que não chegou até os cinemas por aqui vindo diretamente em serviços de 'streaming'. 
 Focando no filme, eu estava assistindo e digo que eu não pesquiso diretor e nem roteirista que esteja envolvido, pois pra falar a verdade eu não conheço muitos por nomes, mas realmente eu estava curtindo muito a história e sempre pensava 'esse filme tem dedos de alguém que eu já conheço, que eu já vi trabalhar em filmes que gosto muito'... Dito e feito! Ele é Leigh Whannell que é, nada mais nada menos, que um dos caras a criar 'Jogos Mortais' e 'Sobrenatural' (título original: 'Insidious') e eu admiro muito o seus trabalhos e claro que ele não iria decepcionar e sempre recorre a 'Blumhouse Productions' pra 'dar vida' aos seus filmes e projetos e a produtora sabendo que tem novidade e assemelhando seu nome á sucesso eles dão vida aos seus projetos e esse 'Upgrade' é o mais novo.
 O filme segue um caminho 'futurista', mas o bacana é que ele não sai do chão, isso é, muitas pessoas 'torcem o nariz' para filmes que se passam no futuro dizendo que o roteirista 'viaja demais' com algumas ideias nele apresentadas e acaba ficando algo muito 'louco e tecnológico' demais fugindo totalmente do real e quase virando uma fantasia, mas 'Upgrade' não! Claro, existem coisas que hoje não existem como 'humanóides' e isso é muito bacana e interessante onde são pessoas modificadas por máquinas como visão muito melhorada e os assassinos, por exemplo que tem um cano de espingarda acoplado dentro do braço com furos na mão pra sair o projétil e um lugar no fim do 'antebraço' (lado da frente do cotovelo) pra colocar as balas e eu achei muito bacana a ideia. É uma aventura muito bacana e 'insana' sobre o homem que consegue voltar a andar com a ajuda do aparelho que da um verdadeiro upgrade no seu corpo e ainda mais, o aparelho chamado Stam fala com ele (apenas com ele) indicando como ele se comporta, fazendo varreduras em locais e até mesmo tomando controle total de seu corpo (quando o homem da a ordem) e 'descendo o pau' em cenas de luta, já que o aparelho baixa os golpes pela internet e usa o corpo humano para executar. Com ambientes sombrios, 'Upgrade' conseguiu se mostrar um filme de peso e muito bacana com uma história muito boa e um roteiro caprichado! A história ainda tem direito a reviravoltas e tudo foi trabalhado em cima da ideia de que um dia o mundo será controlado por máquinas, realmente é algo muito sinistro que encaixou muito bem ao estilo de 'Upgrade'.
 Leigh Whannell trabalhou em 'Sobrenatural 4' sozinho e comparado aos outros filmes da franquia que ele trabalhou com a ajuda do grande James Wan (dirigiu 'Aquaman' e criou o universo 'Invocação do Mal' além de ajudá-lo em 'Jogos Mortais' e 'Sobrenatural' se mostrando um gênio no terror) ele se mostrou um pouco fraco e até disse que a franquia precisa de 'novos nomes' pra 'guiar a franquia para rumos diferentes' e eu realmente achei que ele sozinho não segurava muito a barra, mas em 'Upgrade' ele se mostrou 'o cara' e conseguiu brilhar com seu projeto próprio, acredito também que tenha essa coisa de 'o projeto é meu então eu faço como quiser' e não existe uma pressão a ser comparada a uma franquia de sucesso como 'Insidious', por exemplo. Ele fez sozinho, trabalhou com suas ideias e conseguiu apresentar um ótimo filme e por isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Upgrade' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme que acredito que se tivesse uma campanha de marketing forte ele se sairia bem aqui no Brasil. Um ponto que poderia realçar no filme são algumas lutas (uma ou duas) que seriam importantes e poderiam ganhar mais prestígio, mas de um certo modo eu até entendo que o foco de 'Upgrade' não é este, então eu abracei o estilo e a obra da maneira que foi apresentada. Grande Leigh Whannell! Fique com três vídeos sobre o longa logo abaixo e confira um pouco como é este filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário