Olha que coincidência, mais um filme de terror com origem da Indonésia! Vou falar hoje de 'Sabrina' ou por aqui 'Boneca Maldita' que estreou em Julho de 2018 por lá, porém como muitos sabem, esses filmes não ganham força pra chegar no mundo inteiro e por aqui (e em outros lugares) chegam em plataformas digitais (pelo menos isso) para acompanharmos estreando em Novembro no Brasil. O longa é dirigido por Rocky Soraya, um nome conhecido no gênero lá da Indonésia além de ser o criador da franquia 'Dolls' (ou 'bonecas') que rendeu dois filmes (ainda não vi nenhum deles) sendo que 'Sabrina' é um 'spin-off' do segundo longa (não tendo ligação na história, pode ver sem problemas que entenderá o que se passa) e ele também trabalhou no roteiro ao lado de Riheam Junianti. No elenco temos Luna Maya, Jeremy Thomas, Sara Wijayanto, dentre outros.
O longa conta a história de uma família de tios que 'adota' a sobrinha já que seus pais morreram dentro de um ritual de possessão (sim, já começamos bem) e em seu aniversário ela ganha um tablet daquela marca famosa (patrocina nós!) e uma boneca que é lhe dada, segunda edição sendo aquela a única onde seu tio (que é meio que pai agora) tem uma fábrica e está faturando muito com a venda dessa boneca que parece o Marquito do SBT (eu não poderia deixar de citar essa), pois bem. Um garoto da escola da menina ensina as crianças a brincar de 'charlie-charlie' (sim, aquela brincadeira dos dois lápis, sim e não, um 'tabuleiro ouija' pobre e pra crianças) e diz conversar com os mortos. Com isso a menina também baixa no seu tablet um aplicativo pra ver entidades e começa a conversar com sua mãe conseguindo invoca-la. A criança que era triste fica mais alegre e apavora os tios falando que sua mãe está presente, mas eles não sabem que a menina acabou de invocar uma entidade poderosa que também se ligou na boneca e tem o desejo de viver nesse mundo possuindo um corpo humano.
Eu já tinha visto o trailer, fiquei sabendo do longa e talvez eu o assistiria, mas ontem estava na cara pra mim assistir e acabei conferindo, mas vamos lá. Muitos disseram que o longa é uma versão 'trash' ou 'da Indonésia' de 'Annabelle' e por parte eu concordo, um longa que fez um grande sucesso e muito mais, porém o criador já tinha feito o longa 'Bonecas' então tem meio haver dele partir desse 'universo' que já havia criado.
Os filmes da Indonésia seguem um estilo de terror (pelos três que já vi) com possessões, um terror 'trash' porém não tanto e uma dose de terror mais 'apimentada' onde os envolvidos não tem medo de aplicar o gênero transformando o filme num pesadelo para as pessoas mais sensíveis. Em 'Sabrina' sentimos a 'cultura' criada por eles em base desses filmes, temos uma história interessante com um estilo 'indie' presente que não fez mal ao projeto. Diferente de 'Fortuna Maldita' que já comentei aqui (vale a pena vocês conferirem) aqui tem uma história, um trama envolvendo a tal entidade, a família, a boneca (que em todos diálogos o personagem tem que falar 'Boneca Sabrina' ao invés de 'Boneca', pois tem que 'firmar' o nome no telespectador pra quando ele ouvir o nome andando na rua sair correndo) com alguns sustos muito bacanas e 'feios'. Eles usam maquiagem ao invés de efeitos especiais pra criar a pessoa possuída e isso é muito bacana, o jeito que ela se movimenta e tudo mais.
O roteiro não é uma obra de arte, mas deu pra engolir onde o mesmo conseguiu mesclar e se igualar com respeito ao terror apresentado onde tivemos presente uma certa harmonia. Falando nos personagens, aqui temos um casal que 'mexe' com essas coisas sobrenaturais e ajudam a família que está sofrendo com a entidade e o que te faz lembrar? Claro, existe um 'casal Warren Indonésio' aqui presente que tem visões e sabem de muitas coisas á respeito do sobrenatural e não duvido nada que este longa tenha lançado o casal para outras aventuras futuras já que o filme 'Sabrina' deixou um belo de um gancho pra puxar um novo filme.
Eu gostei do filme, ele conseguiu me surpreender e fiquei feliz em assistir e o espaço 'Black Dog' classifica 'Sabrina: Boneca Maldita' num 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme. Ele tem seus pontos fracos como algumas coisas óbvias que acontecem dentro de algumas situações e os efeitos especiais aplicados em algumas que não ficaram legais e era melhor retirarem a cena do que insistir em tê-la presente, em duas ou três que foi aplicada ficou legal, mas teve algumas que não. Vale a pena assistir, eu espero que eu esteja certo sobre um 'casal Warren Indonésio' ser lançado e veremos o que vai acontecer daqui pra frente, pois até agora 'Sabrina' é o longa mais recente de Rocky Soraya e tenho certeza que ele não vai parar por aqui. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário