quinta-feira, 25 de abril de 2019

Die Prãsenz (The Presence)


 'Die Prãsenz' (ou 'The Presence' que traduzindo temos 'A Presença') é um filme de terror alemão lançado no ano de 2015 sendo dirigido por Daniele Grieco e no elenco contamos com três atores: Henning Nohren, Liv Lisa Fries e Matthias Dietrich.
 O longa conta a história de um casal de namorados (Rebecca e Markos) e o amigo dele (Lukas) que decidem invadir um castelo e passar algumas noites lá depois de ouvir coisas assustadoras que aconteceram no passado e que talvez alguma presença habitaria o local: a ideia foi tentar capturar em vídeo tais fenômenos pra provar que o acontece naquele lugar é real, mas eles não sabem com qual perigo estão brincando.


 Eu falei há pouco tempo sobre o longa 'Atividade Paranormal' então clique aqui pra saber mais e falei também sobre o filme que encerra a franquia 'Atividade Paranormal' intitulado como 'Dimensão Fantasma' aí você clica aqui pra ler tudo e tem até uma parte com 'spoilers' do filme e até um desabafo pessoal meu sobre o fim da franquia e tudo mais, então recomendo que leiam se gosta do assunto! 
 Por lá eu falei que depois do lançamento de 'Atividade Paranormal' e vendo a quantia de pessoas que foram no cinema ver e automaticamente a fortuna que eles receberam, era mais que óbvio que outras histórias iriam surgir com uma 'receita parecida' tentando 'fisgar' uma parte do público, já que as histórias não eram realmente tão trabalhadas e o orçamento pra 'rodar' um filme desse estilo em 'found-footage' era muito barato. Eu não entendo, pois mesmo depois que franquia de 'Atividade Paranormal' estava em decadência e ninguém queria mais ver o longa, mesmo assim filmes 'independentes' continuaram 'brotando' do nada trazendo um enredo muito parecido (como se alguém se interessasse de ir assistir), claro, teve alguns, mas o estilo já era bastante 'manjado' e além dos Estados Unidos tentar repetir a mesma receita e ir mal em todas, pois nenhum filme conseguiu ser realmente bom, os 'estrangeiros' também tentaram (pessoal teimoso!). 
 'Die Prãsenz' é um exemplo vivo (ou não, trocadilho) que no ano de 2015 (nessa época estavam muito em baixa) eles tentaram 'ressuscitar' o estilo que ninguém mais se interessava, mas tentaram e não conseguiram (não foi surpresa).
 Tenho que admitir, o filme consegue trazer muita tensão pra quem assiste pela primeira vez como eu (pois você não sabe o que vai aparecer, mesmo tendo certeza que nada demais vai aparecer, pois eles não tem grana o suficiente pra 'bancar' bons efeitos especiais), enfim, com isso, o longa esdruxulamente 'apela' muito pro telespectador ficar realmente com medo usando a própria câmera que da 'zoom' do nada com uma música sinistra focando em praticamente... nada, além dos personagens as vezes passarem na frente e fazerem algo rápido que te pegue de surpresa e você toma um 'susto bobo'. Uma história 'de fachada' foi contada onde uma pessoa enforcou a mulher (ou a família inteira) e disseram que um 'poltergeist' vive por lá e por isso tudo aquilo acontece. Como o esperado, e 'imitando' o amigo 'Atividade Paranormal' vimos muitas situações parecidas, mas que não relevam a nada pelo estilo ser muito 'manjado'. Os personagens são meio bobos, nada demais acontece, umas coisas estranhas que você apenas 'teoriza' e temos até uma cena de uma mão que vai indo de um lado pro outro e até agora não entendi porque estavam gravando aquela mão, alguém me explica? 
 Uma história muito, mas muito pobre com um 'terror' presente que apela demais e os mais medrosos podem tomar sustos 'á toa' e ficar infeliz com isso. 'Die Prãsenz' conseguiu não apresentar nada em 82 minutos de duração e com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme como um 'péssimo / ruim' (uma estrela e meia), pois realmente não deu pra 'curtir' o que o longa tentou apresentar, foi um fiasco! Confira abaixo dois vídeos sobre o longa alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário