quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O Máskara


 Esta, talvez, é a postagem mais especial que farei aqui no 'Black Dog', pois falarei do filme que marcou minha infância do modo de eu assistir quase toda semana em uma fita VHS copiada de uma locadora (ou gravada da televisão, agora não lembro) sobre o filme de comédia 'O Máskara' que pra mim foi o filme da minha vida e duvido muito que algum outro possa substitui-lo. Aqui falarei sobre o longa, o criticarei como sempre faço e falarei sobre algumas curiosidades então será uma postagem muito especial e longa que acredito que você irá curtir muito!
 'O Máskara' (título original: 'The Mask') é um filme de comédia que estreou no dia 23 de Dezembro de 1994 baseado nas histórias de quadrinhos do personagem (acredito que dessa você não sabia, mas falarei mais pra frente) sendo dirigido por Chuck Russell e roteirizado por Mike Werb e Mark Verheiden. No elenco temos Jim Carrey, a linda Cameron Diaz que estreou seu papel como atriz aqui neste longa, Peter Greene, Peter Riegert, Amy Yasbeck, Richard Jeni, dentre outros.
 O filme conta a história de Stanley, um jovem que trabalha num banco, ele é sozinho e mora com seu cachorro Mayllon (um 'Jack Russell Terrier') e não tem muita sorte com as mulheres e é meio desajeitado. Numa noite onde ele é proibido de entrar na boate 'Coco Bongo' (a mais badalada da cidade onde muitos famosos, mulheres bonitas e gente perigosa frequenta) ele acaba indo perto do mar e acha que viu um corpo boiando, mas ao descer ele encontra um monte de lixo e uma estranha máscara de madeira (de origem Viking) e a acaba levando pra casa. Não demora muito pra ele inventar de colocá-la no rosto e se transformar no 'Máskara' que na verdade é uma representação do deus Loki (esqueça a Marvel e não adicione o Thor), um personagem que pega todos os desejos mais obscuros de quem o usa os colocando pra fora com muita audácia. Não demora muito pra ele entrar no campo de visão dos gangsters perigosos do local e dele 'dar em cima' de Tina, a linda garota que canta na boate 'Coco Bongo' onde ele é caçado e tentam descobrir quem é a pessoa que usa a tal mascará e comete tais atrocidades.


 Um clássico genuíno! Pra mim o melhor filme de Jim Carrey e um dos melhores filmes da minha vida estando posicionado no 'Top 3' com toda certeza e se você não conhece ou nunca ouviu falar no filme você deve parar tudo o que está fazendo e ir assistir neste exato momento (primeiramente acabe de ler essa postagem). O longa é completo, o orçamento do filme foi de 18 milhões de dólares (muito pouco para o conteúdo que ele apresenta) e faturou (acredite) 320 milhões sendo um dos filmes mais conhecidos da década de 90 e hoje é um clássico da comédia. 
 O longa trouxe Jim Carrey que está excelente atuando estando em sua melhor fase, Cameron Diaz que faz o papel da 'garota sexy' está incrível e até mesmo o cachorro do personagem Stanley (que é o portador da máscara) foi muito, mas muito bem treinado pra atuar e eu posso dizer que é um dos longas onde o cachorro mais me surpreendeu nas situações parecendo que era até mesmo uma 'tecnologia 3D de animação', pois suas cenas estão impecáveis. Falando em 'tecnologia' o longa aplicou muita nos efeitos do próprio personagem 'O Máskara' e não da pra acreditar que tais tecnologias é da década de 90, pois estão muito superiores e muito bem feitas onde não existe nenhum defeito. O Máskara é um personagem divertido, como dito, ele é a 'representação do deus Loki' e faz de tudo pra 'se dar bem' expondo as coisas mais reprimidas do 'hospedeiro' que usa a máscara onde ele toma conta do corpo e age como bem entender. Como Stanley é um homem recluso, atrapalhado e tímido, o Máskara é totalmente o contrário sendo um grande 'galanteador', muito divertido como o rei das piadas e da comédia e sem vergonha alguma pra aprontar todas em qualquer situação. Tal filme é 'dono' de cenas memoráveis e difíceis de esquecer como a dança dele com a Tina onde tem a imagem acima e a dança dos policiais onde ele está cercado e faz todo mundo dançar espalhando alegria a todos envolvidos que é clássica e eu as adoro! 
 Como dito, o longa é completo: tem uma comédia de uma qualidade extrema, a história é muito interessante e divertida, os personagens são legais e tem uma aventura por trás que não deixa o longa parecer 'bobo' diante de tanta comédia, isso é, existem perigos como os bandidos que querem saber quem é o Máskara depois que ele entra nos negócios e planos deles (não vou contar o longa aqui, mas enfim) e até mesmo Stanley entra na risca por se aproximar de Tina também sendo um grande suspeito. O interessante do filme é que não é só o Stanley que usa a mascará e sim mais dois personagens apresentando um personagem diferente (não vou contar aqui pra não estragar a surpresa). É tudo que um filme de comédia poderia ter, durante os 100 minutos de duração você conhece os personagens, os lugares e começa a gostar deles, é um longa dinâmico e realmente impecável. Não estou 'puxando a sardinha' só porque eu literalmente cresci com o filme, mas porque ele é uma 'obra-prima' do gênero comédia no cinema e pra mim é indiscutível. Obvio que o espaço 'Black Dog' o classifica como um 'excelente' filme (cinco estrelas), pois realmente a obra não deve nada sendo um filme completo com ótimas atuações, uma história incrível e personagens muito bem trabalhados, sem contar das cenas clássicas e sempre que o personagem 'Máskara' aparece ele consegue roubar toda a cena, é incrível. 
 Porém você sabia que o personagem não foi criado para o filme? 'O Máskara' realmente é um personagem, quase um herói pra falar a verdade, no universo 'Dark Horse' (mas que universo é esse?) e se você não sabe é o mesmo que tem os direitos de 'Hellboy' que é o mais conhecido. Vamos dizer que 'Dark Horse' é uma empresa como a 'Marvel' e a 'DC', porém é bem menos conhecida e lucrativa que as duas, porém tem seus fãs. Depois do longa o filme ganhou um desenho animado no ano seguinte que também fez muito sucesso (claro, eu assistia) e um jogo de vídeo-game pro SNES (Super Nintendo) baseado inteiramente no filme onde o game era muito conhecido por ser de extrema dificuldade e adivinhem? Eu tinha o game e 'o salvei' (chamem como quiser: 'cheguei até o final', 'zerei', 'finalizei'...) várias vezes por ser viciado no game também e vou deixar o vídeo dele pra quem tiver curiosidade, confira abaixo:

   
 O game era 'popular' e muito admirado pelos fãs do filme pelo mesmo respeitar muito as situações e cenas icônicas que o longa tinha. Porém o filme do Máskara é muito, mas muito diferente de sua origem de fato. O personagem da 'Dark Horse' também conta a história de Stanley que ao invés de encontrar a máscara ele acaba comprando pra sua namorada e lá ela tem uma origem africana, diferente da do filme que é viking. Lá ao usar a máscara um personagem com o rosto verde e terno (amarelo no filme, pois Jim Carrey no início das apresentações de 'Stand-Up' sempre usava tal terno) tomava o controle com um espírito de vingança enorme onde ele era brutalmente violento. No filme acontece de Stanley ficar 'mais corajoso' depois de usar a máscara estando humano, mas nas histórias em quadrinhos isso é alterado e muito onde Stanley fica tão nervoso que chega a agredir a namorada que depois, com o controle da máscara (sendo ela a personagem Máskara) acaba matando o namorado e entregando o objeto pra polícia. Depois um policial a usa e faz justiça com as próprias mãos eliminando o crime na cidade e muito mais, mas tudo de uma maneira muito violenta e agressiva onde não foi adotado no filme (e era a ideia principal deles, porém tudo foi alterado). As histórias em quadrinhos do Máskara é muito curta, porém o personagem já fez 'crossover' em histórias da 'DC', mais precisamente fazendo amizade com o Coringa e depois estando frente a frente com o Batman. 
 Sim, o Máskara tem poderes (por ser a interpretação de Loki) como uma regeneração impressionante (mais que o Deadpool, pois ela é instantânea, como levar um tiro no peito e ele abrir no meio e o personagem não morrer, por exemplo), ele tem uma força muito grande além de velocidade. No filme, o personagem ganhou características 'humoristas' de desenhos animados como 'Looney Tunes' e 'Pica Pau' e assim entendemos o senso de humor vindo do personagem no filme.
 Claro que tem uma pergunta que não quer calar: E o filme 'O Máskara 2'? Depois do sucesso que este filme fez arrecadando muitas vezes mais que o orçamento, veio a ideia de uma continuação e até mesmo teve uma revista com um tipo de promoção pro segundo filme, porém Jim Carrey não aceitou e o motivo foi que o filme era bom demais pra ter uma sequência, a história estava completa e ele tinha muito medo de 'manchar o nome' do personagem fazendo uma sequência que poderia tornar ruim. Foi uma ideia de gênio e ele não pensou no dinheiro e sim no amor de atuar reconhecendo que o longa foi incrível e que não encaixaria uma continuação. Mas quem disse que não teve? No dia 8 de Abril de 2005 foi lançado nos cinemas o filme 'O Filho do Máskara' que foi uma catástrofe (este eu me nego a ver, duvido muito ter uma postagem só dele aqui no espaço 'Black Dog'), eu na época fiquei muito animado em ir no cinema ver, mas o mesmo deixou de lado a aventura e só focou na comédia que é de péssima qualidade envolvendo os deuses do Olimpo fazendo uma confusão enorme e entregando um material péssimo onde muitos dizem ser 'a pior sequência da história do cinema' e eu estava lá pra conferir com meus onze / doze anos de idade. Uma coisa boa é que ele não lembra quase nada do filme de Jim Carrey de 1994 (e não, Jim Carrey não esteve neste de 2005 graças a Deus) e até mesmo os efeitos especiais desejavam muito, enfim, uma coisa realmente pra esquecer sendo um tiro no pé e dois na cabeça. 
 Obrigado a todos que leram até aqui e que curtiram a matéria que fiz sobre o filme 'O Máskara' que, novamente, é o filme da minha vida, assisti muitas e muitas vezes, eu imitava o personagem quando era criança pulando e rodando pra lá e pra cá e fez parte da minha história. Frases como 'não posso ser bacana se estiver sem grana', 'alguém me segure', 'isso é demais', dentre outras que marcaram o personagem irá fazer parte da minha vida e sempre lembrarei automaticamente ao ouvir falar do filme e espero muito que você que ainda não viu o veja, pois não irá se arrepender, sem falar dos produtos promocionais sobre o personagem que eram inúmeros. Enfim, confira abaixo três vídeos sobre o filme e sinta essa onda de nostalgia se você nasceu na década de 80 ou 90. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário