'Poltergeist - O Fenômeno' ou simplesmente 'Poltergeist' é um clássico filme de terror rodeado de 'lendas' e maldições lançado no dia 28 de Outubro de 1982 sendo dirigido por Tobe Hooper e roteirizado por Mark Victor, Matthew F. Leonetti, Michael Grais e pelo grande Steven Spielberg que o produziu. No elenco temos Heather O'Rourke, Zelda Rubinstein, Allan Graf, Beatrice Straight, Dominique Dunne, James Karen, Oliver Robbins, dentre muitos outros.
O longa conta a história de uma clássica família dos anos 80 com três filhos onde, de repente, a garotinha Carol Anne começa a conversar com a estática da televisão dizendo ouvir vozes. Não demora muito para fenômenos sobrenaturais acontecerem na casa da família até a garota ser levada por uma estranha luz branca onde pessoas relacionadas ao sobrenatural decidem ir ajudar á família que descobrirá algo extremamente estranho sobre todos aqueles fenômenos.
Eu nunca tinha assistido ao filme e estava me cobrando por um tempo sobre isso, sou fã de terror, mas sei que alguns do passado não são a mesma coisa e que tudo evoluiu, em quesito música, cultura, arte e claro, cinema! Decidi assistir a trilogia original completa mais o remake, mas claro, não no mesmo dia, então hoje estou postando o filme que vi ontem e amanhã postarei o longa que assistirei hoje de noite que será 'Poltergeist 2', mas vamos focar no primeiro que é o principal.
O longa atualmente é um filme que faz parte da cultura pop, é muito lembrado e serve para fonte de inspiração sobre diversos nos dias de hoje, mas e na época? Eu acredito que o longa foi um filme muito diferente de tudo que foi lançado na época desde então, chamando a atenção de muitos com uma história estranha acontecendo com uma família de cinco pessoas onde a garotinha (a filha mais nova) começa a conversar com a estática da televisão e não demora pra coisas estranhas acontecerem dentro da casa até que, em uma situação, a garotinha é levada por aquele fenômeno e a família vai atrás de entendedores em uma faculdade pra ver se conseguem desmistificar o que está acontecendo naquela casa.
Atualmente é bem difícil se assustar com 'Poltergeist - O Fenômeno', pois, claro, os efeitos são ultrapassados soando como 'simples' para os dias atuais, claro que existe uma ou outra cena mais 'trash', mas nada que você fique sem dormir. Diferente na década de 80 onde tudo aquilo era novo e a tecnologia aplicada era 'de ponta' onde muitos relatam que não conseguiram dormir e sonharam com algumas aparições o fazendo deixar as luzes do quarto acessas por alguns dias. Realmente pra época eu vejo 'Poltergeist - O Fenômeno' um filme bem diferente e até ousado, pois não existiam de toneladas como existe hoje e muitos viraram clássicos por terem sua particularidade como 'Poltergeist - O Fenômeno' teve e por isso tem o seu mérito preservado para sempre na história do cinema, mesmo não causando tanto impacto como na década de 80 que ele foi lançado.
A história? Eu achei interessante e legal, mas não consegui enxergar algo grandioso vendo 'Poltergeist - O Fenômeno', claro, tem muitas situações interessantes e até mesmo curiosas sobre 'o mundo dos mortos', 'as almas que não se foram' e essas conversas, acontecem algumas coisas dentro de uma só situação não tendo reviravoltas ou algo mais pensado no longa: 'Poltergeist - O Fenômeno' é um filme que traz os tais fenômenos, acontece um problema e tudo á partir daqui é relacionado aos acontecimentos dentro desse problema na casa e pensar em soluções pra tentar resolvê-lo, foi isso que vi em 'Poltergeist - O Fenômeno', diferente de 'O Exorcista' que é impactante, tem uma história mais pesada e tensa e até mesmo perigosa.
Quando eu assisti 'Poltergeist - O Fenômeno' eu lembrei muito o estilo de muitos filmes do Guillermo Del Toro que cria filmes de terror puxado para o lado mais fantasioso e foi isso que enxerguei nesse título: algo mais puxado pra fantasia do que pro terror propriamente dito, claro que o longa tem seus momentos que da pra perceber claramente que o terror é injetado e as cenas são feitas pra causar como no final, mas por um todo, eu vi o filme como um terror fantasioso com todas teorias, luzes e acontecimentos dentro da casa daquela família. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Poltergeist - O Fenômeno' como um 'bom' (três estrelas) filme, ele foi ousado, causou e trouxe uma experiência bacana que o marcou na história do cinema, mas a história não é lá uma grande coisa onde pode ser salvo pela nostalgia e pela história original empregada.
Muitos falam que 'Poltergeist - O Fenômeno' é um filme 'amaldiçoado' e ele está na lista dos filmes mais 'amaldiçoados' de todos os tempos, pois ele é baseado numa história real sobre um conjunto de casas que foram feitos em cima de um cemitério. Coisas estranhas aconteciam no set de filmagens e existiram algumas mortes dentro da trilogia 'Poltergeist', mas irei citar duas que foram mais chocantes: a da atriz Dominique Dunne que fez a filha mais velha desse filme onde, ainda bem jovem, o namorado não aceitando o fim do namoro estrangulou a garota e pra abafar os gritos e pedidos de ajuda ele colocou a trilha sonora desse filme bem alto na casa (foi bem sinistro). E a outra morte foi da 'atriz principal' Heather O'Rourke, a garotinha que conversava com os fantasmas na televisão que morreu ainda muito jovem sem chegar na adolescência com um problema no intestino e realmente todos se lamentam muito pela morte prematura dessa atriz. Dizem as 'más línguas' que a maldição presente no filme foi culpa do diretor Tobe Hooper e de Steven Spielberg que não tinham muito dinheiro pra fazer o longa e nas partes de colocar corpos no filme, em vez de serem de plástico (bonecos), eram cadáveres de verdade. Essa lenda circula por toda internet e Spielberg nem se quer fala no assunto e eu acredito que seja uma grande mentira, pois seria ultrajante e o cheiro no set trabalhando com mortos de verdade seria horrível além de ser proibido e realmente ser uma ideia muito perturbadora pra qualquer filme 'trash' destinado a um público pequeno, imagina para 'Poltergeist - O Fenômeno'. Eu realmente acredito que isso não aconteceu, mas vocês sabem como são o pessoal da internet, né?
Só pra finalizar eu quero que prestem atenção aqui: o espaço 'Black Dog' tem mais de mil postagens, isso é, mil filmes criticados ao longo desse longo período que ele está online na internet e gostaria muito que você leitor, curioso ou cinéfilo que visita esse espaço se conscientizasse sobre o meu trabalho que faço aqui e reconhecesse, pois não escrevo pra passar o tempo, tudo que faço aqui são pra vocês que gostam de filmes e se gostam compartilhem pra chegar pra mais pessoas também, pois é assim que funciona! Outra coisa muito importante, isso aqui é um trabalho e espero que reconheça e se você puder ajudar esse projeto, por favor, faça uma doação via Chave PIX: luizlucas73@gmail.com pois vai me ajudar muito, pois não tenho uma renda atualmente e isso é um trabalho. Tudo bem que os
Youtubers da vida conseguem dinheiro com seus conteúdos, mas isso aqui também é um conteúdo e precisa ser reconhecido! Muitas pessoas que tem sites e blogs há mais tempo ganham e vivem dele onde são patrocinados e os leitores ajudam financeiramente, coisa que aqui não acontece! Coisa que quando a galera tem uma grana e acontece algo com o computador que é a principal ferramenta de trabalho eles concertam ou substituem por um mais novo, coisa que pra mim é inviável já que não tenho ajuda nem dos visitantes e de nenhum patrocínio infelizmente. Por isso que, mais uma vez, peço que é de extrema importância vocês ajudarem se puderem com qualquer valor, pois vejo muitos lugares que o pessoal ajuda e muito e aqui não é diferente, é um trabalho também e tenho despesas de luz e internet sem falar do computador, então espero que reconheçam. Obrigado e fique agora com dois vídeos sobre o filme 'Poltergeist - O Fenômeno' clássico de 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário