quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Aterrorizados


 Hoje eu trago um filme de terror argentino pra falar aqui no espaço 'Black Dog' chamado 'Aterrorizados' (título original 'Aterrados') que estreou no dia 3 de Maio de 2018 sendo dirigido e roteirizado por Demián Rugna e no elenco temos Elvira Onetto, Maximiliano Ghione, Noberto Gonzalo, Augustín Rittano, Ariel Chavarría, dentre outros.
 O longa se passa em um bairro onde primeiramente uma mulher escuta vozes diante dos canos de sua casa e misteriosamente (e bruscamente) é morta diante de seu marido no banheiro. Com isso ele é ouvido pelas autoridades e por pessoas que lidam com casos sobrenaturais que logo descobrem mais dois casos sinistros no mesmo bairro e que podem ter algum tipo de ligação sobrenatural. Com isso eles se separam e cada um vai pra uma casa onde aconteceu tais fenômenos pra passar uma noite e tentar descobrir e desvendar o que acontece e qual o motivo, mesmo que lhe custem suas vidas.


 Eu confesso que fiquei muito animado vendo o longa e muito feliz por não esperar apenas pelos longas americanos que, claro, tem mais repercussão, chegam em todos países com a força do marketing e das produtoras que se envolvem para promovê-los, pois existem filmes europeus ou até mesmo aqui 'do lado', dos nossos 'hermanos' que não tem muito conhecimento e é lançado tendo (talvez) um material bom que possa surpreender o telespectador que esteja sedento por uma novidade do gênero terror já que um filme que ele espera vai demorar pra ser lançado e vem dos Estados Unidos, por exemplo. 'Aterrorizados', com toda certeza, não foi um filme esperado (acho que apenas lá na Argentina, seu país de origem) e pegou muitos de surpresa e não só o Brasil, mas contarei sobre isso mais a frente.
 Imagine um bairro onde vizinhos compartilham de experiências sobrenaturais diferenciadas, porém mantém sigilo para os demais não acharem estranho ou algo do tipo, então é aí que pessoas especializadas entram pra investigar o motivo de tais acontecimentos. O longa realmente tem um clima tenso, as músicas ajudam muito em muitas cenas e alguns sustos são garantidos e confesso que ontem eu tomei uns dois que não havia tomada há anos e eu juro, não que o longa seja aterrorizante, mas a tensão da história deixa o clima mais pesado e o telespectador de primeira viagem entra na onda e quando o longa acerta 'essa liga' eles sabem qual ponto mexer pro susto ser concretizado. Enfim, o longa pegou uma história bacana, criou tais fenômenos estranhos um diferente do outro e isso mostrou criatividade, porém nem tudo foi um 'mar de rosas' pro filme, pois ele pecou e muito em algumas partes importantes que vocês irão entender a seguir.
 Primeiramente eles trabalharam muito nesse clima tenso e isso foi um ponto positivo, porém eles trabalharam tanto nesse clima que esqueceram de trabalhar na história. Sim, um filme de terror é ótimo quando acerta o ponto e consegue transformar o clima sinistro na história inteira como este, mas a história, ao meu ver, desejou muito e não se contou quase nada. Tive a impressão que o filme 'Aterrorizados' foi feito apenas pra causar medo, passar essa sensação pro telespectador e não contar uma história que é um ponto importante, claro que contou, pois quando eu me refiro que 'o longa não contou uma história' que dizer que o mesmo abordou uma coisa muito rasa que não deu pra perceber como isso: aconteceu coisas estranhas num bairro e especialistas de fenômenos paranormais foram passar a noite, cada um em uma casa, e pronto. Acontecem algumas situações boas no gênero terror que poderiam ser melhores, porém ganharam destaque e força no clima tenso que o filme começou a gerar logo no início. 
 Outra coisa que eu não gostei foi do fato dos monstros e entidades serem feitos por computação gráfica e isso é muito, mas muito ruim. Não apareceram muitas vezes, em alguns momentos realmente é preciso e quebrou o galho, mas não da pra empregar uma 'computação gráfica' meia boca num filme que você quer fazer sucesso. Um exemplo que deu muito certo: 'Invocação do Mal 2' com o 'monstro' Homem Torto (vai ter filme solo dele, só não sabemos quando) ai você me diz 'Mas você está comparando o 'filme de terror do momento' com um filme argentino sem muita verba!' Claro, 'Invocação do Mal' é um estouro e tem a 'Warner Bros.' por trás que pode oferecer milhões pra produzirem, pois sabem que vai ter público e arrecadaram muitas vezes mais tal investimento, porém eles investiram pesado na computação gráfica e ficou realmente 'show!'. O que eu quis dizer é que eles poderiam colocar pessoas para fazerem os monstros com maquiagem e tudo mais, não aparecem muitas vezes, mas poderiam empregar, pois sairia mais barato e funciona muito bem como os filmes indianos que falei aqui de 'Sabrina' clique aqui pra ser direcionado á página onde falei dele e do longa 'A Boneca' que é do mesmo criador que também falei neste espaço, basta clicar aqui pra você ser direcionado e conhecer mais sobre estes filmes fantásticos.
 'Aterrorizados' segue o ditado que eles estavam com a faca e o queijo na mão, mas decidiram cortar o queijo com o dedo indicador, por isso não deu muito certo, porém o longa se mostrou ter ideias que não foram boladas muito bem e uma teoria sobre o que acontece que foi contada a 'meia boca' e que de fato dava pra ter uma continuação, ou quem sabe uma franquia, e ainda da mesmo que o primeiro longa deu algumas tropeçadas. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme argentino 'Aterrorizados' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia), pois gostei da obra, tem muitas coisas pra melhorar, porém eu gostaria que expandissem o universo, pois gostei da temática. 
 Agora vem outro fato: o longa chegou ao conhecimento de ninguém mais, ninguém menos de Guillermo del Toro, criador de filmes fantásticos (e até alguns 'terrores fantásticos') como 'A Colina Escarlate', 'A Forma da Água', 'Não Tenho Medo do Escuro', 'Mutação', 'O Labirinto do Fauno' e muitos outros e ainda muitos projetos que ele tem pra produzir como um filme do 'Pinóquio' para 2020. Ele tem 'aventuras fantásticas' envolvendo criaturas fantasiosas como 'A Forma da Água' que falei aqui então clique aqui pra ser direcionado e 'Não Tenho Medo do Escuro' um 'terror fantasioso' que fui ao cinema pra assistir e me decepcionei muito. Ele não acerta todas as vezes, mas a maioria de seus filmes são muito criativos e ele teve acesso ao longa 'Aterrorizados' e deseja fazer um remake do filme. Isso é muito bom, mas não sei se ele irá 'fantasiar' muito o transformando num filme mais 'fantasia' do que 'mundo sombrio' (que não tem nada haver uma coisa com a outra) e pode estragar ou ele pode dar uma de mais 'dark' e explorar o que não foi explorado no longa, porém deixou a porta aberta. Com essa notícia eu não sei também se Demián Rugna vai poder fazer uma sequência pro longa com essa notícia. Mas enfim, a postagem ficou longa e acredito que querem ver o trailer de 'Aterrorizados' agora, então ok, fique com o trailer do longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário