terça-feira, 23 de outubro de 2018

Jogos Mortais


 Estamos perto do 'Halloween' e se você está procurando um longa de terror vá até a categoria 'terror' aqui no 'Black Dog' um ou dois dias antes pra conferir algumas dicas de filmes, mas se você 'passa mal' com filmes 'fortes' eu recomendo ver pelo menos um longa de 'suspense' que você também pegará dicas por aqui e hoje estou trazendo o polêmico 'Saw' ou 'Jogos Mortais' o filme pioneiro que abriu (na verdade escancarou) as portas para uma franquia muito rica e 'poderosa' fazendo parte do cinema também. Estreando no dia 4 de Fevereiro de 2005 e dirigido por James Wan (sendo o primeiro filme dele, se você não o conhece ele é, nada mais nada menos que o criador de 'Invocação do Mal') e no roteiro temos James Wan e Leigh Whannell (acredito que foi aqui que eles viraram amigos, pois depois de alguns anos se uniram para criar a franquia 'Insidious' ou 'Sobrenatural') e no elenco temos Leigh Whannell (sim, ele também é ator e foi ator em 'Insidious' também), Cary Elwes, Danny Glover, Tobin Bell, Dina Meyer, Michael Emerson, Shawnee Smith, dentre outros.
 O longa conta a história de um terrível 'assassino' que de algum modo coloca pessoas para passarem por um teste vendo por registros de câmeras se elas conseguem sair vivas de seus 'Jogos Mortais', com isso ele 'testa' pessoas que foram desonestas ou que tentaram fazer algo com a própria vida ou contra a do outro a fazendo pagar de alguma maneira. A polícia está atrás desse homem onde o apelidaram de 'Jigsaw' (quebra-cabeças). Enquanto isso, um novo 'jogo' está acontecendo enquanto Dr. Lawrence Gordon, um cirurgião renomado e Adam, um fotógrafo estão acorrentados em canos de ferro dentro de um enorme banheiro enquanto um estranho homem está com a família do doutor e eles devem encontrar alguma forma de sair daquele lugar conseguindo vencer tal jogo.


  É um clássico e ainda digo mais: 'você precisa acreditar em seus sonhos!' E agora você me pergunta o que uma coisa tem haver com a outra e eu lhe respondo: James Wan na época era apenas um homem que gostava muito de filmes desse tipo, não era reconhecido e com a ajuda de Leigh Whannell eles gravaram uma cena de 'Jogos Mortais' e visitavam estúdios procurando patrocínios para conseguir rodar o filme inteiro que já tinha roteiro e tudo mais até que conseguiram e hoje James Wan é um dos diretores mais importantes e Leigh Whannell tem seu reconhecimento também como ator e roteirista como tomou conta do quarto e mais recente capítulo do filme 'Insidious'. 
 Voltando a falar do longa, me lembro que quando o assisti na primeira vez eu fiquei muito chocado com a história do sentido 'Meu Deus que obra prima', pois eu gostei de tudo e desde lá até aqui eu já o assisti umas dez vezes considerando o melhor filme da franquia que até contei na postagem de 'Jogos Mortais: Jigsaw' que já comentei aqui no espaço que eu era obrigado a assistir os filmes por gravações de cinema (não estou incentivando ninguém, longe disso, é contra a lei) á partir do segundo, pois eu não poderia entrar pelo mesmo ser indicado para maiores de 16 anos e no quinto eu fui obrigado a comprar ingresso para um filme e entrar na sala as escondidas para assistir 'Jogos Mortais' por ainda não ter idade (estes já eram para maiores de dezoito). E eu posso afirmar que pra mim é uma das franquias mais brilhantes que já existiu, fiquei muito feliz com o mais recente que foi lançado e ainda aguardo outros, claro, não tem o mesmo 'tesão' de quando era garantido que todo 'Halloween' estreava um novo capítulo, um novo filme, mas ainda ajuda a relembrar e termos um gostinho da franquia e sabe que filme literalmente 'tirou' 'Jogos Mortais' dos cinemas 'comendo' a bilheteria do mesmo? 'Atividade Paranormal' que veio prometendo algo novo e assustador quebrando totalmente o capítulo em que o primeiro 'Atividade' foi lançado (não lembro qual foi) e o segundo também quebrou o outro 'Jogos Mortais' que foi perdendo bruscamente o público e decidiram dar um basta. Só pra lembrar que este primeiro filme era pra ser lançado diretamente para 'Home Video' (cassete e DVD), mas apostaram e levaram o mesmo pros cinemas e deu muito, mas muito certo.
 Falando do filme agora (finalmente), o longa traz uma história muito interessante e misteriosa sobre algo que está acontecendo no presente e momentos que aconteceram no passado com os personagens que tentam ligar de alguma forma o motivo de estarem presos ali juntos enquanto eles descobrem coisas dentro daquele banheiro que pode incriminar um ao outro. É fantástico, o roteiro foi muito bem escrito e, com certeza, já o fizeram para dar uma continuidade, porém não acredito que pensaram que a franquia seria tão extensa. O filme tem uma característica própria, o longa vai seguindo com aquele suspense e mistério até a hora dos 'jogadores' ser encerrada enquanto do lado de fora a busca do assassino continua. Próximo do final temos um dos maiores ápices que eu já vi dentro de um filme onde tudo parece escuro e difícil de encaixar tais peças (referencia ao 'quebra-cabeça, entenderam?), mas depois os planos são revelados e o telespectador fica boquiaberto com tudo aquilo, com a 'chave' para algo maior que aconteceu. Com tudo isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Jogos Mortais' como 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) com muito respeito as ótimas atuações, as situações que se apresentam e o rumo que a história toma. Existem cenas fortes, mas não apostaram muito, acredito que pelo orçamento que não deram muito para rodar o longa, mas nos outros a faixa etária aumentou para dezoito anos pelas decapitações, desmembramentos, mutilações e outras cenas que as pessoas que possuem estômago fraco não conseguiram assistir. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário