E hoje trago o 'estranho' filme 'Gaia' pra criticar aqui no espaço 'Black Dog'. Estreando no dia 18 de Junho de 2021 sendo dirigido por Jaco Bouwer e roteirizado por Tertius Kapp, no elenco contamos com Alex van Dyk, Carel Nel, Monique Rockman e Anthony Oseyemi (sim, parece que só são esses quatro mesmo).
O longa conta a história de um homem e uma mulher que estão fazendo um tipo de exploração numa floresta onde ela acaba seguindo outro caminho e é pega por dois homens que moram por lá, sem roupas e com um tipo bem primitivo. Eles a levam pra casa, mas o grande perigo não são eles, mas sim uma estranha criatura cheia de fungos que circula por lá.
'Gaia' é um filme bem 'independente' feito numa produtora pequena e com poucos personagens onde nenhum atore (e nem a atriz) são conhecidos, porém traz uma história interessante, mas de tão 'estranha' e fora do comum das outras a gente acaba percebendo que ela é difícil de engolir e como a crítica vai ser difícil de 'criar' eu vou falar o que achei e minhas opiniões (sem spoilers) sobre o longa ok?
O filme não é ruim, ele tem certa qualidade, não é aquele terror que vai fazer você passar noites em claro e ainda tem uma mistura com fantasia trazendo a tal criatura 'fungo' que é um grande perigo para os seres humanos que tem contato com ela. A história é boa, mas é complicada de digerir, pois o longa tem 96 minutos (tempo ideal), mas não acontece muita coisa onde ela se torna 'privada' daquele momento onde os três convivem e a mulher tenta descobrir mais sobre o porque eles estão ali, quem é a criatura e quem são eles.
'Gaia' não traz nada de impactante, mas a história 'rasa' consegue construir algo não muito grande (na verdade mediano) enquanto o longa vai se passando onde eu não me surpreendi com nenhuma situação onde, só no final que acontece um pequeno ápice que já era esperado pra se acontecer, mas nada que a história realmente valesse a pena ou 'explodisse nossas cabeças'.
O filme tem uma fotografia interessante, é levemente interessante caminhar junto com o trio e conviver com eles onde achei um pouco massante por não acontecer muita coisa, porém entendo que o longa tenha essa receita lenta dentro da sua velocidade que não é nenhum erro a falta de dinamismo, mas a falta de coisas curiosas e grandes situações deixa o longa numa linha reta de emoções onde só no final ela sobe um pouco e isso é meio 'complicado' ao meu ver, pois os longas sempre tem seus altos e baixos.
Eu não gostei no início, estava realmente achando o filme bem ruim, mas depois eu fui olhando com outros olhos e 'Gaia' virou um longa diferenciado o que é bem comum nessas produtoras pequenas, pois seria impossível você encontrar algo do tipo numa 'Warner Bros.' ou 'Paramount' da vida, por exemplo. No final da experiência eu achei levemente interessante, ganhei mais empolgação sobre a obra que foi 'ousada' em seguir esse caminho e mesmo não achando 'Gaia' um bom filme eu 'meio que entendi' o que o roteirista e diretor quis passar, com um ar mais sombrio desde o início do filme, mas não me agradou, pois existem vários estilos de filme (ainda mais esses que 'rodam fora da caixa' com as pequenas produtoras ganhando força), mas claro que nem todos vão te servir e este não me encaixou muito bem onde o espaço 'Black Dog' classifica 'Gaia' como um filme 'mediano' (duas estrelas e meia) onde o classifiquei mais como uma experiência fantasiosa e sobrenatural com poucos acontecimentos dentro de uma floresta estranha com dois esquisitos e uma criatura fungo que é o caçador da região.
Antes de conferir os vídeos relacionados sobre o filme aqui criticado eu peço, por favor, se você gosta do espaço 'Black Dog', visita regularmente, já pegou dicas de filmes aqui, gosta do meu jeito de abordar os filmes e a organização do site (blog, enfim...), por favor, faça uma doação com o valor que você puder pela CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com pois tudo isso é trabalho galera, eu sou um criador de conteúdo e tenho gastos em realizar esse serviço como tempo, conta de energia, internet e manutenção do computador, pois as coisas não são eternas! Esse espaço tem mais de três anos de existência e pouquíssimas pessoas colocaram a mão na consciência que isso é um tipo de trabalho que faço com amor pra vocês quase que diariamente e deram um valor pra mim continuar com o projeto, mas pra isso continuar indo pra frente eu preciso que mais pessoas ajudem. Espero que pensem na ideia, pois ajudará demais ok? Muito obrigado e fique agora com dois vídeos do filme 'Gaia'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário