sexta-feira, 24 de maio de 2019

A Gente Se Vê Ontem


 'A Gente se vê Ontem' (título original 'See You Yesterday') é um longa 'jovem' de 'ficção científica' que pertence ao serviço de 'streaming' Netflix que estreou no dia 17 de Maio de 2019 sendo dirigido e roteirizado por Stefon Bristol onde ele recebeu a ajuda de Fredrica Bailey no roteiro. No elenco contamos com Eden Duncan-Smith, Dante Crichlow, Astro, Wavyy Jonez, Myra Lucretia Taylor, Marsha Stephanie Blake, Allen Holloway, dentre outros.
 O filme conta a história de dois amigos inseparáveis: Claudette e Sebastian que estão terminando o ensino médio e são incrivelmente inteligentes conseguindo criar uma máquina móvel (que eles usam nas mochilas, na verdade são duas) onde eles conseguem fazer viagens no tempo, mas como isso é um grande mistério, eles conseguem apenas 'pular' para o dia anterior e ficar sete minutos até retornarem automaticamente pelo 'buraco de minhoca' que é aberto e os suga para o presente. Com o plano de revolucionar a tecnologia e serem reconhecidos por essa incrível invenção eles terão que usá-la mais tarde para algo realmente sério que coloca em risco a amizade dos dois quebrando todas as regras de 'espaço tempo' que eles tanto combinaram para um 'bem maior' e fazendo isso eles automaticamente desencadearam mais situações dentro dessas regras que serão difíceis de recolocar de volta novamente. Com o tempo não se brinca.


 Eu ultimamente estou bem 'chateado' com o serviço de 'streaming' que sofreu uma atualização a alguns meses e não é separado mais os filmes em categorias e não sei o motivo que 'estragaram' isso, mas mesmo assim eu continuo assistindo, mas fica difícil eu encontrar um título no meio de tantos gêneros e ontem eu reclamei na internet antes de acessar e vi o longa 'A Gente Se Vê Ontem' no catálogo e com medo de assistir algo ruim (pois eu começo e vou até o fim) eu decidi assisti-lo, pois ele tem um pouco menos de 90 minutos de duração e pensei 'se não for legal como imagino, pelo menos terminará rápido' e eu 'aguei a boca' dizendo isso, pois o que vi me impressionou e muito!
 Primeira regra (nada de viagem no tempo ainda) é: 'não julgue o 'filme' pela capa... Ou imagem ilustrativa', pois vendo essa que coloquei acima ou até mesmo o poster do mesmo você deve imaginar que é um filme para um público mais 'teen' com uma pegada mais 'jovem' e uma história 'mais descolada' e até mesmo de comédia pra atrair os jovens, certo? Então você pensou errado... E certo, pois muitos longas feitos para essa faixa etária tem essa 'levada', mas este segue por um caminho completamente diferente.
  'A Gente Se Vê Ontem' traz dois amigos que descobrem como viajar no tempo e pensam alto com o invento (óbvio, eu mudaria toda minha vida se pudesse voltar no tempo!), mas não demora muito pra uma coisa acontecer na história e um deles ir contra tudo o que falou sobre as leis e regras de 'pular' pra conseguir reverter o ocorrido e claro, trazer consequências sobre isso, automaticamente. 
 O filme é divertido, mas não tem comédia na sua receita. Com personagens negros e batendo forte na questão dos policiais não respeitarem os negros e 'atirar antes de falar' com eles e ainda os jovens morando numa espécie de 'periferia organizada' do local é que se passa os acontecimentos. O longa é muito dinâmico, as coisas acontecem rápido e não tem muitas explicações e nem paradas pra explicar como a viagem no tempo realmente funciona, pois o telespectador não quer saber sobre o conceito já que está assistindo um filme e não um documentário sobre viagem no tempo (é claro) e com isso o longa que começa divertido com os jovens, começa a mesclar com um tom mais 'sério' ao passar do tempo (antes do meio do filme) com a 'situação' e eles tentando resolver. O que era divertido (mesmo com as coisas sérias rolando onde eles viviam) se torna tenso e até demais que me fez pular da cama (sim, eu assisto sentado e deitado) e o 'caldo continuou a engrossar' com o passar do tempo onde o longa consegue rapidamente prender a atenção e o gosto dos telespectadores pelos personagens carismáticos e tudo mais e logo esse verbo 'prender' passa a ser usado pela trama envolvente que não conseguimos tirar os olhos ou parar o longa de tão tenso que ele fica e o final é incrível e deixou o longa ainda mais 'dark' sobre 'problemas' fechando o longa com uma trama muito bem elaborada.
 Eu gostei muito do filme e me pegou completamente desprevenido, pois eu comecei assistindo pensando que era um 'Sessão da Tarde' com jovens e viagens no tempo, mas não demorou muito para problemas pessoais e de um certo 'peso' pegarem os personagens e com a viagem no tempo (que é o foco) que a coisa mais problemática e a tensão aumentou muito. Foi incrível pra mim e se prepare para se surpreender, pois o espaço 'Black Dog' classifica 'A Gente Se Vê Ontem' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme e não estou 'puxando o saco' do filme, apenas estou sendo realista com toda obra! Eu admito que a história é curta e não acontecem muitas coisas, mas o 'pequeno conjunto' que ele emprega e as situações temporais que ele apresenta é uma coisa de outro mundo! Muito bem trabalhado e não é só os 'grandes filmes hollywoodianos' que tem uma vantagem de serem muito bons, pois esse filme é uma obra independente com atores que eu nunca ouvi falar e realmente foi algo de outro mundo mesmo! 
 E pode ficar tranquilo, como já disse, o longa não tem essas explicações absurdas sobre como viajar no tempo, eles falam meio que por cima pra não ficar vago, mas é muito bom e eu indico até pras pessoas que não curtem filmes sobre viagem no tempo, pois a situação que ocorre e toda tensão por volta dela é que comanda e por algum segundo você até esquece sobre 'viagem no tempo' mesmo se tratando de uma. Muito bom, aplaudi o filme e estão de parabéns, realmente um achado! Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário