segunda-feira, 29 de abril de 2019

Batman - O Cavaleiro das Trevas


 No 'hype' de filmes sobre 'super-heróis' eu decidi passar pro lado da 'DC' depois de ouvir muito que este longa seria incrível, pois já venceu algumas premiações muito importantes e foi indicado em várias categorias e eu decidi ver como era tal filme com a bela atuação do Coringa. 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' estreou no dia 18 de Julho de 2008 tendo 147 minutos de duração sendo dirigido por Christopher Nolan que também o roteirizou ao lado de Jonathan Nolan, David S. Goyer e Bob Kane que estavam envolvidos dentro das ideias iniciais da criação do longa.
 No elenco deste filme contamos com Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Michael Caine, Gary Oldman, Morgan Freeman, dentre muitos outros.
 O longa se passa dois anos depois do surgimento do 'homem morcego' atuando em Gotham contra os mais variados tipos de criminosos que já estavam com medo de suas atuações e de todo mistério que rondava em torno do sujeito. Pessoas eram a favor e contra do herói agir, mas a cidade de Gotham via o promotor público Harvey Dent como uma 'luz' por ele conseguir levar os bandidos pra cadeia e tudo mais. Com isso, aparece um homem completamente lunático denominado Coringa onde os bandidos o contratam pra dar um jeito no maior inimigo deles e que ele não tinha medo: Batman. 


 Não, eu não vou comparar filmes da 'Marvel' com da 'DC', pois não da pra comparar no formato de estilo e tudo mais. 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' é um filme de herói diferente, pois o 'Batman' não tem super poderes, é inteligente, bilionário e consegue todas as garotas que quiser, mas não tem nenhum 'efeito' que traz para as telonas, é um filme muito mais centrado como se fosse um 'filme de super-heróis para adultos' onde tudo é escuro, sério e o mesmo não traz nenhum brilho sobre o personagem 'super-herói'.
 Eu até entendo que talvez o propósito dos filmes do Batman seja este: agir contra os bandidos como num filme normal sem a própria magia dos super heróis, apenas mostrando o cara puro que Bruce Wayne é: um homem que se veste de morcego e enfrenta os inimigos e é isso que acontece e pronto. Aqui nos é apresentado o Coringa que veio numa boa hora, pois os bandidos não sabem o que fazer e meio que entrega tudo nas mãos desse lunático que tem 'artimanhas' pra conseguir matar o Batman, mas antes disso, descobrir quem é o homem mascarado de morcego.
 Eu gostei do filme até certo ponto, pois as cenas de ação que existem são bacanas, explosões e tudo mais, mas eu vi que existe muito mais conversa do que a ação que eu estava esperando. Ok, os planos do Coringa são bacanas, mas nada acontece de fato e nem é realmente memorável alguma cena muito boa da briga entre os dois ou algo do tipo, pois os personagens não centram nisso, o Coringa gosta mais de falar e tudo mais e é isso que nesse filme ele faz (além de atirar e explodir carros).
 Realmente a atuação de Heath Ledger que infelizmente faleceu antes do filme estrear (ele faleceu em Janeiro e o filme estreou em Julho) foi muito boa, gostei da atuação e muitos fãs do universo 'DC' que acompanham os filmes e tal o apontam como o melhor Coringa hoje já feito (ainda não estreou o filme solo dele com o Joaquin Phoenix que estou louco pra ver). Resumindo: achei o longa muito longo, teve muitas situações, mas eu senti falta de mais ação e por isso, talvez, ele foi mais 'bem visto' pelos olhos dos críticos, como eu falei, é um filme bem mais centrado parecendo o 'mundo real' do que um filme de herói. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia), muitos podem discordar, mas achei ele um pouco lento e as poucas vezes que teve uma sacudida com cenas de ação e tudo mais elas não foram duradouras, sendo a melhor o Batman discutindo com o Coringa na prisão. Talvez eu não consegui absorver o longa direito, talvez eu não entrei no clima que o longa ofereceu, existem muitos poréns, ele foi aclamado pela crítica, mas eu mesmo não entendi o real motivo. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário