sábado, 24 de novembro de 2018

Nada a Esconder


 'Nada a Esconder' é um filme Francês que estreou no dia 16 de Novembro de 2018 por aqui diretamente nas plataformas digitais. O longa é dirigido por Fred Cavayé que também trabalhou no roteiro ao lado de um time: Filippo Bologna, Paola Mammini, Paolo Costella, Paolo Genovese e Rolando Ravello. No elenco temos Berénice Bejo, Stéphane De Groodt, Suzanne Clément, Doria Tillier, Grégory Gadebois, dentre outros.
 O filme conta a história de três casais de amigos e um outro que a 'namorada não foi porque estava com dor de barriga' que decidem jantar juntos na casa de um deles pra 'comemorar' um eclipse lunar muito raro que só vai acontecer novamente daqui a alguns anos. Dentro de uma conversa entre eles, um amigo toca num assunto de um acidente que presenciou onde o celular de um homem sofrendo infarto não parava de 'apitar' e quando a mulher foi ver era a amante dele. Com essa conversa, as mulheres da mesa começaram a questionar sobre o que um parceiro escondia do outro dentro de suas intimidades no celular até uma delas sugerir um jogo: todos colocavam o celular no centro da mesa de jantar e cada vez que uma notificação chegasse, um telefonema, um e-mail ou qualquer outra coisa a mesma tinha que ler em voz alta pra realmente comprovar que não tinha nada a esconder. Só que esse 'jogo' não sairá muito bem, pois todos acabam pagando o preço de 'revelar' sua privacidade onde pode colocar os amigos na saia justa e acabar com uma situação complicada com a esposa ou vice-versa. Essa noite vai dar o que falar.

 
 Eu sempre digo por aqui que amo filmes que se passa num determinado lugar com poucos personagens e uma situação causa todo um 'alvoroço' na história onde, se o roteiro e as ideias são criativas a história rende dando muito 'pano pra manga' e é exatamente isso que acontece com 'Nada a Esconder' que é um filme muito simples, porém recheado de situações dentro da mesma de 'não tenho nada a esconder no meu celular' o que pode (e da) muita confusão.
 Primeiramente foi os atores que interpretaram os personagens que são muito bacanas onde o telespectador se identifica e 'acolhe' os mesmos tendo estilos diferentes e tudo mais e isso é ótimo para um filme onde eles vão 'segurar' a história dentro da determinada situação criada que estão envolvidos. 
 Apesar de o mesmo só se passar em alguns cômodos da casa, a história é muito agitada, pois os celulares não param de receber notificações onde não demora muito pra história tomar outro rumo e ela consegue com exatidão. Como esperado, vai ter muita 'bagunça' referente a essa ideia e o longa chega num ponto que quase todos os amigos estão brigando, pois outras pessoas vão aparecendo, coisas são reveladas e pra vocês terem uma ideia, logo de início da 'brincadeira' temos a notificação de uma mensagem "quero seu corpo nu agora" no celular de um dos homens casados.
 O filme segue com tal situação, temos uma quebra 'dramática' antes do ápice da conversa da filha adolescente com o pai que deu pra sentir um clima mais 'família' fugindo da comédia apresentada e quando o longa vira pra outro gênero ele apresenta ser um longa de drama por alguns minutos onde coisas acontecem e quase todos estão arrependidos do jogo, é incrível, pois não parece que o longa é de comédia mais. 
 São muitas situações dentro de apenas 94 minutos de duração. Realmente este filme francês me surpreendeu muito como outros que assisti e falei aqui e eu sempre falo e repetirei: "você que realmente ama assistir filmes, tete 'beber de outras águas', pois não é só os Estados Unidos que faz filmes bacanas, na verdade ele 'escorrega' muitas vezes, mas existem países e culturas que fazem filmes muito incríveis e dinâmicos que dão 'um banho' em muitos longas hollywoodianos e 'Nada a Esconder' é um exemplo disso. O filme me surpreendeu muito e o espaço 'Black Dog' classifica o mesmo como um 'ótimo' filme (quatro estrelas) pela genialidade presente no roteiro e todo o desenrolar da história e o que vai sendo criado á partir de uma situação simples. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e se você quer se divertir eu o recomendo muito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário