Vamos falar de um clássico? Então vamos falar do filme 'Pânico' (título original 'Scream') que foi lançado no dia 31 de Janeiro de 1997 e virou uma verdadeira 'febre' entre os jovens da época revivendo outros longas do gênero (mas depois eu falo mais sobre isso) e óbvio, hoje faz parte da história do cinema e até mesmo da cultura pop, pois todos conhecem ou pelo menos já ouviu falar no longa que foi dirigido por Wes Craven e roteirizado por Kevin Williamson. O longa da 'Dimension Films' tem no elenco Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Drew Barrymore, Liev Schreiber, dentre outros.
O filme conta a história de um assassino que se veste com um manto preto e uma máscara de fantasma que sai atacando jovens de uma determinada escola. Começamos com um casal de vítimas e logo depois ele sai atrás de Sidney, uma jovem que há um ano sua mãe foi estrupada e morta e ela tem o pressentimento que o mesmo assassino está se divertindo com seus colegas de escola e agora está prestes a pegar ela. Todos são suspeitos, ela caminha junto com sua melhor amiga e seu irmão pouco responsável que é policial, mas o clima de que alguém está por perto é intenso e a garota junto com seus amigos correm um grande perigo.
Podemos dizer que o filme 'Pânico' foi o longa 'chave' para abrirem as postas de franquias (e continuações) de filmes que envolvem um assassino atrás de adolescentes que só querem 'farrear' (ainda usam essa palavra?). Eu admito que nunca tinha assistido ao primeiro longa, o grande clássico que abriu a porta para uma franquia graças ao 'maketing boca a boca', pois no primeiro fim de semana nos cinemas o longa arrecadou uma graninha, porém os jovens (acredito que sim) contaram o quanto o filme era bacana e tudo mais que esse número extrapolou de uma maneira surpreendente no outro fim de semana e não demoraram para seguirem a linha dos demais filmes que entraram de carona com 'Pânico', seguir fazendo sequências e montarem uma franquia já que a receita do primeiro envolvendo jovens morrendo deu certo, por que não continuar não é mesmo?
Como já dito, o longa faz parte da história do cinema, até mesmo tem mais reconhecimento que outros filmes que seguiram os mesmos passos antes (este bebeu muito da fonte 'Halloween' que estreou este ano um novo que também é um clássico, mas acredito que as pessoas conhecem mais este pela máscara e tudo mais).
Mas vamos falar do filme, o longa não é uma 'obra-prima' do cinema, mas óbvio que na época 'arrebentou a boca do balão' com o material que trazia fazendo referências sobre diversos filmes e até mesmo contando como os personagens iriam morrer. O longa segue com muito suspense, pois ninguém sabe quem está matando o pessoal e próximo do final (pois antes eu estava até mesmo achando um filme 'normal', mas claro considerando que ele é de 1997, talvez eu assisti tantos que bebeu da fonte de 'Pânico' que me soou como mais um deles) o longa ganha um impulso muito forte que me agradou muito e acredito que o pessoal que estava nos cinemas também. Eu achei o filme muito bom, a história é muito bacana e como eu disse, pode soar 'normal' demais, pois muitos filmes atuais seguem o mesmo ritmo, mas não podemos esquecer que este foi o pioneiro e com toda essa relevância o espaço 'Black Dog' o classifica como um 'ótimo' filme (quatro estrelas), pois realmente foi merecido e não demoraram muito para produzirem um segundo filme que eu ainda não assisti, mas em breve trago a crítica dele por aqui também. Confira abaixo três vídeos do longa que segue 'educado' diante de muitos que existem onde os jovens se comportam como babacas (será os hormônios?) e dessa parte eu também gostei, o longa não 'se rendeu' a ter tais cenas 'bobas' e nem de nudez (isso foi uma surpresa). Se não o assistiu esta super recomendado, fora da nostalgia da época que acredito trazer um 'charme' para o longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário