quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Fortuna Maldita


 Fazia um tempinho que eu não trazia meu gênero favorito aqui no espaço, então hoje vou falar sobre o longa de terror 'Fortuna Maldita' (título original: 'Sebelum Iblis Menjemput'), um longa da Indonésia dirigido e roteirizado por Timo Tjahjanto e no elenco temos Chelsea Islan, Pevita Pearce, Ray Sahetapy, dentre outros.
 O longa conta a história do senhor Lesmana, um homem que fez um pacto com o diabo pra conseguir muita riqueza na vida e foi muito bem recompensado por isso dentro de alguns anos conseguindo se relacionar com as mulheres mais lindas e ter alguns filhos, porém, de repente, toda fortuna acaba do nada e o homem fica muito doente. Vendo que ele não tem muito tempo de vida, uma ex-atriz que era casada com ele e tem três filhos com o senhor logo vai atrás das papeladas pra conseguir sua gorda 'herança' começando pela primeira casa onde o homem residiu que fica no meio de uma floresta. Lá ela e seus filhos encontram outra filha do senhor Lesmana e contra a vontade da garota sobre a 'falta de respeito' eles começam a vasculhar a casa em busca de algum 'tesouro' ou papeladas das casas que o homem tinha e acabam encontrando uma porta trancada que levava a um estranho porão. O filho da mulher arromba a porta e acaba liberando uma força demoníaca que estava presa lá dentro e quer sua vingança: matar todos filhos de Lesmana, o homem que não cumpriu o acordo com o demônio. Agora todos deverão que pagar.


 Vem comigo, pois os filmes de terror estrangeiros (fora dos EUA) parecem dar mais empolgação de assistir do que muitos americanos e 'Fortuna Maldita' que estreou no dia 11 de Novembro de 2018 para as plataformas digitais aqui do Brasil tem cacife de colocar muitos filmes hollywoodianos do mesmo gênero no 'chinelo' no quesito terror.
 Temos que combinar que o longa não tem um roteiro tão desenvolvido, Timo Tjahjanto criou a situação da história do pacto não cumprido e colocou os personagens dentro da casa de onde eles não saem (pelo menos dos arredores) tendo apenas um ambiente no qual eu achei bem bacana no melhor estilo 'A Morte do Demônio' ou 'Segredo da Cabana' só que Indonésio. Com a situação criada o 'cabeça' do projeto não desperdiçou criatividade em aplicar sustos e criar situações para deixar o gênero reinar dentro do longa onde ele conseguiu, aos meus olhos, com muita felicidade.
 Aqui temos possessão, aparição do próprio demônio em sua forma animalesca por um tempo bem curto (porém temos), cama e corpos levitando, arrastar corpos e enforcamento com cabelo, sem contar do 'vodu' que temos presente além dos personagens passarem por um pesadelo em plena vida para pagarem o que o pai 'deixou' por herança.
 Realmente fiquei impressionado com o longa, diferente de muitos filmes americanos, ele não teve medo de caprichar nos sustos tendo cenas bem 'diabólicas' e sustos repentinos onde ele ganhou a classificação para maiores de dezoito anos com tudo que lhe foi empregado. Não demora muito pro terror começar a reinar diante do longa e quando ele começa não para mais até chegarmos no final onde o telespectador consegue se transportar para o inferno apresentado dentro do filme sem haver quebras de cenas ou situações exteriores, pois só focamos nos personagens sofrendo com tudo e tentando buscar uma saída que parece ser impossível.
 'A Morte do Demônio' é um longa americano que se assemelha com este (eu achei melhor também) e ele não teve medo de ousar nas cenas de terror e violência, por exemplo, (violência este não abordou muito) e não se importou com a classificação indicativa subindo para dezoito também. Muitos criadores de filmes de terror são 'obrigados' a tirar tais cenas que realmente causam pesadelos nos telespectadores mais 'sensíveis' pra classificação não aumentar e jovens de dezesseis anos, por exemplo, poderem ir assistir sem 'passar mal' dentro das salas do cinema. Óbvio que quanto mais pessoas indo ao cinema eles ganham mais dinheiro e essa é a 'graça' pra eles (imagina um 'Invocação do Mal' para maiores de dezoito com um roteiro inteligente? Superaria 'O Exorcista' ou se igualaria a ele), porém eu admiro muito filmes que não ligam pra classificação e são feitos pra aterrorizar o público ou projetos como 'Fortuna Maldita' que acredito ser de porte pequeno pra médio que ganhou 'carta branca' pra fazer o que quiser, bastou o diretor e roteirista ter a criatividade pra aplicar, claro, a história é simples, mas o que contou aqui e o que 'gritou' foi o gênero e ele conseguiu com exatidão e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Fortuna Maldita' como um ótimo (quatro estrelas) filme de terror, se a história fosse mais trabalhada talvez ganharia uma avaliação melhor, mas fiquei muito feliz em ter assistido e saber que filmes 'estrangeiros' estão apostando nessa onda e estão criando projetos incríveis que realmente vão dar muitos sustos nas pessoas mais medrosas e até mesmo deixar muito marmanjo no mínimo assustado. Confira abaixo três vídeos sobre este aterrorizante longa Indonésio. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário