sábado, 27 de abril de 2019

Sobrenatural


 'Sobrenatural' (título original: 'Insidious' traduzindo temos 'Insidioso') estreou nos cinemas no dia 22 de Abril de 2011 trazendo o nome James Wan que é grandioso e já era 'conhecido' na época por ter criado a franquia 'Jogos Mortais' ao lado do amigo Leigh Whannell que também o ajudou aqui a criar 'Sobrenatural' (eles trabalharam juntos e criaram uma franquia de terror) com a produtora 'Blumhouse' pra produzir já que o filme não tinha um orçamento muito alto e apostaram já que 'Jogos Mortais' que foi criado pela dupla fez sucesso. 
 Dirigido por James Wan e roteirizado por Leigh Whannell, no elenco contamos com Patrick Wilson (nem preciso dizer, o ator é ótimo e James Wan tenta colocar o ator em tudo que trabalha, pois aconteceu em 'Invocação do Mal' e até mesmo em 'Aquaman' que eu nunca pensei que poderia vê-lo no elenco), Rose Byrne, Ty Simpkins, Andrew Astor, Lin Shaye, Leigh Whannell (sim ele é ator e foi um dos caras que estava preso no banheiro em 'Jogos Mortais'), Angus Sampson, Barbara Hershey, dentre outros. 
 O longa conta a história de uma família de classe média que se muda pra uma nova casa, tudo estava indo muito bem até que algumas coisas estranhas começarem a acontecer, mas o casal não ligava muito. Numa noite, explorando a casa, Dalton, um dos filhos de Josh e Renai, tenta subir numa escada no porão, mas ela quebra e o garoto se machuca um pouco e os pais dão uma bronca nele e como já era noite eles vão dormir pouco tempo depois. No dia seguinte todos acordam, mas Dalton continua na cama e Josh vai chamá-lo, mas percebe que o garoto não dava sinal de vida e o levaram pro hospital. Não existia diagnóstico: o garoto estava num tipo de coma que não teve nada haver com sua queda na noite anterior, ele apenas não conseguia acordar.
 Com isso, os terrores dentro da casa aumentaram, o garoto foi levado e ficava numa maca com alguns aparelhos ligados em seu quarto. Não aguentando mais ela contata Elise, uma mulher que é conhecida por resolver casos e problemas estranhos como este e depois de fazer um 'diagnóstico' ela da o veredito: um demônio muito poderoso está tentando possuir o corpo carnal de Dalton pra sobreviver nessa terra em seu lugar.


 Antes de começar eu quero dizer que assisti o quarto filme da franquia 'Sobrenatural' e se quiser ver clique aqui e você será direcionado e também falei sobre 'Jogos Mortais' então clique aqui se tiver curiosidade sobre mais esse trabalho (o primeiro pra falar a verdade) dos amigos James Wan e Leigh Whannell. 
 Me lembro que eu ia no cinema com meu tio quando trabalhava com ele e nós combinamos de ver 'Pânico 4', mas até chegarmos ele disse que viu um trailer de 'um filme muito assustador' e eu já tinha visto o poster aqui em casa e, foi mágico, chegando lá eu mudei de decisão e fomos assistir 'Sobrenatural' (eu digo 'mágico', pois eu não mudo de opinião quando vou ver um filme) e com pouca campanha de marketing, com um estilo meio 'independente' e uma história assombrosa, 'Sobrenatural' chegou aos cinemas e fez sucesso.
 Eu 'abracei' a franquia, pois gostei demais do primeiro filme, confesso que já vi umas cinco ou seis vezes (talvez sete ou oito), pois sempre que é exibido eu assisto, como ontem que eu não estava pensando em ver nenhum, pois eu cheguei do cinema e fui fazer a crítica de 'Ultimato', mas vi ao passar dos canais que este filme iria ser exibido e como nunca falei dele aqui eu decidi revê-lo. Sai do cinema 'encantado', pois fazia um bom tempo que um filme de terror não entregava um material de tão boa qualidade como 'Sobrenatural' tem a oferecer, confesso que depois que você vai assistindo tantas vezes o longa vai perdendo 'o encanto', mas a primeira vez que vi foi o máximo, uma experiência muito boa e aterrorizante e é por isso que dou 'chances' pra filmes que não tem muita campanha de marketing, que você não ouve falar e pensa 'eu não vou ver, nunca nem ouvi falar desse filme', pare com esse 'preconceito', pois não tem nada haver se o longa tem uma campanha de marketing boa ou não, pode afetar nas bilheterias por pessoas pensarem como você, mas não significa que o mesmo tenha uma história ruim, só uma campanha de marketing ruim e uma coisa não tem nada haver com a outra!
 O longa é muito centrado na família e nos mostra um outro prisma do gênero terror nos apresentando o 'mundo dos mortos' que, pra falar a verdade tem algumas coisas que pecam, mas no geral eu achei muito bacana e os demais filmes da franquia continua focando nesse 'espaço' que é chamado de 'o distante'. A história é básica, o terror não demora pra acontecer e quando 'o bicho pega' sai de perto, pois o longa toma um 'pico' grandioso no gênero aumentando os níveis de adrenalina e o tornando bem interessante de assistir. Sem contar os personagens Specs e Tucker que são amigos de Elise e a ajudam nesse 'trabalho paranormal' com suas máquinas e fazendo muitos testes, eles são o 'alívio cômico' presente na franquia que agradou todos os fãs e ganharam muito destaque a cada filme que foi sendo lançado dentro da franquia. Sem contar que temos um gancho enorme para um 'segundo capítulo' no final deste que deixou todos no cinema boquiabertos! Eu adorei 'Sobrenatural' e o tomei como minha franquia de terror, mas depois de darem uma 'tropeçada' no quarto filme eu fiquei meio 'chateado' e 'Invocação do Mal' (que também é do James Wan) tomou o lugar de 'franquia de terror do momento'. Eu só não entendo o motivo dele começar e não dar prosseguimento, pois James Wan é um astro no quesito terror e ele consegue 'transformar' dando um ar de tensão (neste filme tem muita) muito grande aos longas e no segundo ele até foi diretor (spoiler: foi ótimo o segundo filme), mas no terceiro não. É como 'Invocação do Mal', ele dirigiu os dois primeiros e neste terceiro que estreará no ano que vem ele não vai dirigir e sim, da pra sentir a falta dele como sentimos, infelizmente, no terceiro filme dessa franquia. Sei que existem agendas e tudo mais, mas ele poderia dar algumas prioridades para suas criações não descerem o nível e estou rezando pra 'Invocação do Mal 3' ser um sucesso e tão bom quanto os dois primeiros, pois aqui não funcionou, mas é papo pra outra postagem.
 Com tudo isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme de terror 'Sobrenatural' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois eu realmente adorei o longa, os personagens, as situações, o compasso e tudo mais! Confira abaixo três vídeos sobre o filme e tente não se assustar muito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário