domingo, 25 de novembro de 2018

A Forma da Água


 E temos um filme do grande Guillermo Del Toro que estava trabalhando no projeto desde 2011 onde o longa só foi lançado no dia 1 de Fevereiro de 2018. Pra quem não sabe, o diretor e criador tem projetos belos (uns mais que outros) onde existem detalhes em tudo e o mesmo da valor e muito pra isso acreditando que a obra pode se tornar única com tais preocupações. 'A Forma da Água' (título original: 'The Shape of Water') foi dirigido e roteirizado por Guillermo Del Toro que teve uma ajuda de Vanessa Taylor, ele mesmo disse que trabalhando no roteiro e criando a ideia para a história já imaginava quem seriam os atores que iriam trabalhar dando vida a seus personagens e aqui vai o elenco: Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, dentre outros.
 O filme 'A Forma da Água' mistura drama, romance e fantasia contando a história de Elisa Esposito, uma mulher muda, porém não surda, que tem uma vida difícil morando em cima de um cinema onde tem contato com um vizinho que é um senhor e seu amigo que trabalha como artista fazendo propagandas tendo uma vida muito infeliz e solitária onde se diverte com ela se comunicando por libras (sinais). Ela trabalha com sua amiga Zelda como faxineiras dentro de um laboratório (só lembrando que o longa se passa na década de 60) que um dia uma capsula é trazida por um homem marrento e Elisa descobre que uma captura aquática similar a um humano foi capturada na Amazônia (sim, daqui do Brasil) onde os indígenas o cultuavam como um deus. Nessa década pra quem não sabe os Estados Unidos e a União Soviética estavam em guerra uma querendo ter a maior potência que a outra e aquela captura era uma 'vitória' pois os Soviéticos não tinham. Elisa começa a se simpatizar com o ser até ver a criatura sendo maltratada e depois marcaram para matá-la e 'estudarem' sua anatomia. Com isso, a mulher que tinha uma vida monótona decide armar um plano com seu único amigo de capturar a criatura e levá-la pra casa, pois neste ponto ela já tinha se simpatizado com a criatura levando ovos pra ela e se comunicando por libras com ela que de alguma forma entendia e se comunicava também gostando muito de música, onde ela no horário de descanso no serviço ficava com a criatura escondida. A história está prestes a começar com muitas descobertas sobre a 'Forma' que é chamada a criatura e a própria Elisa.


 Fascinante! O longa foi selecionado para o Festival de Cinema de Toronto de 2017 e venceu na categoria de 'Melhor Diretor' e 'Melhor Trilha Sonora' no Globo de Ouro deste ano de 2018 levando também pra casa o Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado. 
 Guillermo Del Toro é um gênio, penso nele como um criador de filmes de fantasia como a 'Disney' só que voltado para o público adulto onde muitos tem cena de nudez, um amor mais carregado e violência consequentemente. O filme me pegou de surpresa e eu realmente fiquei 'maravilhado' com a história que 'A Forma da Água' me apresentou, sendo que de tão fantástico não é um longa que fica dando voltas e tem uma história de fácil compreendimento, pois muitos querem dificultar tudo e algumas coisas passam meio que 'despercebidas' ou que não deu pra entender, mas o telespectador continua seguindo pela história ser cativante e a mesma conseguir te abraçar com muito carinho.
 Tudo é bem detalhado dentro dos 122 minutos de duração do longa, a história segue num ritmo bacana respeitando as situações que ocorre não 'parando' ou 'acelerando' demais. Foi muito criativo e deu 'gosto' de ver esse amor um tanto quanto impróprio de uma criatura do mar que foi capturada da natureza e ninguém sabe sua origem e nada disso (depois mostra um pouco das habilidades da 'Forma') com uma mulher com seus 40 e poucos anos que não tem muito contato (ou quase nada) com a humanidade por ser muda, porém ouvir chegando a ser fabuloso.
 Acredito que o diretor e dono da ideia original foi muito feliz com o resultado do filme que demorou anos pra realmente ser bolado totalmente não tendo uma história tão 'do outro mundo', ela tem muitos detalhes, mas não é algo tão 'universal' como 'Avatar', por exemplo. O jeito dos personagens e tudo mais também leva em consideração o processo de criação que não é fácil, porém ele foi feliz com mais uma obra fantástica criada.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'A Forma da Água' como um 'ótimo / excelente' filme (quatro estrelas e meia) com um final muito bonito que valeu muito ter assistido a obra. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e se prepare pra ver algo grandioso e muito criativo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário