terça-feira, 10 de agosto de 2021

O Esquadrão Suicida

                                              

 'O Esquadrão Suicida' foi, com certeza, um dos longas mais esperados de 2021 depois do 'fracasso' do primeiro longa que foi muito criticado, mas alguns até que gostaram como eu, mas sabia que uma trupe de vilões poderiam ousar mais e fazer mais de tudo, não ter limites por serem vilões! Nos entregaram o básico lá atrás e 'ok'. Porém a 'DC' e a 'Warner' decidiram trazer de volta 'esquecendo' o primeiro longa não intitulando este como um segundo filme, mas incrementando apenas o 'O' ou 'The' no início do título pra não confundir a cabeça do pessoal ou, até mesmo, não 'flopar' na bilheteria onde o pessoal poderia pensar que se trataria de uma continuação daquele 'desastre' lá atrás. Então chamaram James Gunn que foi despedido da 'Marvel', criador de 'Guardiões da Galáxia' volumes um e dois pra tomar conta desse longa dando carta banca pro cara, mas será que ele conseguiu fazer um 'Esquadrão Suicida' melhor que aquele outro? Conseguiu dar uma nova cara? É isso que vamos ver nessa postagem e não esqueça de comentar dizendo o que achou do longa ou o que espera dele lendo essa crítica sem spoilers beleza?

 Estreando no dia 5 de Agosto de 2021, 'O Esquadrão Suicida' foi dirigido e roteirizado por James Gunn e no elenco temos Daniela Melchior, Margot Robbie, Idris Elba, Joel Kinnaman, David Dastmalchian, Viola Davis, Alice Braga, John Ostrander, Pete Davidson, Taika Waitiki, Jennifer Hollnad, Sylvester Stallone fazendo a voz do 'Tubarão Rei' e etc.

 No longa, o grupo de vilões são enviados pra se infiltrarem num país da América Latina passando pelo exército do local pra conseguirem informações de um plano envolvendo uma estrela extraterrestre de grande poder que pode virar uma ameaça, realmente é uma missão suicida.

 


 A ideia não é nova: fazer um filme baseado em vilões que formam uma equipe para missões impossíveis, sem escolha, sendo enviado e coordenado por Amanda Walker que implanta uma bomba na nuca de cada um onde, se descumprir as regras a cabeça do sujeito explode! Aconteceu no primeiro longa lançado em 2016 que, se não me engano, fui ver no cinema e achei muito bacana a ideia, algumas coisas não saíram como esperado e dava vontade de ver mais, porém só aquilo foi entregue onde saciaram alguns e outros ficaram com sede de mais.
 Deram um tempo e chamaram James Gunn pra tentar concertar 'o estrago' dando pro homem uma carta branca pra fazer tudo o que bem entendesse, colocar qualquer vilão e olha que ele escolheu cada vilão... Mas enfim, ele tinha o dever de colocar sua mente brilhante pra funcionar e entregar algo nível 'Guardiões da Galáxia' que, até o momento era o seu xodó e mesmo tendo muito dedo dele, creio que Kevin Feige deu algumas dicas e ideias para onde o longa deveria ir, mas 'O Esquadrão Suicida' foi totalmente diferente, pois aqui ele não tem ligação com nenhum outro filme, é como se fosse um longa único (ainda, se não houver em breve um segundo filme e creio que vai existir) onde poderia acontecer de tudo, pois não dependia de mais outro criador pra eventos futuros, pois talvez ele próprio trabalhe em 'O Esquadrão Suicida 2' e se não trabalhar não vai ter tanta maestria quanto esse. Sim, já entreguei o jogo aqui.
 'O Esquadrão Suicida'  foi um um filme de explodir cabeças, James Gunn é muito talentoso e quem o conhece, como eu sabe, que se der carta branca pra ele o homem realmente faz um estrago e aqui ele se entregou de alma e coração dizendo ser o seu trabalho mais ousado desde então em algumas entrevistas e eu quis conferir e, com certeza, até o momento é o filme mais ousado. James Gunn gosta desse universo de heróis, mais fantasioso, da pra fazer mais coisas e aflorar a sua criatividade onde aqui ele aflorou e não pecou em nada! O longa 'O Esquadrão Suicida' foi um dos filmes mais elogiados incluindo 'Super Heróis' e um dos mais aclamados na faixa etária 'maior de dezoito' (ou de 'dezesseis', aqui no Brasil) o que foi muito bom e até agora tínhamos 'Deadpool' da Marvel e 'Coringa' da própria 'DC'.
 Este filme é diferente e nem pode ser comparado ao outro filme do 'Esquadrão Suicida' que rolou em 2016 e que já falei aqui, da uma pesquisada. O filme consegue equilibrar entre várias emoções e até mesmo gêneros dentro de só uma obra que dura 132 minutos épicos já começando com tiro, porrada e bomba (e eu não gosto de funk, mas essa referência ficou ótima). Teve muita ação com muita violência, mas violência visceral mesmo e é o que eu e outros apaixonados e conhecedores de 'Esquadrão Suicida' estávamos esperando, pois vilões não tem limites e matam, dilaceram, explodem cabeças e matam mulheres e crianças. O longa teve comédia, algumas com um humor negro, mas outros pra incluir na história mesmo não quebrando a adrenalina presente só reforçando todo o entretenimento já injetado pra alegria de todos nós o que foi maravilhoso de ver e muito divertido onde, realmente, da pra rir em muitas ocasiões como algumas tiradas da Arlequina, o próprio vilão 'Bolinha' que também é bem engraçado e totalmente louco e o Tubarão Rei que é um tubarão com pernas completamente feito em 'CGI' (Computação Gráfica) que solta algumas piadas do nada onde você cai na gargalhada, mas também na hora da porrada ele é um dos mais violentos.
 

 Falando em personagens existiram muitos, mas James Gunn foi tão cuidadoso e detalhista que deu brilho em todos eles onde não só foi a Arlequina que brilhou, mesmo sendo a mais querida, teve muitos personagens que roubaram a cena em seus momentos de glória onde é um absurdo citar um ou outro que foi privilegiado nessa zona toda, tudo foi muito bem arquitetado, teve seus momentos dentro de situações onde um sobressaia, depois outro e outro e assim por diante o que foi muito bacana e aproveitou ao máximo os personagens presentes. Falando ainda de personagens, 'O Esquadrão Suicida' é um longa que não sabemos que personagem vai viver ou morrer, pois sempre acontece alguma situação que os colocam em perigo e um  acaba morrendo do nada onde não da pra se apegar direito a tal personagem ou um e outro, pois eles simplesmente.. Morrem! Claro, da pra ter uma noção que um ou outro não vai morrer, mas teve duas ou três surpresas de mortes do filme que eu realmente não esperava.
 E a história? Simplesmente incrível! 'O Esquadrão Suicida' é um filme pra nenhum fã de vilões dentro de filmes de heróis colocar defeito, pois todos elementos estavam lá, ousadia, uma história interessante com situações incríveis e personagens ótimos contra um vilão estrela alienígena gigante que já é velha conhecida pra quem lê HQ onde James Gunn, até nisso foi brilhante, pois uma parcela de pessoas pode ver o Starro (o nome do vilão) como não sendo um vilão no final das contas quando tudo acontece e é explicado e você decidirá o seu lado onde achará que o final foi justo ou injusto pro destino dele, não vai afetar nada a experiência de ver o longa, mas será algo pessoal seu para a mente doentia de James Gunn.
 Resultados finais: eu amei o longa 'O Esquadrão Suicida', sabia que James Gunn faria um filme estrondoso, mas mesmo assim ele conseguiu me superar entregando um longa muito acima da média trazendo uma outra visão e jeito de fazer cinema onde mestres lá atrás, com seus filmes clássicos, não reconhecem essa maestria de fazer novidades, acertarem e virar algo dinâmico e muito bem aceito entregando um material incrível no final, mas o cinema é isso: novos elementos vindos de uma mente criativa onde ficam bons na tela e o pessoal abraça e pira! Ok, alguns podem não gostar, achar uma ou outra coisa espalhafatosa, mas eu achei tudo incrível, algumas cenas muito bem boladas e lindas e outras com mais detalhes onde não economizaram em 'CGI' aqui que está num capricho imenso deixando o longa muito mais realista, dinâmico, bonito e surreal. Por fim, o espaço 'Black Dog' classifica 'O Esquadrão Suicida' de James Gunn como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, quase chegando na perfeição diante de um filme de vilões e estou na torcida para um segundo filme daqui a uns dois ou três anos! Agora ele voltará pra Marvel pra trabalhar no terceiro volume de 'Guardiões da Galáxia', mas estará na 'Warner' pela 'DC' fazendo um seriado pra 'HBO Max' sobre 'O Pacificador', um dos vilões presentes aqui no longa. 
 Só pra finalizar eu quero que prestem atenção aqui: o espaço 'Black Dog' tem mais de mil postagens, isso é, mil filmes criticados ao longo desse longo período que ele está online na internet e gostaria muito que você leitor, curioso ou cinéfilo que visita esse espaço se conscientizasse sobre o meu trabalho que faço aqui e reconhecesse, pois não escrevo pra passar o tempo, tudo que faço aqui são pra vocês que gostam de filmes e se gostam compartilhem pra chegar pra mais pessoas também, pois é assim que funciona! Outra coisa muito importante, isso aqui é um trabalho e espero que reconheça e se você puder ajudar esse projeto, por favor, faça uma doação via Chave PIX: luizlucas73@gmail.com pois vai me ajudar muito, pois não tenho uma renda atualmente e isso é um trabalho. Tudo bem que os Youtubers da vida conseguem dinheiro com seus conteúdos, mas isso aqui também é um conteúdo e precisa ser reconhecido! Muitas pessoas que tem sites e blogs há mais tempo ganham e vivem dele onde são patrocinados e os leitores ajudam financeiramente, coisa que aqui não acontece! Coisa que quando a galera tem uma grana e acontece algo com o computador que é a principal ferramenta de trabalho eles concertam ou substituem por um mais novo, coisa que pra mim é inviável já que não tenho ajuda nem dos visitantes e de nenhum patrocínio infelizmente. Por isso que, mais uma vez, peço que é de extrema importância vocês ajudarem se puderem com qualquer valor, pois vejo muitos lugares que o pessoal ajuda e muito e aqui não é diferente, é um trabalho também e tenho despesas de luz e internet sem falar do computador, então espero que reconheçam. Obrigado e fique agora com quatro vídeos do longa 'O Esquadrão Suicida' de James Gunn lançado em 2021.




Nenhum comentário:

Postar um comentário